Todo mundo diz que o email marketing está morto😱, mas a verdade é que o email marketing ainda é um tema incontornável quando falamos de marketing digital, pois a verdade é que para cada dólar investido, ganharemos em média $38s de retorno.🚀
Se você tem e-commerce, certamente sabe o quanto isso pode afetar suas vendas e seu relacionamento com seus clientes.
É fácil fazer e-mail marketing? Na verdade, não.
A verdade é que existem muitas empresas por aí que já entendem como o email marketing funciona, mas não sabem como começar, e é por isso que deixam o dinheiro na mesa.
8 passos de como fazer email marketing!
As melhores práticas para fazer email marketing com sucesso:
- Defina sua estratégia de campanha
- Crie sua lista de emails
- Escreva um título eficaz e direto
- Produza conteúdo simples e interessante
- Personalize seus emails
- Otimize seus emails para mobile
- Insira links
- Promova a privacidade de seus destinatários
- Envie sua primeira campanha
- Analise os resultados
1. Defina seus objetivos
Você acha que deveria começar a enviar sua newsletter agora?
Há uma parte muito importante de qualquer estratégia que muitas vezes é negligenciada: qual problema você está tentando resolver? Existe uma oportunidade de negócio que você deseja explorar? Qual é o teu objetivo?
Alguns dos objetivos da sua campanha de email marketing podem ser: aumentar o tráfego para seu blog ou site, aumentar suas vendas, obter feedback por meio de pesquisas, aumentar seu banco de dados ou simplesmente conectar-se com seu público. Existem dezenas de tipos de e-mail marketing.
Saiba disso antes de iniciar sua campanha de email marketing. Mais importante ainda, defina metas e mantenha os números em mente. Exemplo: quero fazer 50 vendas ou quero mais de 200 leads para meu banco de dados.
2. Defina sua estratégia
Agora que você definiu suas metas, vamos ajustar sua estratégia para sua campanha. Imagine que você deseja reviver clientes inativos.
Qual é a melhor estratégia? Oferecer um desconto? Transmitir um novo recurso que um cliente reclamou do seu serviço não ter e o fez desistir? Postagem grátis?
Mas e se você quiser vender mais para os clientes existentes? Vai enviar uma gama de produtos complementares às suas compras?
E se você quiser ter mais clientes? Você está planejando hospedar um webinar gratuito sobre os benefícios deste produto? Fazer brindes?
Acho que agora entendi. Defina claramente o que afetará os resultados que você definiu como metas.
3. Escolha os serviços de e-mail marketing
Escolha com cuidado o serviço de e-mail marketing que você usará.
Esteja ciente dos serviços auto-hospedados disponíveis para serviços de saída, mas você precisará configurar servidores de saída e otimizá-los para email marketing, o que incorrerá em mais custos e consumirá mais recursos.
4. Já possui um banco de dados?
Já escolheu o seu serviço de email marketing? Excelente! Mas antes de começar, você precisa de um banco de dados. Você pode começar comprando um, certo? Incorreta! deixa para lá. Isso só lhe causará problemas. É como entrar na casa de alguém, só depois que você está lá para perguntar se pode entrar.
Você está cansado de receber e-mails em sua caixa de entrada de pessoas que você nunca ouviu falar? Então não faça isso!
5. Como fazer marketing por e-mail: práticas recomendadas
Comece pelo remetente
Qual é uma das primeiras coisas que você percebe quando recebe um e-mail? O remetente da mensagem, certo?
Quanto maior o reconhecimento da marca e o engajamento do público, maior tende a ser a taxa de abertura. No entanto, se você tem uma startup ou uma pequena empresa, é natural que os orçamentos de comunicação e branding sejam curtos ou inexistentes, e a prioridade seja publicidade ou vendedores.
Mas não se desespere. Alcançar grandes resultados não é impossível.
Uma coisa que aprendemos com os vários testes que realizamos é que a comunicação personalizada tende a produzir melhores resultados. Se enviar um email para meunome@aminhaempresa.com é normal que obtenha melhores resultados do que geral@aminhaempresa.com.
Crie temas atraentes
É importante saber o que você pode fazer para chamar a atenção de seus leitores. Qual das opções a seguir você acha mais atraente?
– Novo artigo do blog
– 8 dicas incríveis para começar sua jornada de e-mail marketing
Claro, o segundo é mais atraente.
