Com o setor de e-commerce se recuperando nos últimos anos, mais produtos estão sendo anunciados todos os dias em marketplaces em vez de sites de vendas. Isso porque esse modelo traz benefícios para o vendedor – como maior exposição e segurança na transação. E é aí que entra um profissional não tão conhecido: o gestor de marketplace.
De acordo com uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a receita do comércio eletrônico brasileiro chegará a R$ 169 bilhões em 2022 – R$ 18 bilhões a mais do que no ano anterior, representando um aumento de quase 11%. Nesse contexto, o marketplace tem desempenhado um papel fundamental, aumentando a quantidade e a variedade de produtos, além de incluir marcas e garantir a reputação dos produtos que anunciam.
“Muita gente não sabe que existe um marketplace e compra da Magal, por exemplo, achando que vai entregar. A credibilidade que o banner transmite ajuda na conversão. Mesmo que o consumidor saiba como funciona o marketplace, sabendo que uma grande empresa está por trás, ele se sente mais seguro na hora de comprar”, diz Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções em Negócios Digitais – startup de performance de marketplaces nacional e internacional.
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Gerente de Marketplace em alta demanda
Mas afinal, nessa modalidade, quem gerencia todas as etapas e processos que compõem a venda? Market Manager, figura pouco conhecida, mas essencial para o sucesso de negócios como Mercado Livre, Magalu e outros marketplaces brasileiros. “O gestor de marketplace é responsável por todas as fases do processo de vendas, desde os eventos de marketing, passando pela compra, logística de entrega, até o recebimento do preço de venda. É uma característica que sem dúvida traz desafios, mas cada vez mais procurada e valorizada pelo mercado. O salário desse profissional varia em média de R$ 7 mil a R$ 11 mil”, destaca Garcia.
Garcia listou 4 funções de um gestor de mercado, considerada a “profissão do futuro”:
Logística
A logística de entrega é um dos “calcanhares de Aquiles” do e-commerce em geral e é um assunto que o gestor deve abordar. “A entrega é um ponto de foco, principalmente para produtos grandes. No entanto, o mercado garante ao vendedor uma taxa de frete mais competitiva e uma entrega mais rápida. Ao informar a nota fiscal de venda, a etiqueta é liberada para exposição do produto nos correios ou no ponto de embarque no canal”, explica o especialista.
Os marketplaces estão cada vez mais vendendo experiência e, como resultado, os tempos de envio e envio estão ficando cada vez mais curtos. “Por exemplo, o mercado livre exige que um produto seja publicado em até 3 horas após a venda”, explica Garcia.
Portanto, cabe ao gestor de marketplace garantir que todo esse processo logístico ocorra sem problemas. “O vendedor busca o mercado justamente pela facilidade de transporte, então cabe à marca e ao profissional responsável dar todo o suporte nesse sentido”, ressalta Garcia.
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Setor de compras
Na opinião do gestor, saber comprar é tão importante quanto saber vender no mercado. E essa é a tarefa do administrador do mercado. “Quem não sabe comprar bem, não vende bem. E comprar bem não significa se guiar apenas pelo valor, mas pelo tipo de produto que vai ter demanda, relevância”, recomenda o especialista.
Para desempenhar bem esse papel, o profissional deve estar sempre informado sobre os últimos lançamentos e tendências e acompanhar o novo “hit” do momento. “O gestor de marketplace deve estar sempre muito bem informado, atento à concorrência e deve ter agilidade e sensibilidade para identificar produtos com potencial de altas margens de vendas”, avalia o executivo.
A grande vantagem do universo online, segundo Garcia, é que tudo é rastreável, hoje existem diversas ferramentas no mercado que indicam quais produtos vendem mais, os temas mais pesquisados, as regiões com mais vendas. Conhecer essas ferramentas ajuda muito na definição do ‘mix’ de produtos, além, é claro, de fazer promoções para aproveitar as datas sazonais”, afirma.
Marketing
Também é impossível obter um desempenho de vendas positivo por meio do mercado sem um marketing eficaz. “O gestor de marketplace também cuida dessa parte, e o primeiro passo é traçar uma boa estratégia de marketing com todo o passo a passo e cronograma das ações que serão realizadas”, orienta o especialista.
Uma boa estratégia de marketing só é possível com uma personalidade muito bem definida. “É preciso conhecer muito bem o cliente e saber o que ele procura e que tipo de linguagem ele gosta. Só assim será possível chamar a atenção e fidelizar cada vez mais esse público”, afirma o gerente de Petina.
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Recebimento do valor
O mercado oferece muitos benefícios ao vendedor, incluindo facilidades de recebimento. “As regras podem mudar dependendo da plataforma do mercado, mas o processo de pagamento é simples porque os sistemas desenvolvidos oferecem muita automação”, explica o especialista.
Outro aspecto importante são as comissões. Em geral, todos os marketplaces cobram um percentual sobre cada venda realizada, “Esse modelo costuma ser muito vantajoso, principalmente para os pequenos pontos de venda, pois ao invés de ter que pagar um investimento alto para estruturação, o que dificilmente vai acontecer, vai dar o mesmo retorno financeiro retorno o comerciante paga apenas uma porcentagem do que vende.
No entanto, deve-se ter em mente o impacto das comissões na margem de lucro.
“Tudo isso tem que ser bem calculado pelo gestor de mercado para que seja benéfico para todas as partes envolvidas. Assim você evita surpresas desagradáveis”, finaliza Garcia.