Robert Collier dizia que “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”. Concorda que sua equipe de vendas pode adotar muito bem essa mentalidade? Então vamos falar sobre a rotina de vendas e como ela pode ser melhorada com sua equipe para alcançar melhores resultados!
Vale dizer que não existe uma fórmula mágica que vai aumentar seus lucros ou relevância online. Mas, embora não exista um roteiro fixo que funcione para todos, podemos citar algumas atitudes que, praticadas com empenho e muitas vezes implementadas no dia a dia, farão a diferença.
Então vem comigo que vou te mostrar algumas tarefas que você pode facilmente encaixar em sua programação diária. E o melhor, é poder avaliar o que cabe no dia a dia de sua equipe, e para seu negócio, e adaptar para aumentar ainda mais seus ganhos! Vem comigo!
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Entendendo a rotina de vendas
Como funciona sua rotina? Você segue uma lista de tarefas predeterminadas ou deixa fluir os requisitos? De qualquer forma, uma coisa é certa: você não pode deixar o sucesso da sua empresa ao acaso e sem organização.
Uma rotina de vendas não é repetir as mesmas coisas todos os dias. Aliás, vale dizer que se você está fazendo isso, pode estar cometendo um erro grave no seu planejamento estratégico. Na verdade, trata-se de dar passos diários e enriquecer suas ações com constância.
Muita gente só lembra do esforço de vendas quando as contas começam a apertar. No entanto, é inútil pensar que em poucos dias você poderá fazer o que deixou de fazer depois de meses.
Com uma rotina planejada, seus objetivos são alcançados com consciência. Vamos conferir algumas etapas que você pode seguir, para te ajudar com a sua rotina de vendas.
Faça uma pesquisa diária
Quando foi a última vez que você aprendeu o que está acontecendo em seu público-alvo ou indústria? As coisas mudam todos os dias e não há razão para supor que as mensagens que você criou meses atrás ainda sejam relevantes.
No início do dia, recomendamos fazer uma pesquisa geral por palavras-chave mais relevantes para sua empresa. Pode ser olhar para o Twitter, Instagram, Facebook, Google Trends, sites de notícias ou o que fizer mais sentido para você.
Vamos dar um exemplo:
→ Você tem uma marca que vende acessórios para celulares. A capa colorida com glitter viralizou porque uma personalidade muito famosa usou esse modelo.
→ Se você esperar que a concorrência dite o que é atual, você ficará para trás. No entanto, se você verificar o Twitter e ver os fãs do artista falando sobre o caso, talvez queira avançar.
Alimente suas redes sociais
Esse é um clássico, mas não poderia faltar. Depois de verificar as tendências do dia, é hora de pensar em um conteúdo que envolva seu público. Seja através de uma transmissão ao vivo, Stories ou um artigo, todo dia é uma oportunidade de se comunicar com o público.
Uma ótima alternativa é o e-mail marketing. Usado de forma inteligente, pode ser uma ferramenta útil para manter os leads atuais, comerciais ou não.
Voltemos ao exemplo:
→ Imagina que legal criar um post no Reels com alguns exemplos de looks que combinam com o casaco alto.
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Acompanhe os resultados das ações anteriores
Estamos sempre olhando para o futuro – e isso é ótimo – mas você tem que ficar atento para analisar se os canais que você já utiliza estão dando bons resultados. Por exemplo, entender o impacto da ferramenta de CRM que você usa na geração de vendas é essencial.
Ao pensar em ferramentas de marketing por e-mail, por exemplo, você pode verificar a taxa média de abertura de e-mails enviados para seus clientes em potencial mais quentes. Ou até mesmo analisar se o número de leads aumentou. O que realmente importa é garantir que não passe um dia em que você não perceba o quanto está evoluindo.
Um processo bem definido inclui braços abertos para receber tentativas fracassadas e aprender com elas para melhorar as futuras. Os testes A/B são ótimos para quem busca melhorar seus processos de comunicação.
Pratique a Busca Ativa
A prospecção ativa significa sair para o mundo e buscar resultados usando as técnicas de vendas certas e inteligentes.
Mas, em geral, a dica é seguir leads quentes. Vale a pena usar SMS marketing, chamadas de teste, marcar reuniões ou o que for necessário para passar para a próxima etapa do funil. Em tempos em que milhares de estímulos competem 100% por nossa atenção, você mal pode esperar que os clientes venham até você.
Uma hora por dia pode ser suficiente para, pelo menos, gerar interesse de alguns clientes em potencial. Em vez de investir toda a sua dedicação em uma única campanha, vale a pena pensar em como cada dia pode ser uma oportunidade.
Mas cuidado: tome cuidado para não parecer insistente ou desesperado. Reveze e garanta que diferentes públicos sejam alcançados, sempre respeite as pessoas que não querem interagir.
Trabalhe no seu serviço pós-venda
Qualquer pessoa que já comprou de você antes tem um enorme potencial para comprar novamente. Portanto, o pós-venda faz parte de como criar uma rotina de vendas. Pergunte a seus clientes o que eles pensam sobre seu produto ou serviço e veja se eles precisam de mais alguma coisa. Por fim, continue alimentando esses leads com conteúdo diversificado.
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Realize o Alinhamento
Se assumirmos que cada dia faz parte de um sistema maior em seu processo de vendas, é justo dizer que há uma ruptura ao final de cada turno. Portanto, uma proposta promissora é reservar alguns minutos para reunir a equipe de vendas e observar o que deu certo.
Basicamente, consiste em compartilhar resultados, insights e, se possível, criar metas para as próximas etapas do seu projeto. Mas lembre-se, esta não deve ser uma aula de pressão e julgamento. O objetivo é realmente discutir e construir apoio mútuo.
Como fazer tudo em um dia?
Com tanta coisa acontecendo no dia a dia de vendas, é difícil acreditar que dará tempo de fazer tudo em apenas um dia, não é mesmo? O segredo é contar com ajuda, não fazer nada “sozinho”. É necessário que você tenha ferramentas para gestão do dia a dia, e gestão das atividades da sua equipe. Um CRM.
O uso de um CRM é imprescindível para deixar todas as tarwfas, todos os followups e todas as demandas sob controle total.
No entanto, não faz sentido focar em estratégias de CRM e negligenciar outros aspectos de suas operações. É preciso encontrar um equilíbrio, desenvolver sistemas e fornecer tudo o que um trader precisa saber para agir de forma independente.
Portanto, esteja atento ao comportamento de seus leads, utilize um CRM e organize a rotina diária da sua equipe e colha grandes resultados!