Como a Copa do Mundo influencia as compras dos brasileiros? Além de mobilizar os brasileiros para torcer por mais uma conquista da seleção, a Copa do Mundo costuma ter, também, muitos efeitos para a economia e negócios. Neste ano, em que a competição de seleções acontecerá mais perto do fim do ano, a expectativa de movimentação de negócios tende a ser ainda maior. O motivo é que o evento coincidirá com a Black Friday, período que já se tornou uma das datas comerciais mais importantes do País.
Para você entender como a Copa do Mundo tende a influenciar as intenções de compra, o Google fez uma pesquisa para mapear as expectativas em relação ao evento.
Uma das percepções extraídas da pesquisa é que nós, brasileiros parecem estar otimistas em relação aos eventos do fim do ano. Ou seja, entre as pessoas avaliadas pela pesquisa do Google, 86% disseram que pretendem acompanhar a Copa do Mundo. E o interesse em relação à competição é maior do que era há quatro anos. No geral, o interesse pelo Mundial do Catar é 47% maior do que pela anterior.
Momentos de consumo
Para você entender melhor as intenções de compras dos brasileiros nesse período – e também as categorias que devem ter melhor performance na época da competição entre as seleções – o Google estabeleceu cinco momentos diferentes de consumo que, na visão da companhia, representam comportamentos aos quais a indústria deve se atentar.
Preparando a Casa
O primeiro deles, chamado de “Preparando a Casa”, diz respeito sobretudo à comercialização de produtos eletrônicos, que tende a acontecer bem antes da Copa. Ou seja, é natural que usemos o Mundial como um momento para trocar a televisão ou outro equipamento eletrônico. No entanto, esse tipo de compra, geralmente é precedido por pesquisas de preços, que têm início ainda no primeiro semestre e seguem em alta até outubro.
O Google identificou que, nessa categoria, além dos aparelhos de TV, também estão aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, celulares, computadores e móveis.
Entrando no clima e se preparando para a festa
Outra etapa mapeada pelo Google, que você precisa conhecer é classificada como “Entrando no Clima”. Ela diz respeito aquelas compras que tendem a se concentrar de julho até o início da Copa, em novembro. Ou seja, nessa categoria, entram, por exemplo, planos de internet, camisas da seleção e artigos esportivos.
Outro momento de consumo foi classificado pelo Google como “Se preparando para a festa”, que compreende o mês de início da Copa (novembro) e, geralmente, envolve itens que serão usados para acompanhar os jogos, como objetivos de decoração, bandeiras do Brasil e roupas ou acessórios.
Celebrando
Assim que a Copa começa, dois segmentos tendem a crescer: alimentos e bebidas. A diretora de varejo do Google explica que, como geralmente os brasileiros têm o costume de se reunir para ver os jogos com familiares e amigos, é comum abastecer a geladeira com bebidas, comidas e petiscos que serão consumidos durante os jogos.
E os anunciantes?
É importante que você entenda quais categorias tendem a despertar mais interesse para que você possa se preparar. Acreditamos que, neste ano, por conta a Black Friday, a tendência é que os anunciantes antecipem seus investimentos comerciais. Nos anos anteriores, eram geralmente concentrados no fim de semana da Black Friday.
Mas como a Copa do Mundo influencia as compras dos brasileiros? No geral, você deve ser otimista em relação aos negócios que devem ser gerados no fim do ano, sobretudo pelo fato de os dois anos de pandemia terem acelerado o comportamento digital e a compra online. No entanto, o que prevalecerá é o hábito de os consumidores pesquisarem bastante produtos e preços antes de, de fato, dar o clique final na compra. Como todas as lojas estão abertas e há esse maior comportamento digital, há um volume maior de oferta, o que traz um desafio. Ou seja, os consumidores estão visitando mais sites e lojas, buscando preços e procurando muitas informações no Google antes de fazer compras. Uma pesquisa apontou que 44% das pessoas mudaram de marca nesse período. Ou seja, você precisa estar preparado para esse consumidor mais atento e mais digitalizado.
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