Um líder não nasce pronto, pode ser treinado e aprimorado em algumas habilidades, mas já deve carregar alguns traços de sua personalidade. Entre eles, destaco a alegria de trabalhar com pessoas (boas relações interpessoais), o espírito de justiça, a boa tomada de decisão, a versatilidade e o bom caráter.
No mundo em que vivemos hoje, a complexidade está aumentando drasticamente e as organizações precisam cada vez mais de líderes que possam guiá-las na direção certa. Nesse contexto, os líderes devem demonstrar fortes habilidades de gestão e liderança para entregar resultados cada vez mais indescritíveis.
Características e habilidades de um bom líder!
Então, para um líder se desenvolver bem, quais habilidades e qualidades ele precisa desenvolver?
Um líder não nasce pronto, pode ser treinado e aprimorado em algumas habilidades, mas já deve carregar alguns traços de sua personalidade.
Entre eles, destaco a alegria de trabalhar com pessoas (boas relações), o espírito de justiça, a boa tomada de decisão, a versatilidade e o bom caráter.
Com essas características, espera-se ter matéria-prima abundante para ser um bom líder.
A partir dessas características, devemos buscar a próxima ação que o líder deve tomar. Existem dois pontos básicos (em ordem de prioridade): confiança mútua e trabalho em equipe.
Primeiro, ele precisa construir a confiança mútua, a confiança que ele tem com a equipe e a confiança da equipe nele. Essa é a primeira habilidade que tanto os líderes quanto as equipes precisam adquirir. Sem essa característica, os líderes não podem se desenvolver e se destacar na tarefa.
Em seguida, o líder deve demonstrar que trabalhará para a equipe e não para a equipe, ou seja, trabalhará todos os dias em equipe, priorizando ações que beneficiem o todo.
Como se define uma boa liderança?
Um bom líder transforma as organizações para atingir os resultados necessários, através das pessoas que o seguem.
A frase de Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, demonstra claramente o importante papel de um líder nos dias de hoje: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Esta é uma missão bastante desafiadora.
As 5 ações para virar um bom líder
- Com relação ao desenvolvimento da confiança mútua, seguem alguns passos que julgo serem essenciais:Conheça cada funcionário individualmente. Os líderes precisam ter tempo para entender não apenas o lado profissional de uma pessoa, mas também o lado pessoal, interesses, família, etc. É importante que no início da gestão da liderança, ele reserve um tempo para ouvir cada colaborador individualmente, além de registrar alguns dos pontos mais relevantes de cada pessoa para eventual consulta futura.
- Passe algumas informações do líder para os colaboradores, não só profissionalmente, mas também pessoalmente. Durante as conversas iniciais com os funcionários, o líder se abre proativamente e diz aos funcionários o que ele acha que é importante e que é importante que eles entendam a si mesmos. Essa iniciativa deve ser do líder, pois devido aos diferentes níveis, os colaboradores não devem questionar os aspectos pessoais do líder. Desta forma, algum tipo de intimidade saudável começa a se formar.
- Seja sempre verdadeiro. Como diz o ditado: “A mentira tem pernas curtas”. Qualquer conversa de um líder deve ser guiada pela verdade completa e completa. Qualquer mentira, por menor que seja, um dia será descoberta, contrariando a liderança e perdendo completamente a credibilidade.
- Faça o que é dito ou acordado. Na década de 1980, uma expressão muito comum surgiu em todo o mundo para simplificar o conceito de agir de acordo com o plano ou convenção. A expressão é: “Walk-to-talk”, ou seja, faça o que você diz. Isso é fundamental para construir uma forte relação de confiança entre equipes e líderes. Um líder tem que dar o exemplo, o que significa que ele tem que fazer o que é acordado ou comentado.
- Nunca prometa nada que não possa ser cumprido ou tenha poucas chances de ser cumprido. Em muitos casos, é melhor dizer que você não tem informações ou que precisa de mais tempo para confirmar fatos e decisões, em vez de comentar sobre possíveis ações.
O que deve evitar como líder
Da mesma forma que a confiança mútua é a primeira habilidade a ser conquistada pelo líder e pelo time, a quebra da confiança é também a principal força de destruição deste relacionamento.
A partir do momento que se perde a confiança de um lado ou do outro, não haverá mais relacionamento saudável entre as partes e, dificilmente, o líder conseguirá restabelecer seu bom relacionamento para com o time a curto prazo. Líderes que quebram a confiança, dificilmente conseguem reconquistá-la.
O segundo ponto fundamental é o líder trabalhar com espírito de time. Neste aspecto, o líder deve influenciar as pessoas a trabalharem priorizando os resultados para as organizações, para o time e por último, para o líder.
Como liderar um time
Alguns passos para detalharmos a liderança com espírito de time:
- Priorizar os benefícios da empresa e do time, em detrimento aos benefícios ao líder. Esta é uma atitude fundamental para reconhecer uma disposição clara do líder em prol do time.
Evidenciar os resultados que foram atingidos pelo time. O líder necessita reconhecer e evidenciar para toda a organização os resultados que foram atingidos pelo time, não apenas evidenciar os resultados atingidos por ele. - Buscar uma forma de gestão, onde a influência seja a arma principal de inspiração para os funcionários. Ao invés de ter uma postura mais ditatorial, é importante que o líder seja o exemplo para a organização e através desta postura, influencie positivamente seus colaboradores.
- Ter postura de humildade e saber ouvir todos os membros do time. Aqueles líderes que querem apenas falar sobre suas vitórias e sempre serem os protagonistas de todos os fatos glamourosos da organização, não terão a consideração necessária do time, pois não terão a postura de espírito de time.
Desta forma, com confiança mútua e com liderança baseada em espírito de time, o líder solidificará suas bases de liderança para, na sequência, progredir em outras áreas de gestão e se tornar um grande líder.
A confiança do time em você é muito importante
Os líderes, por outro lado, todos precisam avançar com integridade, total confiabilidade e trabalho em equipe. Se ele não fizer isso por um tempo, ele chama a atenção e a confiança nele é quebrada.
Como resultado, seu respeito e liderança podem ser comprometidos, colocando a organização em risco. É fácil explicar por que leva muito tempo para ganhar a confiança de alguém ou de uma equipe, mas nem um segundo para perdê-la.
Manter a confiança de uma equipe é inestimável e deve ser mantido a todo custo.
Os cargos de liderança devem ser preenchidos por pessoas que lideram pelo exemplo. Isso é crítico.
Portanto, enquanto esse líder seguir bons princípios de liderança, ele manterá a confiança na equipe.
À medida que a liderança for fortalecida, a organização alcançará resultados mais expressivos e, como resultado, a organização se tornará mais forte e mais bem preparada para o crescimento contínuo.
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