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8 Ps do Marketing

Johnny por Johnny
13/12/2023
Tempo de leitura: 18 mins lidos
28 0
8 ps do marketing o que são

8 ps do marketing o que são

sVocê e eu, que temos contato direto com o mundo do Marketing,  já ouvimos falar no conceito dos 4 P’s, ou Marketing Mix como também é conhecido.

Esses elementos continham quase tudo que os profissionais precisavam para planejar e criar uma estratégia de marketing útil, definindo como a marca atingiria o público e se posicionaria no mercado para atingir seus objetivos.

Mas devo te dizer que, devido ao desenvolvimento da tecnologia, outros 4 P’s tiveram que ser agregados ao conceito original para tornar o Marketing ainda mais assertivo, assim nasceram os 8 P’s do Marketing.

Nesse conteúdo vou te apresentar a definição dos 4 P’s do marketing e depois falar sobre os outros 4 P’s que foram adicionados posteriormente. Vamos descobrir a importância desse conceito juntos?

Leia também >> O mercado de Marketing Digital está aquecido.

Conteúdo

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  • Qual a importância dos 8 pontos do marketing?
  • Quais são os 4 ps do marketing?
    • Produto
    • Preço
    • Praça
    • Promoção
  • Incorporando mais 4 P’s no marketing
  • Quais são os outros 4 P’s do marketing?
    • Pessoas
    • Processos
    • Posicionamento
    • Performance
  • Como aplicar os 8 P’s do marketing?
  • Aposte nos 8 ps do marketing

Qual a importância dos 8 pontos do marketing?

Estudar e entender os 8 P’s do marketing é fundamental para que qualquer empresa consiga desenvolver uma sólida estratégia de mercado para atingir seu público-alvo e construir uma melhor reputação de forma assertiva, sem nenhum tipo de erro.

8p do marleting digital
8ps do marleting digital

 

Os 8 P’s do marketing podem ser entendidos individualmente e depois combinados em uma única estratégia. Desta forma, é mais fácil fazer alterações se algum ponto estiver fora do alvo.

Quais são os 4 ps do marketing?

Agora vou te dizer de ond surgiu os 4 P’s.

Os 4 P’s do marketing são um conceito criado por Jerome McCarthy e popularizado pelo professor de marketing Philip Kotler.

A definição desses 4 pilares é mostrar porque certas marcas têm valores mais altos. Ou seja, vendem mais e são melhor divulgadas do que outras. Portanto, os 4 P’s constituem a base de qualquer estratégia: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Embora pareça óbvio, vou detalhar o que significa cada um desses termos. Vem comigo!

Leia também >> Como conseguir mais clientes usando a estratégia de Field Marketing

Produto

O primeiro P dos 4 Ps do marketing é o Produto, pois o que está sendo vendido é a primeira coisa que um cliente presta atenção em uma marca.

Porém, um produto não é apenas um bem de consumo, pode ser também um serviço, uma transformação ou mesmo uma visão. Além disso, pode ter todas essas propriedades juntas.

Além disso, porém, é preciso entender e definir tudo o que esse produto contém, ou seja:

  • Qual é o seu conceito?
  • Que papéis ele precisa cumprir?
  • Quais são suas características?
  • Qual é o nome dele?
  • Como ele atenderá às necessidades do cliente?

Como já mencionei, o produto é a primeira coisa que uma pessoa vê em uma empresa e, portanto, é quem decide o sucesso ou o fracasso do negócio. Portanto, se o produto for forte e trouxer soluções diferenciadas, resolvendo as dúvidas de quem o procura, os resultados serão positivos.

Preço

A definição do segundo P é Preço. No entanto, o valor do produto não é resultado de uma conta precisa que mostre os custos, investimentos, distribuição e lucros da marca, embora esses números sejam importantes.

Devo te dizer que o P de preço deve ser medido pelo valor da transformação que o produto causa na vida do consumidor. Chamamos esse fator de “valor percebido”, que é o maior determinante do lucro no mercado.

O valor percebido é importante em todos os outros pilares. Saber o que é o produto, como ele ajuda a sua personalidade e como você o distribui é fundamental para ajudar na percepção do preço.

Praça

Agora vamos entender o conceito de praça.

O terceiro P é um quadrado e se refere aos locais onde o produto será vendido, podendo ser um ambiente físico ou digital.

No entanto, há perguntas a serem feitas para escolher um bom quadrado. São eles:

  • Onde estão localizados os públicos-alvo?
  • É possível chegar a esses lugares?
  • Existe competição?

É fundamental saber onde o público mora e onde consome o produto. Além disso, é importante saber se ele prefere comprar em lojas físicas ou digitais e ficar atento a questões como distribuição e consumo. Isso porque não adianta ter uma grande loja física se o seu público está comprando produtos online.

Promoção

Por fim, o último conceito dos 4 P’s é a Promoção. P Promoção não se aplica a nenhum tipo de oferta. É sobre como o produto será promovido.

