Quantas vezes você já se surpreendeu com o poder das redes sociais? A automação do WhatsApp é um recurso que transforma o marketing do WhatsApp em uma estratégia de sucesso. Ou seja, as possibilidades de uso são inúmeras e a economia é excelente.
Se as redes sociais já viraram tendência de vendas, o WhatsApp é uma mina de ouro para trabalhar com o público brasileiro.
Neste artigo, falaremos sobre como funciona a automação do WhatsApp, os benefícios para sua marca apostar nessa estratégia e quais recursos estão disponíveis para essa rede social. Boa leitura!
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O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma conta comercial disponível no WhatsApp. Com o sucesso da mídia e o movimento natural de empresas incorporadoras, essa oportunidade lhes foi oferecida.
Assim ficou mais fácil para as marcas se descobrirem, se conectarem e até mesmo venderem pelo WhatsApp. Com soluções voltadas para micro e pequenas empresas, além de respostas para médias e grandes corporações, o WhatsApp Business permite:
- comunicar-se com vários clientes usando o mesmo número de telefone (que é uma conta comercial);
- integração com ferramentas de aprimoramento de trabalho, como CRMs;
- gerenciamento de conversas;
- rótulos para otimizar a identificação de dados relevantes, como o estágio do cliente na jornada de vendas ou outras informações de acompanhamento;
- ferramentas de mensagens para acelerar a resposta do usuário.
Quais são os recursos disponíveis no aplicativo
Para aproveitar os benefícios disponíveis, o primeiro passo é converter seu WhatsApp para uma conta corporativa ou WhatsApp Business. Então você terá à sua disposição todos os recursos liberados gratuitamente para pequenas e médias empresas.
Existem alguns aplicativos pagos para grandes empresas, como o envio de mensagens de uma mesma conta utilizada por vários celulares. Nesse caso, o preço é por mensagem, que pode sair muito caro no final do mês.
Voltando aos recursos disponíveis a todos que possuem conta comercial, podemos destacar a criação de um perfil da empresa com direito a endereço, telefone, site e até indicação da localização exata, o que facilita a localização do ponto de venda pelo cliente.
Outras duas funções que juntas ganham grande potência são a possibilidade de inserir o catálogo da loja e também receber pagamentos dentro da própria rede social com a função WhatsApp Pay. A disponibilização desses recursos permitiu que todo o funil de vendas ocorresse dentro da rede social sem que o usuário precisasse sair.
Criar um link de WhatsApp é um recurso igualmente válido, pois ajuda o usuário a entrar em contato com a empresa imediatamente, sem precisar digitar um número ou salvá-lo para a conversa inicial.
Além disso, a empresa também oferece soluções voltadas para relações públicas, como tags que permitem a organização de conversas, integração com chatbots e resposta rápida que apresenta mensagens automatizadas ao público.
A empresa também continua monitorando tendências, otimizando a experiência do usuário e as contas dos comerciantes. Por isso, vale sempre ficar de olho nas novidades, como foi o caso do lançamento do recurso de comunidades do WhatsApp.
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O que é Automação do WhatsApp
A automação de marketing, assim como a automação industrial, consiste em um processo mecânico repetitivo, executado por máquinas e substituindo a atividade humana. É a inteligência que permite escalabilidade e redução de erros.
Como o WhatsApp é uma mídia social que possibilita a troca de mensagens entre pessoas e grupos, a automação do WhatsApp está associada a esse processo. Consiste no envio automático de mensagens ao usuário com base em um gatilho específico.
Como funciona
O ponto de partida para a automação pode ser o primeiro contato do usuário com a empresa. Um exemplo clássico desse tipo de mensagem pode ser visto em grandes empresas como as de telefonia que possuem um menu de atendimento quando um cliente envia uma mensagem para seu número.
Também é possível criar automações a partir de pontos estratégicos. Por exemplo, assim que um cliente finalizar uma compra no e-shop, ele receberá um WhatsApp automático da marca, o que facilitará o rastreamento de pedidos e o contato com a empresa.
7 benefícios da automação do WhatsApp
Confira abaixo alguns dos benefícios de apostar na automação do WhatsApp para sua empresa!
- Redução do tempo de resposta: o consumidor é cada vez mais imediatista e busca respostas imediatas para seus problemas, desta forma será possível oferecer mensagens em tempo hábil e encaminhá-las a operadores humanos caso necessário.
- Autoatendimento rápido: a automação do WhatsApp pode se transformar em uma espécie de FAQ dinâmico para ajudar os usuários a navegar e tirar dúvidas.
- Engajamento do cliente: coloque seu público em contato com sua marca de forma rápida, eficiente e até divertida.
- Escalabilidade: atenda a quantidade de clientes que procuram sua empresa sem precisar ampliar sua equipe ou aumentar o tempo de espera.
- Soluções inteligentes com baixo investimento: você precisa focar na automação predial e na lógica de reação. Você pode executar muitas de suas estratégias de marketing, vendas e serviços dentro do orçamento.
- Otimização do funil de vendas: será possível melhorar o relacionamento com o público, qualificar potenciais clientes de acordo com o nível de interação e repassá-los para a equipe de vendas no momento certo.
- Integração com outros sistemas: isso pode melhorar os resultados de suas estratégias e potencializar as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp e também pela plataforma integrada, principalmente ao fornecer dados relevantes.
