O sonho de todo gestor é ter colaboradores engajados e dedicados ao crescimento da empresa. O endomarketing é uma das principais formas de diminuir a rotatividade de funcionários e até atrair profissionais mais qualificados para a equipe.
A estratégia auxilia na criação e desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho e também na motivação dos colaboradores que passam a enxergar a empresa como o emprego dos seus sonhos.
O endomarketing deve começar de dentro para fora e neste artigo vou mostrar como esse método pode ser aplicado para o sucesso do negócio. Vem comigo!
Leia também >> O que é UTM e como utilizar em anúncios
Qual é a definição de Endomarketing?
O endomarketing, também chamado de marketing interno, tem como foco as ações internas da empresa e consiste em envolver os colaboradores em estratégias para alcançar melhores resultados.
A importância desse tipo de método está na forma como os funcionários entram em contato direto com os processos da empresa, podem expressar suas opiniões e até influenciar outras pessoas em relação à marca.
Os funcionários e pessoas por eles influenciadas passarão a perceber o negócio de forma diferente, eles veem a empresa de uma forma mais humana e amigável.
No Brasil, o termo endomarketing foi utilizado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista no assunto e então gerente da Johnson & Johnson. Beckin percebeu a necessidade de desenvolver uma maior integração entre seus associados e, desde então, várias empresas têm explorado e utilizado esse método.
Quando bem elaborado, o endomarketing pode trazer resultados positivos para a organização, além de se tornar referência no mercado, graças à boa reputação entre os colaboradores.
Como funciona o Endomarketing?
Introduzir o endomarketing em uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem ainda vê o Marketing como uma estratégia que deve ser implementada apenas com foco nos clientes.
Para que o método seja realizado de forma assertiva, é necessário que a equipe de marketing esteja 100% ligada ao setor de RH, ou seja, é um trabalho que deve ser feito de mãos dadas.
Como o RH é visto como um setor estratégico que está sempre em contato com os colaboradores, fica muito mais fácil entender os desafios que precisam ser enfrentados e, por isso, ambas as equipes precisam dialogar e traçar estratégias em conjunto para encontrar soluções. solução dos gargalos encontrados.
Para que você entenda melhor o tema, no próximo tópico esclareci a diferença entre endomarketing e comunicação interna. Vem comigo!
Leia mais >> O que é o Marketing de Produto?
Quais são as principais diferenças entre endomarketing e comunicação interna?
Embora muitas pessoas confundam esses dois conceitos, embora se complementem, não são a mesma coisa e têm ideias diferentes.
A comunicação interna refere-se aos processos de informação, ou seja, é utilizada para repassar informações da empresa por meio de canais internos ou leads aos colaboradores. Dessa forma, a equipe recebe mensagens e pode tomar as ações mais convenientes de acordo com a organização.
No endomarketing, temos como foco incentivar e interagir com os colaboradores da empresa, ou seja, o termo não se refere apenas às formas como os colaboradores recebem determinadas informações, mas sim às ações desenvolvidas para desenvolver um relacionamento com esses colaboradores. profissionais, gerando uma equipe melhor.
No endomarketing, o objetivo principal é a integração, ajuste de metas, intenções e feedback. Por isso, é fundamental estar atento às diferenças para que não haja confusão de estratégias na empresa.
É importante ressaltar que o endomarketing está mais ligado a ações de longo prazo, enquanto a comunicação interna funciona de forma imediata. Porém, vale ressaltar que ambos são benéficos para a empresa e oferecem maior organização e lucratividade.
Leia mais >> O mercado de Marketing Digital está aquecido
Quais as vantagens do endomarketing para as empresas?
Antes de ensinar como implementar o endomarketing, é importante que você conheça os principais benefícios de investir nesse tipo de estratégia. São eles:
- Produtividade aumentada;
- Desenvolvimento de uma equipe qualificada;
- Ampla participação nas necessidades da sociedade;
- Objetivos bem definidos;
- Inovação constante;
- Maior qualidade na execução das tarefas;
- Um clima organizacional mais saudável;
- Funcionários mais dedicados e motivados.
Além dos benefícios citados, o endomarketing pode ser aplicado a qualquer empresa, independentemente do número de funcionários e de seu porte.
Leia também >> Como conseguir mais clientes usando a estratégia de Field Marketing
Como implementar o endomarketing?
Para a implantação do endomarketing, é preciso lembrar que a estratégia deve ser trabalhada dentro da empresa, ou seja, com foco nos funcionários e na percepção deles sobre o ambiente de trabalho.
É preciso fazer um diagnóstico que vai entender quais são as maiores demandas e armadilhas da equipe da empresa, e nesse contexto é importante o auxílio do RH, como já comentei.
Esse setor precisa entrar em contato com os funcionários e coletar o feedback deles sobre a empresa, ou seja, o que eles pensam, o que acham que deve ser mudado e como a empresa pode ajudá-los no dia a dia.
E depois da coleta de dados?
