2022 foi um ano terrível para os profissionais de SEO, não é mesmo?
Atualizando constantemente o algoritmo do Google, o GA4 está cada vez mais próximo da realidade. Ou seja, os usuários estão mudando seus padrões de pesquisa. Sim, temos muito a aprender para 2023.
Mas como não se perder nessa pilha de novidades e encontrar a melhor forma de melhorar seu SEO?
Neste artigo, veremos todas essas mudanças em 2022, começando com as principais atualizações dos algoritmos do Google. Em seguida, veremos algumas novas ferramentas e, finalmente, veremos o que você realmente precisa para ter uma estratégia de sucesso este ano. Confira!
Atualização do algoritmo do Google
À medida que o cenário de SEO muda, os profissionais de SEO devem se adaptar rapidamente. O Google lançou muitas atualizações importantes de algoritmos, como as mais amplas até a atualização do BERT, que aumentou a importância do processamento de linguagem natural e da pesquisa semântica. Além disso, o aumento da pesquisa por voz, dispositivos móveis e outras tecnologias significa que os profissionais de SEO precisam ajustar suas estratégias, pois essas mudanças podem afetar significativamente o desempenho do SEO. Além disso, os profissionais de SEO precisavam acompanhar os novos tipos e formatos de conteúdo, como dados estruturados e outros elementos interativos. Vamos conferir a lista de atualizações do ranking do Google para 2022!
Atualizando a experiência do site
Implementado durante o primeiro trimestre de 2022, foi uma grande atualização do algoritmo do Google com foco na experiência geral do usuário em sites. Ou seja, ele tenta medir a qualidade da experiência do usuário ao visitar o site do ponto de vista front-end. Ele leva em consideração os Core Web Vitals, compatibilidade com dispositivos móveis, navegação segura, uso de HTTPS e diretivas intersticiais disruptivas; tudo com o objetivo de oferecer uma melhor experiência aos usuários.
No entanto, a indexação mobile-first, que começou em 2016, tornou-se ainda mais qualificada para favorecer sites que fornecem uma boa experiência móvel, já que muitos sites já fizeram a transição da indexação desktop-first. Ou seja, o Google continuará fazendo isso como parte de suas ações imediatas para priorizar a indexação móvel.
O mais importante é focar na experiência do usuário móvel e usar um design de site responsivo para garantir que as versões móvel e desktop do site sejam fáceis de navegar, indexar e exibir para os usuários. Assim, os usuários podem esperar uma melhor experiência móvel desses sites. Ou seja, para medir esse fator, você deve monitorar o Google Search Console, gráficos de “Experiência”, como você pode ver na imagem abaixo:
Atualizações de análise do produto
Houve 3 atualizações de conteúdo de análise de produto ao longo do ano (março, julho e setembro para ser específico). Ou seja, a chave é priorizar sua visibilidade em relação aos resultados de pesquisa orgânica, para que sejam mais proeminentes nas SERPs. Como práticas recomendadas para boas análises de produtos, você deve considerar o seguinte:
- A prioridade é trazer a experiência em primeira mão, ou seja, o ponto de vista do consumidor final.
- Inclua uma descrição detalhada do produto que mostre que sua empresa sabe o que está vendendo.
- Mostre ao consumidor porque comprar um produto em seu e-shop tem vantagens.
- Ofereça visuais, vídeos ou links internos para experiências reais que possam ajudar o consumidor a tomar uma boa decisão de compra.
- Você também pode conferir as dicas do Google para escrever análises de produtos de alta qualidade no Google Search Center.
Atualizando o algoritmo principal
Quanto ao Core Algorithm, houve duas atualizações este ano: em maio e em setembro, uma a menos em relação a 2021. Ou seja, o Core Algorithm costumava mudar muitas vezes em um ano e geralmente afeta diferentes aspectos de como o Google fornece resultados úteis e confiáveis nas SERPs. Atualizações significativas costumavam ser facilmente notadas por SEOs e profissionais de marketing. Ao contrário de outras atualizações, elas não incluem políticas de spam ou intervenções manuais. Ou seja, o objetivo é melhorar o funcionamento do algoritmo para que ele forneça melhores resultados para consultas específicas.
“Uma maneira de pensar em como funciona uma grande atualização é imaginar que você fez uma lista dos 100 melhores filmes de 2021. Alguns anos depois, em 2024, você atualiza a lista. Naturalmente, isso vai mudar. Alguns novos filmes incríveis que nunca existiram antes agora serão candidatos à inclusão. Você também pode reavaliar alguns filmes e perceber que eles merecem um lugar mais alto na lista do que antes.”
Centro de Pesquisa do Google. “Principais atualizações para a Pesquisa do Google e seu site | Central de pesquisa do Google 12 de outubro de 2022
Atualização de conteúdo útil
Com foco em conteúdo centrado no ser humano, a atualização de conteúdo útil de 2022 do Google recompensa sites que fornecem conteúdo original e útil que responde às pesquisas do usuário. Ou seja, busca informações claras e precisas, que possam ser facilmente identificadas e compreendidas.
No entanto, será esperado um conteúdo ainda mais criativo dos criadores, trazendo informações completas sobre o assunto abordado de forma a deixar o usuário satisfeito; o que significa que ele não terá que fazer outra pesquisa para preencher as informações que está procurando. Certifique-se de ter material suficiente!
Outro ponto é que, como é esperado que o Google remova conteúdo desnecessário das SERPs, é hora de se organizar!
- Faça um inventário de todo o conteúdo existente
- Atualize o conteúdo mais estratégico e remova o conteúdo que não faz mais sentido;
- Escreva para as pessoas, não para os rankings do Google;
- Não escreva sobre tópicos populares que não estejam relacionados ao seu negócio ou que não façam sentido para o seu público.
