Johnny Digital®
  • Últimas Notícias
  • Guias & Dicas
  • Software & Ferramentas
  • Cursos
  • Livros
EMPREENDA ONLINE
Johnny Digital®
  • Últimas Notícias
  • Guias & Dicas
  • Software & Ferramentas
  • Cursos
  • Livros
EMPREENDA ONLINE
Johnny Digital®
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Guias & Dicas Marketing Digital

O que é Reskilling e como aplicá-lo na prática?

Requalificar um profissional gasta menos do que contratar um novo. Você acredita nesse conceito? Então conheça o Reskilling.

Johnny por Johnny
26/06/2023
Tempo de leitura: 26 mins lidos
31 0
o que é resklling

o que é resklling

Eu poderia começar este artigo afirmando que o mercado de trabalho está em constante evolução ou que a tecnologia está em constante atualização. Então, para concluir, eu diria que nesse cenário, os profissionais têm que se qualificar cada vez mais para atender às novas exigências exigidas nos ramos de atuação.

Embora esta seja uma boa maneira de começar a explicar o que é retreinamento, prefiro citar uma citação de Stephen Hawking:

“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”

em um ambiente profissional se eles não desenvolverem seus conhecimentos ao longo do tempo.

Ou seja, um indivíduo pode até se destacar em determinada sociedade com o básico que aprendeu na faculdade, por exemplo. No entanto, ele certamente precisará de novos conhecimentos para progredir. É aqui que entra a requalificação, que nada mais é do que a requalificação profissional.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe a leitura até o final!

Leia também >> Adicionando pessoas no WhatsApp pelo QR Code

Conteúdo

Toggle
  • Afinal, o que é Reskilling?
  • Quais são os objetivos do Reskilling?
  • Qual é a diferença entre Reskilling e Upskilling?
  • Os principais benefícios do Reskilling
    • Adaptação às mudanças do mercado
    • Manter uma equipe bem-preparada
    • Produtividade aumentada
    • Custos reduzidos para novas contratações
  • Como o profissional de RH deve proceder ao implementar o Reskilling?
    • Como introduzir o Reskilling numa empresa?
      • Conheça as necessidades de negócios e as habilidades disponíveis
      • Use a tecnologia como aliada
      • Invista em projetos de treinamento e desenvolvimento
      • Avalie e reavalie os resultados
  • O sucesso começa com a vontade de evoluir!

Afinal, o que é Reskilling?

o que é resklling

Como mencionei antes, a definição de retreinamento em teoria é bastante simples. É a requalificação profissional de uma pessoa para que ela possa atualizar suas competências e contribuir ainda mais com a empresa em que atua em um novo cargo ou setor.

Nesse contexto, é comum que, ao observarmos o mundo dos negócios, possamos perceber o quanto os profissionais mais bem-sucedidos ou em cargos de liderança são sempre os que melhor se adaptaram às novas exigências do mercado.

Ou seja, é muito comum que pessoas de sucesso atualizem constantemente seus conhecimentos para avançar em seu trabalho. Como exemplo, posso citar o filme de 2015: “O Estagiário”. Nele, uma empresa tem a grande ideia de contratar idosos para preencher vagas de estágio.

A princípio pode parecer estranho para você, afinal, uma pessoa mais velha já tem experiência suficiente para ocupar bons cargos, certo? Porém, o que o filme nos mostra não é nada diferente do que vemos hoje: seus conhecimentos de anos atrás não servem mais. Ou pelo menos não o suficiente.

Então, voltando à minha pretensa introdução a este artigo, com a constante evolução do mercado de trabalho, dificilmente um profissional se manterá competitivo com, por exemplo, apenas um diploma universitário. Em outras palavras, a reciclagem é essencial para a agregação do aprendizado.

Por meio dele, as empresas oferecem cursos e treinamentos, cujo objetivo é que seus funcionários adquiram novas habilidades para utilizá-las internamente.

Além disso, essa requalificação também pode acontecer por parte de um profissional que almeja ocupar melhores cargos em seu nicho ou na organização da qual faz parte.

O reskling é, portanto, essencial para pessoas que desejam se manter ativas em seus conhecimentos e para empresas que visam construir equipes de alto desempenho e buscar melhores resultados.

Leia mais >> 6 podcasts de marketing digital para uma maratonar

Quais são os objetivos do Reskilling?

benefícios do reskilling

Os objetivos do reskilling são muitos, e entre eles pode-se afirmar que a prática inclui principalmente a valorização de especialistas. Isso significa que, quando uma empresa apoia o desenvolvimento de carreira, está apostando nos funcionários. A mesma coisa acontece quando um profissional decide praticar a reciclagem, ele avalia seu potencial.

