Você já usa o Whatsapp do se dia a dia, mas e o Whatsapp Business? De fato é a ferramenta numero um no Brasil para conversão de vendas e de produtos de alto ticket.
LEIA COM ATENÇÃO E SIGA A RISCA!
Por que vender pelo WhatsApp?
Antes de começar, não deixe de conferir alguns dados relevantes sobre o uso do WhatsApp no Brasil para que não haja dúvidas sobre a importância de utilizá-lo em sua estratégia.
As principais características do app são a usabilidade, acessibilidade e a funcionalidade que oferece aos usuários, (acesse o site oficial do Whatsapp Business para instalar) hoje o app está instalado em 99% dos celulares brasileiros. Isso porque o WhatsApp permite a troca fácil e instantânea de mensagens, fotos, vídeos, áudios e pagamentos.
A popularidade do WhatsApp fez com que muitas empresas considerassem o aplicativo uma ferramenta importante para seus públicos. Pensando nisso, lançou o WhatsApp Business, a versão de conta comercial do Messenger, e seu utilitário oferece aos clientes essa abordagem.
Fez tanto sucesso que em apenas um ano de existência, os recursos da empresa chegaram a 5 milhões de usuários. Só no Brasil, 72% dos empreendedores com lojas virtuais o utilizam, segundo o Sebrae.
Por isso, a maioria do público está no WhatsApp, por isso é importante que as empresas aproveitem essa oportunidade para gerar vendas.
Confira as 10 dicas para ter sucesso usando o Whatsapp Business
1.Usabilidade do Whatsapp Business
Uma conta comercial usando o aplicativo WhatsApp Business pode ser uma boa solução para usuários que têm muitos clientes e lutam para organizar fluxos de serviço no Messenger.
Isso ocorre porque o aplicativo possui alguns recursos diferentes dos aplicativos comuns, como tags para categorizar conversas. Com eles, é possível filtrar contatos com base em momentos da jornada do cliente. Por exemplo, você pode criar grupos chamados “Novos clientes”, “Novos pedidos”, “Pagos” etc. conforme necessário.
Além disso, você pode criar respostas rápidas padronizadas, o que é útil quando você está de folga ou quando demora um pouco para responder.
Por fim, o WhatsApp Business também oferece recursos exclusivos como: visualizar a quantidade de mensagens enviadas e entregues ao usuário e a quantidade de mensagens lidas.
2. Um número exclusivo para a sua empresa
Também é importante considerar os números a serem usados. Uma boa ideia é manter o WhatsApp empresarial separado da sua conta pessoal por dois motivos. A primeira é a segurança, pois esse número de WhatsApp pode ser usado no seu site e na rede social da sua marca – ou seja, muitas pessoas que você não conhece podem usar o telefone.
Além disso, separando os números, você pode evitar confundir trabalho e assuntos pessoais. Portanto, é mais fácil alocar melhor seu tempo durante o dia, em vez de cair na tentação de responder aos clientes o tempo todo.
3. Crie catálogos de produtos
Outra ferramenta do WhatsApp Business que merece destaque é a criação de catálogos de produtos. Por exemplo, usando esse recurso, você pode inserir o nome, foto, descrição, preço de um produto ou serviço e um link direto para a página de vendas do item.
A ferramenta é uma forma de tornar a venda mais prática e fácil, proporcionando ao consumidor informações de forma acessível para ver o que seu negócio tem a oferecer.
Para registrar seu produto, insira suas configurações de conta e clique em Catálogo. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e preencha as informações.
4. Prepare ofertas especiais
Uma ótima forma de atrair clientes para o seu WhatsApp e ainda mantê-los engajados é oferecer ofertas exclusivas para quem comprar por esse canal. Algumas ideias que você pode oferecer aos seus clientes especiais do WhatsApp incluem descontos, frete grátis e até a chance de conhecer sua loja antes do lançamento.
Se os clientes se sentem especiais e sabem que são priorizados, eles tendem a revisitar e lembrar de sua loja quando precisam comprar o que você tem a oferecer.