Após a coleta desses dados, é necessário iniciar a estruturação das ações de endomarketing. Essas ações devem ser o foco principal para aproximar o colaborador da empresa.
As práticas mais comuns desse método incluem o treinamento da equipe que ajuda no nível do funcionário e incentiva a excelente troca de experiência e interação diária e bônus, o que também é algo que as empresas trabalham muito para motivar seus funcionários a alcançar resultados.
Quando as ações de endomarketing são traçadas, é hora de colocá-las em prática, e durante a implementação é fundamental que sejam repetidas as pesquisas de satisfação dos funcionários, além de pedir a opinião deles sobre o que pode ser mudado na empresa, também é importante que sejam dar sugestões sobre como isso deve ser feito.
Por fim, após a realização das ações de endomarketing, será perceptível uma melhora significativa no clima no ambiente de trabalho, pois os colaboradores ficarão ainda mais satisfeitos e motivados com o local onde estão alocados, além disso, demonstrarão mais empenho na otimização de resultados. alcançou.
7 Estratégia de implementação de marketing interno
A comunicação é a chave para o sucesso de uma empresa e sua maneira pode conquistar clientes e funcionários.
No endomarketing, a forma como a diretoria se comunica com seus funcionários afeta diretamente a imagem que a empresa transmite a eles.
Por isso, separei algumas estratégias de endomarketing para implementar e aumentar a satisfação da equipe. Vamos conhecê-los?
1. Crie ações para melhorar a comunicação interna
Criar ações para melhorar a comunicação interna é o primeiro passo para implementar o endomarketing.
Quando falamos desse tipo de ação, não estamos pensando apenas em uma enxurrada de e-mails padronizados ou reuniões de diretoria, mas é preciso ir muito além para que a comunicação interna seja realmente eficaz.
É importante desenvolver um ambiente em que os colaboradores também tenham voz ativa e possam dar sugestões e feedback à empresa, fortalecendo assim uma cultura de envolvimento na tomada de decisões.
2. Crie uma política de benefícios
Muito além dos conhecidos “vouchers”, para um endomarketing eficaz é preciso encontrar formas de reconhecer e premiar os colaboradores que participam de ações que trazem benefícios para a empresa.
Estratégias iniciadas, soluções cotidianas e metas alcançadas são motivos para premiar os colaboradores e mostrar o quanto eles são importantes para o crescimento da empresa.
3. Oferta formativa
Muito melhor do que ter bons funcionários é sempre atualizá-los por meio de programas de treinamento.
Com a oferta de cursos de qualificação e treinamento, os colaboradores serão constantemente educados. Além da contribuição positiva para a sociedade, o profissional também terá a chance de se especializar cada vez mais no mercado.
4. Forneça ações interativas
Proporcionar eventos informais que visem a interação entre colaboradores de diversas áreas é fundamental para ampliar os relacionamentos. Além de evitar a concorrência indesejada entre os setores, também fomenta um ambiente de maior colaboração.
Esses eventos podem ser eventos internos como reuniões, festas de aniversário do mês, momentos de descontração, treinamento de esportes coletivos, entre outros eventos que devem ser realizados com foco na boa convivência e troca de conhecimento.
5. Estruture um ambiente agradável
O ambiente corporativo não deve ser esquecido, então investir em criatividade e inovação no ambiente de trabalho também é uma ótima estratégia, afinal: quem não gostaria de trabalhar em um local que inspira criatividade e inovação?
É fundamental que esteja sempre presente uma identidade visual que gere identificação e faça com que o funcionário se sinta incluído e acolhido.
6. Invista em uma cultura inovadora
Uma estratégia muito importante é nunca se prender ao que está ultrapassado. Para que o colaborador sinta alegria no trabalho e, consequentemente, alcance melhores resultados, é fundamental que a empresa esteja sempre disposta a estar aberta à inovação.
Novas ferramentas de trabalho e abordagens de processos são soluções que sustentam uma cultura inovadora e se diferenciam dos métodos antigos.
7. Permita que a equipe comemore os resultados alcançados
Não faz sentido uma empresa traçar metas e comemorar resultados individualmente. É importante que os colaboradores possam comemorar os frutos do trabalho árduo para que entendam a importância que cada ação representa.
Que tal uma festa em que metas são cumpridas e metas são cumpridas? Este é certamente um método eficaz para motivar os colaboradores e fazê-los participar cada vez mais do sucesso da empresa.
O endomarketing precisa de uma equipe comprometida!
Depois de entender o que é endomarketing e como ele funciona, nada melhor do que colocá-lo em prática para obter os resultados desejados, não é mesmo?
É importante ressaltar que tudo o que foi mencionado neste conteúdo é a conclusão de um difícil processo que tem algo essencial: uma equipe comprometida!
Por isso, é preciso manter os colaboradores motivados e visando não só o crescimento profissional, mas também o pessoal. Isso fará uma grande diferença para que a empresa se torne referência no mercado em que atua.
Se você gostou deste conteúdo, fique ligado para não perder os tópicos relacionados. Até a próxima!