Porém, além das premiações, a requalificação também tem outros objetivos, como:

  • formação profissional para avançar no mercado de trabalho;
  • adaptação profissional, compreensão das constantes mudanças nos negócios;
  • coleta de conhecimento para se manter atualizado no aprendizado.

Se voltarmos ao exemplo do filme “O Estagiário”, podemos dizer que a empresa em questão quis explorar as competências profissionais dos seniores, ou seja, extrair deles o bem. No entanto, não conseguiu colocá-los em cargos elevados devido à insuficiente atualização das exigências do mercado de trabalho.

Isso significa que é fácil entender por que as organizações investem em retreinamento. Normalmente, uma empresa deseja continuar com seus funcionários ao implementar uma prática, mas precisa deles para enfrentar as mudanças frequentes.

Então vamos imaginar que a empresa tenha profissionais da área de marketing de conteúdo, por exemplo. Se focarmos nas atualizações mais recentes, podemos citar o GPT Chat, que revolucionou o mercado de redação. Nesse cenário, é mais fácil dar um curso para a equipe entender do que se trata do que contratar novos funcionários que sabem usar o Chat, mas não conhecem os processos da empresa.

Dessa forma, o principal objetivo da requalificação é requalificar os profissionais para que continuem sendo úteis à sociedade. Isso significa que a ideia principal é unir as habilidades que eles já possuem com os conhecimentos que ainda não adquiriram. Além disso, manter pessoas bem-preparadas e que se sintam valorizadas na empresa é um dos maiores objetivos da maioria das organizações.

Qual é a diferença entre Reskilling e Upskilling?

diferença de reskil e upskil

Uma coisa muito comum quando o assunto é requalificação profissional é a confusão que a maioria das pessoas tem com os termos recapacitação e upskilling. Apesar de serem muito semelhantes, possuem procedimentos e conceitos diferentes.

A requalificação, como já expliquei, tem como principal objetivo a requalificação de um profissional, ou seja, a preparação de um colaborador para novas competências e responsabilidades na empresa. Essa mudança pode incentivar a promoção de competências ou funções desempenhadas em seu setor.

O upskilling, por outro lado, visa aprimorar as habilidades de um colega de trabalho, para que ele se desenvolva apenas em seu nicho. Isso significa que o objetivo é que ela esteja atenta ao desenvolvimento do mercado, para atender apenas às necessidades de uma mesma área, ou seja, estar sempre ativa nas mesmas atividades.

Geralmente, esses dois termos são muito utilizados no mundo corporativo e auxiliam nas estratégias das empresas. Além disso, o próprio profissional pode investir em qualquer uma das práticas para se manter atualizado, buscar aperfeiçoamento ou requalificação em sua área de atuação.

Leia mais >> Como otimizar o LTV?

Os principais benefícios do Reskilling

Assim como a reciclagem tem muitos objetivos, ela também traz benefícios significativos. Conheça abaixo os principais:

Adaptação às mudanças do mercado

Novas ferramentas e recursos surgem no mercado todos os dias. Um bom exemplo disso foi o GPT Chat que mencionei anteriormente. Essas tecnologias são criadas com o objetivo de otimizar rotinas nas empresas.

Ao aplicar a reciclagem na organização, os funcionários têm a oportunidade de se atualizar e se adaptar a essas mudanças. Assim, estarão sempre à frente em termos de competitividade.

Manter uma equipe bem-preparada

A reciclagem auxilia na realocação dos colaboradores internos, ou seja, mantém aqueles que compõem uma equipe bem preparada. Dessa forma, a empresa consegue manter a equipe alinhada e atualizada sem a necessidade de novos colaboradores.

Por outro lado, a prática faz com que os funcionários se sintam mais valorizados, pois percebem a iniciativa da organização em investir no aprendizado contínuo ao invés de procurar outros profissionais.

Produtividade aumentada

A produtividade é um fator que não deve ser negligenciado na reciclagem. Isso ocorre porque, quando os funcionários são reatribuídos a funções que correspondem mais de perto às suas competências e habilidades, é provável que se sintam mais produtivos e motivados.

Assim, metas que antes não eram fáceis de alcançar podem se tornar mais fáceis melhorando os pontos com os quais mais se identificam no momento. Dessa forma, aumenta-se também a qualidade, pois o aprendizado contínuo auxilia no conhecimento e na criação de estratégias para o trabalho diário.

Custos reduzidos para novas contratações

Assim como a recapacitação ajuda a manter uma equipe bem-preparada, também ajuda a empresa a reduzir o custo com novas contratações. Isso porque na recapacitação interna de antigos funcionários não há a necessidade de tantos processos seletivos.