5. Crie listas de transmissão
Evite criar grupos para enviar ofertas e postagens para seus clientes. Além de encher suas caixas de entrada com mensagens, seu serviço pode parecer muito objetivo.
Para ficar longe de grupos, você pode usar listas de transmissão. Usando esse recurso, você pode enviar mensagens para vários contatos de uma só vez.
O melhor é que você pode criar várias listas e segmentá-las por perfil de cliente, agrupando-as nos seguintes grupos:
- Consumidores que se interessam pela sua marca, mas ainda não compraram;
- Clientes com pedidos;
- Aqueles que já compram com você, mas sentem um pouco de saudade.
Ao segmentar, considere o funil de vendas, ou seja, onde cada pessoa está em seu relacionamento com sua marca. Assim, você sempre pode obter conteúdo e informações estratégicas para tornar seus serviços mais personalizados.
Não se esqueça de sempre pedir aos seus clientes que desativem as listas de transmissão e parem de receber ofertas. Se você informar seus clientes que eles podem parar de enviar mensagens a qualquer momento, você pode evitar que eles se cansem e tomem medidas mais extremas – como bloquear seu contato.
6. Tenha um calendário de conteúdos
Uma estratégia para manter seus clientes envolvidos com sua oferta é não enviar mensagens para eles. É por isso que é fundamental ter um calendário acionado por mensagens para organizar os tipos de conteúdo e com que frequência se comunicar com cada lista de clientes.
O calendário de conteúdo também é um grande auxiliar para controlar o que foi enviado ao invés de repetir mensagens. Dessa forma, você garante que seus clientes sempre receberão mensagens novas e relevantes.
Não busque apenas enviar ofertas, mas use o WhatsApp como aliado na sua estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, você também pode fornecer um material interessante e manter um relacionamento com seu público sem cansá-lo.
7. Aposte em diferentes formatos de mídia
Outra dica especial é explorar os formatos disponíveis no WhatsApp: envie fotos e vídeos mostrando como usar seu produto e dê conselhos. Esteja atento à frequência com que você envia essas mensagens, pois esses arquivos consomem dados para download e ocupam espaço de armazenamento no dispositivo do cliente. Portanto, guarde-os para ocasiões especiais.
O áudio também pode ser usado para responder às perguntas dos clientes de maneira mais prática – mas não se esqueça de perguntar se eles gostam do formato e limitar a duração do áudio. Afinal, são raras as pessoas que gostam de receber mensagens que duram alguns minutos.
Se precisar enviar uma explicação mais longa, vale perguntar ao cliente se ele pode agendar um horário para você ligar e explicar melhor o problema.
8. Use o status do WhatsApp
O status do WhatsApp também está disponível. Semelhante ao Instagram Stories, esse recurso é outra forma de fornecer informações, conteúdo e ofertas aos seus contatos.
Essa ferramenta é ótima para compartilhar anúncios sem se preocupar com a interferência de mensagens diretas, como serem enviadas para sua lista de transmissão.
Os clientes poderão visualizar a postagem em até 24 horas e, se estiverem interessados, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com sua marca imediatamente.
9. Cuide da linguagem
Mesmo que você use o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, assim como faz com seus amigos e familiares, você não tem o mesmo nível de intimidade com essas pessoas.
Claro, você não precisa ser muito formal, mas tente usar uma linguagem mais neutra e leve para atender todos os clientes. Fique atento também aos erros de ortografia e seja sempre educado.
10. Configure o WhatsApp Payments
Se você já vende online, o WhatsApp Payments pode te ajudar a simplificar o processo de recebimento de vendas pelo app.
A ferramenta permite que você transfira valor para seus contatos e pague por diversos serviços vendidos pelo WhatsApp.
Com o WhatsApp Pay, você pode pagar fornecedores, parceiros e serviços essenciais da sua loja em apenas alguns cliques. Para transações feitas por conta pessoal, não há taxas e são permitidas no máximo 20 transferências por dia de até 1000 reais por operação.
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