Promoção neste caso significa uma promoção e não uma oferta e pode ser definida pelo que a empresa faz para levar o cliente até a loja.

Para se ter uma ideia desse conceito, no marketing digital uma das formas mais fáceis de divulgar sua marca é por meio do Inbound Marketing com criação de conteúdo.

Incorporando mais 4 P’s no marketing

Conforme mencionado no início deste artigo, foram inseridos mais 4 Ps, totalizando 8 Ps de Marketing, mas é importante se questionar: por que isso aconteceu?

Para garantir um plano de marketing mais completo e integrado, foi preciso considerar mais pilares do que os já existentes no conceito.

Garantir a colocação e entrega do produto ao público-alvo é muito mais do que apenas focar em produto, preço, promoção e localização. Por esse motivo, a definição de marketing 8P é mais utilizada no país e reconhecida internacionalmente.

Quais são os outros 4 P’s do marketing?

Para criar os 8 P’s do marketing, foram incluídos: Pessoas, Processo, Posicionamento e Performance. Vamos conhecer suas definições?

Pessoas

Pessoas são entendidas como toda a comunicação que a empresa realiza com o público-alvo e suas personalidades, ou seja, o atendimento que deve ser prestado a eles no ato da compra.

Atender bem vai muito além de ser cordial, tem a ver com acolher as pessoas, ouvir atentamente suas necessidades e também encontrar as soluções que elas precisam, é criar empatia.

O foco nas pessoas é parte fundamental do sucesso empresarial, por isso um bom recrutamento, treinamento, qualificação e motivação são essenciais para transmitir isso aos clientes.

Processos

processos
processos

P de Processos representa o fluxo, procedimentos e outras metodologias de trabalho que devem ser implementadas na empresa.

Os processos incluem a importância de atender bem os clientes, encantá-los e garantir que eles tenham a melhor experiência, além de serem importantes internamente no que diz respeito às atividades que cada um deles desempenha dentro da empresa.

São os processos que orientam as pessoas para o que podem e não podem fazer e é a necessidade de atingir um nível de padronização interna e externa em qualquer negócio.

Posicionamento

O pilar Posicionamento, considero ser uma dos mais importantes. Ou seja,  também chamado de tangibilidade, refere-se à observação do ambiente onde o serviço é prestado ou o produto é vendido.

Esse P é um aspecto muito importante e se refere a tudo que já mencionei, além da necessidade de uma boa apresentação visual, equipamentos básicos, insumos materiais e formas de interagir com os clientes.

Enquanto o produto representa a imagem da empresa, o posicionamento é o que demonstra sua personalidade. Identidade, autoridade, tom de voz que você usa para se comunicar com o público etc.

A posição é um fator indispensável para dominar o segmento de mercado de uma marca.

Performance

Performance
Performance

Por fim, o P de desempenho, também chamado de produtividade ou qualidade, está relacionado ao sucesso que a empresa tem ou não no mercado, e à proporção de resultados positivos dentro dos recursos investidos.

Para usar dados claros para diagnosticar a análise de desempenho, é necessário definir indicadores relevantes e objetivos (KPIs) para medir o progresso durante cada ciclo, seja ele diário, mensal, anual ou qualquer outro período.

Definir esses indicadores e utilizá-los no dia a dia é fundamental para que uma empresa saiba se está no caminho certo para atingir as metas traçadas diante dos 8 P’s do marketing.

Os objetivos de negócios geralmente estão ligados a finanças, vendas, crescimento de receita e outros pilares.

Como aplicar os 8 P’s do marketing?

Agora vou te passar algumas dicas de como aplicar os P’s. Para aplicar os 8 P’s do marketing é preciso planejar, ou seja, identificar e mensurar os pontos fortes e fracos do produto para saber quais melhorias são necessárias. Esta é a base de uma estratégia avançada que permite calcular de forma assertiva os próximos passos.

Porém, o mais importante é uma comunicação clara, ou seja, saber que tom usar, quais redes sociais são tendência, que tipos de conteúdo escrever e como tratar prospects e clientes.

A definição de praça, promoção e pessoas deve estar sempre ligada às estratégias de marketing para deixar claro que os métodos de vendas devem mudar com frequência e os 8 P’s do marketing são uma excelente forma de fazer isso.

Aposte nos 8 ps do marketing

Apostar nos 8 P’s do marketing é planejar uma estratégia para melhorar um produto ou serviço e, posteriormente, fazer o nosso negócio crescer como um todo.

Afinal, nossas empresas não existiriam se o produto não for bem-sucedido. Ou seja, é isso que faz qualquer negócio se sustentar, por isso o planejamento é essencial!

Mas precisamos sempre nos lembrar que apenas planejar não basta, é preciso colocar o plano em prática e mensurar os resultados para saber se o caminho percorrido é o ideal ou se ajustes são necessários.

Se você gostou deste conteúdo que escrevi pra você, continue comigo para não perder outros assuntos relacionados!

 

Tags: estratégiademarketingmarketing
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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