Nesse cenário, quando os funcionários são qualificados e treinados, o custo de recrutamento é reduzido significativamente. E não estou falando apenas de dinheiro aqui. Os processos seletivos demandam tempo e atenção do RH, o que geralmente é evitado com a prática de retreinamentos.

Como o profissional de RH deve proceder ao implementar o Reskilling?

RH e Reskilling

O RH tem um papel muito importante na implementação da reciclagem. Isso significa que, além de entender seu significado, é preciso identificar todos os processos que se relacionam com a prática.

Para dar um exemplo, é fundamental entender que, antes de fazer uma mudança de carreira para um funcionário, é necessário entender seu perfil comportamental. Isso significa que o RH precisa conhecer os pontos fortes e fracos do funcionário. Assim, será mais fácil identificar o que ele precisa desenvolver e se responsabilizar pela nova função ou cargo.

Nesse contexto, ainda usando o exemplo do filme “Um Senhor Estagiário”, pode-se observar que o recrutador é aquele que contrata uma pessoa mais velha e principalmente faz uma série de perguntas para colocá-la no setor que mais se adequa às suas competências. .

Uma boa forma de fazer isso é utilizar ferramentas como a matriz de competências, pois permite o reconhecimento do perfil e das competências dos colaboradores ou mesmo o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, que consiste em um documento que auxilia a empresa no acompanhamento do desenvolvimento profissional do empregado.

O setor de RH deve ser estratégico para que a requalificação faça a diferença na trajetória do profissional e da empresa. Isso significa que ele precisa estar atualizado sobre as mudanças do mercado e sobre o perfil de seus funcionários. Assim, a requalificação pode ocorrer no momento certo e proporcionar maiores benefícios para ambas as partes.

Leia mais >> Como otimizar seus conteúdos para as redes sociais através do SMO

Como introduzir o Reskilling numa empresa?

Para implementar a reciclagem na empresa, é necessário conhecer a carga horária e as possibilidades associadas ao aumento da qualificação dos funcionários. Por meio dessa visão, é possível realizar um planejamento estratégico que auxilie na requalificação e adaptação do profissional.

Em seguida, faça uma revisão passo a passo para tornar a implementação do retreinamento o mais tranquila possível:

Conheça as necessidades de negócios e as habilidades disponíveis

Como já mencionado, o RH precisa conhecer os gargalos do negócio e saber quais mudanças precisam ser feitas. Após esse diagnóstico, é necessário verificar as necessidades da empresa com o perfil e competência dos atuais funcionários.

Esse processo pode ser feito com as ferramentas que mencionei no tópico anterior, pois facilitam o mapeamento de oportunidades e o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Use a tecnologia como aliada

É fundamental usar a tecnologia como aliada durante o processo de requalificação. Isso porque os recursos digitais podem facilitar – e muito – todos os procedimentos. Do planejamento à execução.

A tecnologia ajuda a errar menos e a tomar decisões mais assertivas. Além disso, por meio de ferramentas tecnológicas, os processos são otimizados e ainda é possível criar análises e relatórios que auxiliam no acompanhamento do aprendizado dos colaboradores.

Invista em projetos de treinamento e desenvolvimento

Na prática da requalificação, é importante investir em projetos de treinamento e desenvolvimento, ou seja:

  • cursos presenciais ou online;
  • oficinas;
  • discursos;
  • universidade corporativa;
  • entre outros.

É fundamental que em qualquer plano de carreira, a empresa tenha uma ferramenta própria para alcançar os resultados esperados. Isso significa que algumas habilidades só podem ser aprimoradas por meio de palestras, enquanto outras exigem um treinamento mais extenso.

Avalie e reavalie os resultados

Por fim, é fundamental perceber que muito mais do que avaliar os resultados da requalificação, é importante reavaliá-los. Isso significa que, mesmo que determinado curso tenha sido concluído e os colaboradores tenham alcançado seus objetivos, é fundamental acompanhar essa evolução e saber quando é necessário investir em novos treinamentos.

Entre as métricas de monitoramento, é importante:

  • identificar conformidade de treinamento de pessoal;
  • avaliar se a nova função corresponde às habilidades aprimoradas;
  • analisar se a tomada de decisão é assertiva.

Esses fatores devem ser orientados por um planejamento estratégico de requalificação profissional para garantir que a requalificação profissional seja feita corretamente.

O sucesso começa com a vontade de evoluir!

evoluir com reskilling

Não só no filme “O Estagiário”, mas também na vida, temos que constantemente dar dois passos para trás antes de dar um passo para frente. E a grande verdade é que são as mudanças que nos levam ao sucesso.

