De acordo com uma pesquisa da Infobip, 99% dos entrevistados têm um aplicativo de mensagens instalado em seu smartphone e 80% usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. No entanto, outro estudo com empreendedores e líderes de e-commerce constatou que 93% usam o WhatsApp como principal canal de atendimento.
Esteja você procurando informações, suporte técnico ou comprando produtos ou serviços, a automação de marketing é essencial para coisas como qualificar leads ou manter um consumidor ativo.
Este post vai te dar uma melhor compreensão do que é a automação do WhatsApp e como fazê-la para melhorar os resultados do seu negócio. Boa leitura!
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O que é automação de WhatsApp?
Provavelmente você já se deparou com seu WhatsApp cheio de mensagens que precisam ser respondidas. Ou seja, uma conta de negócios em um aplicativo, como uma loja de roupas ou suporte de plataforma SaaS (Software as a Service), tende a ter ainda mais conversas pendentes do que uma conta pessoal. Isso certamente dificulta o fluxo da resposta. Ou seja, para manter um bom atendimento e gerenciar com eficácia o relacionamento com os clientes, a automação do WhatsApp é um recurso essencial. Ou seja, essa ferramenta permite criar um fluxo de respostas automáticas para cada tipo de gatilho: isso significa que, dependendo da mensagem recebida, o WhatsApp pode responder automaticamente à sua empresa com o que o cliente está procurando.
Como funciona?
A automação do WhatsApp pode ser feita por meio de plataformas que se integram ao app, bem como a API oficial da marca. Com esse recurso conectado ao WhatsApp, você pode definir gatilhos e uma resposta automática para cada um ou até mesmo um menu de opções iniciais.
Quais são os benefícios da automação do WhatsApp?
Automatizar os processos de marketing é uma estratégia eficaz para melhorar o fluxo de trabalho da sua equipe para que ela tenha tempo para se concentrar em outras tarefas. Afinal, quando falamos de planejamento e produtividade, qualquer hora extra é bem-vinda, certo? É aqui que a automação de marketing do WhatsApp é realmente útil.
Confira abaixo os 3 grandes benefícios de investir em automação para WhatsApp:
- Autoatendimento rápido: ao criar um fluxo de mensagens com menu Iniciar e várias opções de resposta automática, você pode facilitar e agilizar um contato para resolver pequenos problemas ou lidar com questões do dia a dia.
- Qualificação do lead: o contato inicial feito por meio da automação de mensagens pode fornecer as informações necessárias para qualificar o lead antes de encaminhá-lo para a equipe de vendas, o que é importante para o fluxo do seu funil de vendas.
- Integração com outros sistemas: por meio da qualificação de leads, com integração com outros sistemas como CRM, é possível transferir essas informações para um contato armazenado em seu banco de dados para análise de cliques de CTA e dúvidas recorrentes.
Além de um bom atendimento pelo WhatsApp, é necessário ter mais técnicas. Leia mais sobre aqui!
Como automatizar o WhatsApp?
Existem várias maneiras de agendar a automação para o WhatsApp. Por exemplo, com o WhatsApp Business (uma conta para empresas), é possível definir mensagens de saudação e ausência no próprio aplicativo. Porém, com uma ferramenta paga, é possível enviar mensagens em massa, criar chatbots e até respostas automáticas simples.
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1 – Configurar o WhatsApp Business
O primeiro passo é configurar a ferramenta e adicionar todas as informações necessárias para criar um perfil comercial para o seu negócio no aplicativo. Por esse motivo, inclua informações como nome da empresa, endereço, setor, site e escreva uma mensagem cativante. Você também pode definir as horas de operação nesta etapa.
2 – Defina a saudação e a mensagem
Ao baixar o WhatsApp Business, a versão empresarial do aplicativo, e cadastrar sua empresa, você pode configurar suas ferramentas de negócios e definir uma mensagem de boas-vindas. Essa mensagem é ativada sempre que um contato enviar uma mensagem pela primeira vez.
Além disso, através deste aplicativo oficial do WhatsApp, você também pode definir as mensagens que serão enviadas sempre que um contato enviar algo para você fora do horário de atendimento, o que você pode definir nas próprias configurações.
3 – Crie respostas automáticas e envie mensagens em massa
Se você optar por integrar seu WhatsApp Business com outra ferramenta específica de automação de marketing, poderá enviar mensagens em massa, como cupons de desconto para clientes inativos ou mensagens sobre instalação ou atualizações do sistema.
Algumas plataformas também permitem configurar gatilhos e respostas automáticas. Ou seja, mensagens que serão enviadas com base em determinadas palavras ou combinações de palavras recebidas na conversa. No caso de um restaurante, o gatilho pode ser “menu” ou “menu” para enviar uma lista de opções ou até mesmo um arquivo.
Quais são as melhores ferramentas para isso?
Para automatizar totalmente esse fluxo de trabalho, o ideal é contar com uma ferramenta mais robusta. Uma que ofereça diversas opções de customização de gatilhos e respostas automatizadas. Existem opções de CRM que podem se conectar ao WhatsApp Business por meio de uma API de integração, permitindo criar formulários, relatórios e gatilhos. Que é o caso da Plus Empresas.
Ao conectar seu CRM com o WhatsApp Business, você pode se comunicar perfeitamente com seus clientes, acompanhar conversas e construir relacionamentos mais fortes onde quer que seus clientes estejam!