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Home Guias & Dicas Marketing Digital

O mercado de Marketing Digital está aquecido.

Veja como se preparar e ser um profissional de sucesso.

Johnny por Johnny
13/12/2023
Tempo de leitura: 13 mins lidos
23 2
Profissional de Marketing

Como se tornar um profissional de marketing

   Um estudo da ManpowerGroup revelou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil chegará a 81% até 2022 – a média global é de 75%. Ou seja, O mercado está quente para profissionais de marketing. Entre as principais áreas que precisam de talento estão tecnologia, vendas e nosso querido Marketing.

Não termina aí. Os dados do LinkedIn mostram um aumento de 47% na demanda por habilidades técnicas em publicidade nos últimos cinco anos. Em termos de competências criativas, este aumento foi de 25% de 2015 para o ano passado. Ou seja: se destaca o profissional mais bem preparado para essa grande era dentro da profissão. Empresas e marcas buscam talentos em Marketing!

As possibilidades são ainda mais atraentes se adicionarmos o recurso “trabalho remoto” às preferências. Um estudo do Mundo do Marketing revelou que 33% dos profissionais de vendas trabalham em casa. Além disso, quando questionados sobre preferências em relação ao modelo de trabalho, mais da metade dos entrevistados (56%) prefere um modelo híbrido com mais dias em casa.

O aspecto do trabalho relacionado ao Marketing, somado à necessidade de mão de obra qualificada na área, é o que leva ao aumento de oportunidades nesse mercado.

Nós separamos as principais áreas que estão florescendo para você conhecer melhor e te ajudar a aproveitar essa oportunidade de mercado (para entrar na área ou dar um passo na carreira)

Especialista em SEOProfissional especialista em SEO

 

SEO é um conjunto de táticas com o objetivo de entregar as melhores respostas para as dúvidas das pessoas, assim, ganhando destaque na entrega de buscadores, como o Google.

Esse especialista é responsável por entender como alinhar os objetivos de negócio da empresa com os objetivos de SEO, planejando, implementando e seguindo uma estratégia que vai garantir tráfego orgânico para o site e blog – e, consequentemente, mais leads e vendas.

Saber muito sobre o público com o qual está falando, mas também acompanhar as atualizações do Google e entender como organizar e produzir conteúdo da forma que os usuários esperam, é uma das características desse profissional. Além disso, para ajudar no seu trabalho, é importante conhecer ferramentas de palavras-chave como Keyword Planner e Semrush.

Esse especialista é cada vez mais respeitado e procurado, por ser importante na estratégia de tráfego orgânico no Marketing Digital, ou seja, em ações que vão trazer tráfego para a empresa sem investir em publicidade.

Gestor de Mídias Sociais

 

É quase impossível imaginar uma estratégia de Marketing Digital hoje sem envolver as redes sociais. Estudos mostram que a mídia social é o canal mais importante para 44% das empresas, seguido por blog e e-mail marketing.

Uma boa gestão da marca, um profissional capacitado e/ou uma equipe por trás dela, é imprescindível para o sucesso das redes sociais. É nessa hora que entra o gestor de mídia sociais.

Um gestor de mídia social é responsável por isso. No dia a dia, você faz o planejamento de conteúdo, prepara um calendário de planejamento de mídias sociais, gerencia campanhas e monitora os resultados.

Esse especialista precisa se manter atualizado não apenas nas configurações e atualizações da plataforma, mas também no conteúdo e nas tendências das mídias sociais.

Como é a cara da empresa, também é importante que esteja alinhada com os objetivos do negócio e com a imagem que pretende apresentar no mercado.

Copywriter

 

Conhecido também como escrita persuasiva, ele é a estratégia de produzir um texto que, no Marketing Digital, visa convencer o leitor a realizar a ação desejada, por exemplo, comprar seu produto ou baixar seu conteúdo.

Um copywriter nada mais é que um profissional responsável por produzir esses textos persuasivos. E tendo um papel importante no processo de vendas e outras estratégias de conversão, esse especialista é muito procurado pelas empresas. Além disso, é uma habilidade ainda mais difícil de encontrar entre os profissionais. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Unsupervised, 39% dos profissionais pesquisados ​​disseram que redação e email marketing eram as habilidades mais fracas em seus departamentos.

Este especialista é responsável por produzir conteúdo em formato de texto para campanhas de Marketing Digital e estratégias orientadas à conversão. Pode trabalhar diretamente com Email Marketing, campanhas de mídia social, anúncios, roteiros de vídeo, legendas, lançamentos de produtos, etc.

O redator, ao produzir o texto, deve seguir as técnicas de persuasão e venda com palavras – por isso é muito importante que esse especialista conheça a Persona para quem está escrevendo e tenha bons conhecimentos de Copywriting.

Growth Marketing

Growth Marketing

Por fim, outra área de Marketing que está em alta é a área de Crescimento ou Growth. Antes de falarmos sobre esse especialista, é importante entendermos primeiro esse tipo de mercado.

Growth Marketing é um método que visa ajudar uma empresa a crescer continuamente, atrair novos clientes e construir relacionamentos de longo prazo para manter e aumentar a receita. Ou seja, esta estratégia de Marketing não está ligada apenas à captação de clientes, mas também a todo o processo de pós-venda, ou seja, manutenção da carteira de clientes.

Por estar diretamente ligado ao crescimento da receita e dos negócios, o especialista em Growth Marketing está em crescimento e em alta demanda pelas empresas. É responsável por desenvolver e realizar testes de Marketing com o objetivo de aprimorar resultados de uma área ou métrica específica.

Também conhecidos como growth marketers, esses profissionais possuem habilidades em testes A/B, experimentos e análise de dados, além de dominar técnicas de growth hacking.

Para estar preparado para encontrar e conquistar estas oportunidades, é importante desenvolver competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) relacionadas com o mercado e a área do marketing digital.

Para se tornar um profissional da área de marketing, assim como citamos acima, é importante buscar qualificação e conhecimento. Porém, tão importante quanto isso, é saber por onde começar! Para isso, separamos para você este artigo, que vai te dar o passo a passo de como iniciar no marketing digital, e te ajudar a ter uma pequena ideia de qual nicho do mundo digital você quer atuar! Confira!

Tags: copywritergrowth marketingmarketing digitalmercado de marketingseosocial media
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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