Assim como a frase que citei no início deste conteúdo, adaptar-se às mudanças é a melhor forma de demonstrar inteligência. Portanto, se você administra um negócio, invista em retreinamento. Dessa forma, você não apenas reterá colaboradores que já estão na jornada com você, mas também os ajudará a se desenvolver e crescer profissionalmente.

Se você não tem, mas chegou até aqui porque quer aprimorar suas habilidades, saiba que a prática da reciclagem é fundamental para aprender sempre mais e desenvolver novas habilidades.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e, mais do que isso, tenha aberto seus olhos para algo novo. Lembre-se que tudo o que vem depois da nossa chegada é assustador! Porém, o sucesso começa com a vontade de se desenvolver!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar nosso portal! 

Tags: carreirareskillingsoft skills
EnviarCompartilharCompartilharCompartilharEnviar
Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

Relacionado à Notícias

o que é Cross-selling e Upselling
Marketing Digital

Cross-selling e Upselling: Estratégias Poderosas para Escalar Vendas e Fidelizar Clientes

11/04/2025
155
placas-hotmart
Marketing Digital

Hotmart: como criar meu infoproduto e ganhar dinheiro online com essa plataforma

24/02/2024
497
Arquétipos: Como criar um Storytelling para sua marca
Marketing Digital

Arquétipos: Como criar um Storytelling para sua marca

20/02/2024
267
vendas kiwify 1milhão
Marketing Digital

Kiwify: Guia Completo para Vender seu Primeiro Curso Online ou PLR

02/01/2024
877
compartilhar comentarios nos stories do instagram
Marketing Digital

Novidade do Instagram: Destaque comentários nos Stories para maior engajamento

02/01/2024
405
Estratégic a de crescimento pizza hut
Marketing Digital

Conheça a estratégia de expansão da Pizza Hut no Brasil

02/01/2024
52

Populares

MUV - O que é mecanismo único de vendas no marketing digital

MUV – O que é mecanismo único de vendas no marketing digital

por Johnny
17/12/2023
0
1.9k

O mecanismo exclusivo atua como um catalisador de...

CURSO Automação Sem Limites: n8n + Whatsapp API

Automação de Whatsapp com n8n.io

por Johnny
19/02/2024
0
2.2k

Já imaginou integrar seu site, loja virtual, Wordpress,...

Reserva Ink: marca Reserva lança plataforma de camisetas personalizadas

Reserva Ink: marca Reserva lança plataforma de camisetas personalizadas

por Johnny
17/12/2023
0
564

A novidade foi lançada em 2020 e vem...

como criar um saas no bubble

O Que é SaaS e Como Faturar com Seu Software em 2025

por Johnny
11/03/2025
0
206

O Que é SaaS? SaaS (“Software as a...

Melhores plataformas para infoprodutos

A 6 Melhores plataformas para hospedar seus infoprodutos

por Johnny
17/12/2023
0
394

Vender online com 6 Melhores plataformas para hospedar...

Guia de Softwares

como criar um saas no bubble
Softwares & Ferramentas

O Que é SaaS e Como Faturar com Seu Software em 2025

por Johnny
11/03/2025
206
o-que-é-guithub-e-como-funciona
Softwares & Ferramentas

GitHub: O que é e Para Que Serve

por Johnny
02/01/2024
172
Como-configurar-o-Outlook
Guias & Dicas

Como Configurar o Outlook

por Johnny
26/06/2023
28
ferramentas para correção textual
Softwares & Ferramentas

Conheça 4 ferramentas de correção textual

por Johnny
13/12/2023
30
johnny digital
Instagram Youtube

Sobre   |   Termos de Uso   |   Políticas de Privacidade  |  Contato

© 2024 Johnny Digital – Powered by Bravíssimo Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Dica de Livros
  • Guias & Dicas
  • Softwares & Ferramentas
  • Cursos

© 2022 Mercado & Marketing - Powered by Bravíssimo Digital.

Bem-vindo devolta!

Acesse sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Add New Playlist

Inscreva-se e receba conteúdo toda semana

Preencha o formulário e ganhe esse guia de vendas pelo Whatsapp

Faça a sua Inscrição

Ganhe uma Mentoria de 30min:
Como faturar 50K por mês

através da metodologia Escada de Valor

Preencha o formulário para liberar o link de
agendamento no WhatsApp agora mesmo!

De: R$997 por: Gratuito

Estamos ansiosos para te conhecer.

Faça a sua Inscrição

Ganhe uma Mentoria de 30min:
Como faturar 50K por mês

através da metodologia Escada de Valor

Preencha o formulário para liberar o link de
agendamento no WhatsApp agora mesmo!

De: R$997 por: Gratuito

Estamos ansiosos para te conhecer.

Tem certeza de que deseja desbloquear esta notícia?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?