Como automatizar o WhatsApp
Se você gosta das oportunidades que a automação do WhatsApp apresenta para o seu negócio, então veja como colocá-la em prática. Conheça o processo detalhado para implementar a automação em sua conta e melhorar seus resultados.
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Transforme seu perfil em uma conta comercial
Se você ainda não tem uma conta comercial do WhatsApp, é hora de seguir o processo. Em seguida, você precisa pesquisar as opções de apresentação da sua empresa e preencher o máximo de campos possíveis.
Adicione informações relevantes, como nome da empresa, endereço físico (se aplicável), setor e link do site. Preste atenção a outras informações importantes, como o horário de funcionamento.
Por um lado, essas informações são essenciais, mas lembre-se de que, durante esse período, o público espera um atendimento em tempo real.
Tenha mensagens para o primeiro contato e depois do expediente
Se você já enviou uma mensagem para uma conta comercial, talvez já tenha se deparado com uma mensagem padrão como: temos o prazer de receber sua mensagem, nosso horário de funcionamento [tal] retornaremos o mais breve possível.
Ao baixar o WhatsApp Business, você pode definir um texto de boas-vindas para ser enviado automaticamente quando alguém falar com sua empresa pela primeira vez, além de outro para mensagens enviadas fora do horário comercial.
Tenha uma identidade de marca bem definida e crie mensagens que surpreendam seu público. Você pode sair do comum, mas sem perder o foco: apresentar soluções relevantes.
Para empresas que vendem pelo WhatsApp, talvez apresentar um catálogo de produtos seja uma ótima ideia para aumentar as conversões.
Criar respostas automáticas
A integração da sua conta do WhatsApp Business com outras plataformas permite escrever árvores de respostas, facilitando a navegação do usuário sem a necessidade de assistência humana.
Desenvolva diálogos com base nas principais conversas da sua empresa com o público desse canal.
Lembre-se, assim como em outros frameworks de chatbot, é importante oferecer um atendimento humanizado, mesmo que isso signifique enviar uma mensagem que será respondida em outro momento.
Faça campanhas de comunicação em massa
Outro grande benefício de integrar sua conta comercial do WhatsApp com outras ferramentas é a capacidade de enviar mensagens em massa. Para marketing, isso permite executar campanhas como envio de cupons de desconto, ofertas promocionais e promoções.
Esta funcionalidade permite ainda ao serviço agilizar a comunicação com o público, recolha de dados, envio de inquéritos e sondagens ou ainda notificação de atualizações ou manutenções.
15 plataformas que podem ajudar no processo de automação
Como você deve ter notado, as ferramentas que se integram à sua conta do WhatsApp Business são excelentes soluções para ampliar suas opções e obter sucesso real nos resultados do seu negócio.
Ao pesquisar no mercado, você provavelmente encontrará muitas plataformas que se integram ao WhatsApp, e isso pode tornar sua pesquisa um pouco sem objetivo, pois cada solução adiciona um conjunto diferente de recursos. Para encontrar o norte, você deve primeiro entender quais são seus objetivos.
Se você já utiliza os recursos do próprio WhatsApp Business, por exemplo, é provável que já tenha encontrado algumas limitações, o que leva ao esclarecimento do que você precisa.
Uma empresa que deseja explorar recursos de atendimento ao cliente, como envio de mensagens automatizadas e aumento da interação, está mais inclinada a buscar soluções associadas ao universo dos chatbots e da inteligência artificial.
Por outro lado, se você deseja focar no trabalho da equipe de vendas, insights para a equipe de marketing e análise de dados, talvez uma integração de CRM seja a mais adequada.
Confira algumas das principais soluções de plataformas que se integram à sua conta comercial do WhatsApp:
- Hubspot;
- Zenvia;
- Bitrix24;
- ZapFácil;
- RD Station;
- Salesforce;
- Spoki;
- Letalk;
- Anota AI;
- Take Blip;
- Mktzap;
- Polichat;
- Suite Share;
- JivoChat;
- Maxbot.
Como otimizar a integração do WhatsApp com o CRM
O CRM, uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente, tornou-se muito popular por vários motivos.
Talvez o ponto principal seja que hoje uma estratégia centrada no cliente ainda é essencial para garantir bons resultados.
Dessa forma, a integração do WhatsApp Business com o CRM já é uma excelente oportunidade. Para melhorar essa integração, você pode fornecer informações de contato atualizadas ao CRM.
Isso não apenas otimiza o trabalho de vendas, identifica as etapas do usuário, mas também se transforma em uma coleta de informações estratégicas do cliente, como:
- perguntas comuns;
- principais objeções;
- nível de satisfação com o atendimento;
- produtos e a marca em geral.
Por que automatizar seu WhatsApp
São muitos os motivos que reforçam a importância de automatizar seu WhatsApp. Por exemplo, facilita a transferência de agentes, reduz as taxas de erro, acelera o tempo de resposta e oferece uma experiência de qualidade para o seu cliente.
Implementar a automação do WhatsApp é um processo simples, sendo o único requisito transformar sua conta em uma conta comercial.
Como você deve ter percebido, é possível fazer muita coisa apenas utilizando os recursos disponibilizados gratuitamente pela própria rede social. No entanto, você pode melhorar seus resultados usando opções de integração da plataforma, como relatórios automáticos.