Personalizar e-mails com nomes de pessoas é outra estratégia para chamar a atenção dos leitores e aumentar as chances de abertura.
Observe que recebemos centenas de e-mails todos os dias, portanto, você deve sempre incluir elementos diferentes de outros e-mails.
Também não se esqueça que temos cada vez menos tempo, então quanto mais curto o tópico, maior a probabilidade de o leitor absorver a informação.
A Imagem
Quando você entrega a realização de uma campanha de e-mail para um web designer, do ponto de vista gráfico há uma boa chance de ter uma boa newsletter com algumas imagens bem elaboradas, mas isso não quer dizer que produzirá um bom Efeito.
Imagens muito grandes serão bloqueadas pelo ISP. Além disso, é importante encontrar um equilíbrio entre imagens e texto, caso contrário, o ISP interpretará isso como uma tentativa de ocultar a mensagem e enviar seu e-mail diretamente para o spam.
Chamada para ação (CALL TO ACTION)
O call to action ou call to action é exatamente o elemento que leva o leitor a seguir ou não o caminho do objetivo que você traça.
Em resoluções mais baixas, o botão pode não estar mais visível ao visualizar e-mails na área de trabalho. Esse detalhe pode impactar no impacto que sua campanha tem, então, se possível, sempre teste sua campanha em várias resoluções, principalmente em dispositivos móveis, para que o destinatário de sua mensagem tenha a melhor experiência de leitura possível.
Lembre-se de que, idealmente, você define apenas um objetivo, seja uma página de captura, uma página de destino de vendas ou apenas o artigo que está lendo.
Remoção
As solicitações de remoção são levadas muito a sério. Se você tiver muitas saídas, reconsidere sua estratégia agora. Seu banco de dados reage negativamente ao seu conteúdo e você pode começar a receber várias reclamações de spam.
O conselho que vou lhe dar pode parecer estranho para você, mas acredite, funciona muito bem. Coloque um botão de cancelamento de inscrição na parte superior do seu boletim informativo e deixe claro que você deseja continuar enviando e-mails para pessoas genuinamente interessadas. E aí você me pergunta: Mas a mudança não acrescentaria muito?
Sim, eles vão, mas não haverá mais reclamações de spam, suas taxas de abertura aumentarão e os ISPs começarão a confiar em você e a enviar seus e-mails para suas caixas de entrada.
6. Planejamento
Tão importante quanto conhecer boas práticas de e-mail marketing é saber enviar a quantidade certa. Quantas vezes você se sentiu negativo em relação a uma empresa e desabafou: “Essa empresa me manda tantos e-mails! Dói!”.
– Horário de Envio
– Frequência
– Organização
7. Segmentação
menos é mais! Quando se trata de enviar, provavelmente o pensamento mais tentador é sempre este: quanto mais pessoas eu enviar, melhores serão meus resultados, certo? mentira!
Eu entendo que a tentação é grande (porque no meu tempo de marketing digital também acho), mas tente sempre segmentar seu banco de dados e enviar para menos pessoas. Confie em mim, vale a pena o trabalho! Além disso, você evitará exclusões desnecessárias de spam ou reclamações que comprometam sua capacidade de entrega.
8. Análise e Teste
Após concluir essas etapas, é hora de analisar os resultados. Existem vários critérios de análise: número e taxa de aberturas e cliques, taxa de rejeição, reclamações de spam e conversões.
Depois de analisar os dados, você deve se fazer algumas perguntas, como:
– Existem problemas de entrega com ISPs específicos?
– A oferta é a mais adequada?
– Qual é o comportamento do e-mail em dispositivos móveis?
– Segmentei minha lista corretamente?
Basicamente, você precisa descobrir se configurou sua campanha corretamente do ponto de vista técnico (a maioria dos softwares de email marketing já informa tudo o que você precisa fazer) e se você segmentou sua campanha corretamente. Se tudo correr bem, então é realmente uma questão de estratégia e você tem que mudar rapidamente para não continuar cometendo erros.
Os testes A/B, por exemplo, são uma ferramenta poderosa que está perfeitamente ao seu alcance e que lhe permite fazer várias versões da mesma newsletter, testando com uma amostra da sua base de dados para apurar qual a que lhe pode trazer os melhores resultados.
E ai, gostou do conteúdo? Comece hoje a criar seu processo de email marketing!