Atualização de spam
A atualização de spam, como todas as atualizações que mencionei, fica melhor a cada ano e agora usa o SpamBrain, uma ferramenta de IA, para impedir muitos tipos de spam. Aqui estão alguns exemplos de como garantir que você está em conformidade com a política de spam do Google:
- Cloaking: apresentar conteúdos diferentes aos usuários
- Doorways: várias páginas criadas apenas para manipular resultados de pesquisa sem conteúdo útil;
- Conteúdo hackeado via código, página e incorporação de conteúdo;
- Texto e links ocultos;
- Muitas palavras-chave;
- Link spam;
- Conteúdo gerado artificialmente sem controle humano, etc.
Além dos itens já citados, é bom lembrar de outros itens secundários (mas igualmente importantes), como:
EEAT
Uma das diretrizes de avaliação de qualidade do Google e anteriormente conhecida como EAT agora é EEAT. Este conceito também está sendo desenvolvido para ajudar o Google a fornecer aos usuários informações relevantes e úteis. Com base nisso, espera-se que o conteúdo faça com que os usuários percebam “expertise, autoridade e confiabilidade”. Com esta última atualização, ganha outro “E” para referir-se a “experiência”.
Dados estruturais
Há um novo fragmento de estrutura de dados quando se trata de análises de produtos. O Google entendeu que as avaliações são valiosas para a tomada de decisão do usuário, principalmente quando se trata de listas de prós e contras. Agora é possível classificá-los nas SERPs. Se você não tiver dados estruturados para isso, o Google pode aplicar automaticamente o que fazer e o que não fazer a uma página da web.
Ferramentas do Google
Google Search Console
O Google Search Console ganhou novos recursos e alguns de seus relatórios estão de cara nova. Em janeiro, foi lançada a API de inspeção de URL, que pode ajudar os desenvolvedores a depurar e otimizar problemas para páginas indexadas individuais. Por exemplo, você pode solicitar dados de URL indexados e a API retornará informações indexadas disponíveis, como status de indexação, páginas AMP, resultados aprimorados, usabilidade móvel, URLs canônicos declarados pelo usuário e selecionados pelo Google.
Outras melhorias no Google Search Console incluem:
- Conexão ao Data Studio e configure seus próprios painéis, incluindo gráficos de bolhas que podem ajudar na análise;
- Relatórios de classificação de sites atualizados;
- Nova visão geral da indexação de vídeo;
- Nova mensagem HTTP;
- Nova visão geral das declarações de comércio eletrônico;
- Nova seção para listagens na guia Compras.
Google Analytics 4
A partir de 1º de julho de 2023, o Universal Google Analytics convencional não processará mais dados. Você ainda poderá visualizar seus relatórios (por um tempo). No entanto, a medição dos novos dados só será possível no Google Analytics 4. Para sites que usam a versão Universal Analytics 360, os serviços terão um prazo um pouco maior: 1º de julho de 2024.
O Google afirma que a próxima geração (GA4) “é um novo recurso projetado para o futuro da medição de dados”. O Google promete estas opções:
- Coleta de dados de sites e aplicativos para entender melhor a jornada do cliente;
- Usando dados baseados em eventos, não em visitas;
- Inclusão de controles de privacidade, como medição sem cookies e modelagem de comportamento e conversão;
- Recursos preditivos que oferecem orientação sem modelos complexos;
- A integração direta com plataformas de mídia ajuda a impulsionar a ação em seu site ou aplicativo.
Então, você está pronto para arrasar no seu SEO em 2023?
Uau! Que ano!
Como vimos, todas as atualizações de algoritmo se concentram em melhorar a relevância e a precisão dos resultados de pesquisa, além de recompensar sites que fornecem conteúdo útil e de alta qualidade. Em 2023, os profissionais de SEO precisarão se adaptar rapidamente às atualizações e garantir que seus conteúdos e sites forneçam informações originais e úteis.
Por outro lado, as ferramentas do Google trazem novidades que melhoram a forma como podemos mensurar diferentes dados, e isso pode ser ótimo quando precisamos identificar rapidamente oportunidades ou resolver problemas, certo?
Pode ser difícil acompanhar tudo, mas existem algumas ações que podem garantir que sua equipe esteja sempre pronta para melhorar a estratégia.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a garantir que você atenda às expectativas do usuário:
- Não escreva para obter avaliações. Escreva para o povo!
- Tenha cuidado ao usar conteúdo gerado por IA. Você pode continuar com esse recurso para ajudá-lo a escrever, mas lembre-se de que é importante ter controle humano.
- Não escreva sobre tópicos atuais que não estejam relacionados ao seu negócio ou que não façam sentido para o seu público.
- Certifique-se de implementar uma estratégia de meta tag bem pensada que as vincule ao conteúdo que você está realmente apresentando.
- Forneça informações completas para satisfazer seu público.
- Considere criar links de alta qualidade, incluindo links internos e externos confiáveis que realmente façam sentido para o seu público. Sim! Sempre o público, sempre tenha isso em mente!
- Sempre monitore as mudanças relacionadas ao comportamento do usuário (por exemplo, pesquisa por voz)
- Use linguagem inclusiva e natural.
- Garanta uma velocidade de carregamento rápida.
- Forneça uma navegação e experiência seguras.
- Realize auditorias frequentes de SEO para aproveitar as oportunidades de melhoria.
- Considere também auditorias de conteúdo frequentes para garantir que você permaneça fiel à sua estratégia.
Por fim, você não precisa se lembrar do que cada um desses aprimoramentos faz individualmente. Você precisa entender que, no final das contas, todos estão conectados e trabalhando juntos para deixar o usuário feliz.