Quando você decide anunciar com o Google Adwords, pode descobrir que tem várias opções de publicidade para escolher.
Uma dessas opções são as campanhas da Google Ad Network.
Nesta postagem, veremos como configurar sua própria campanha na rede de anúncios do Google. Ou seja, vejamos quais aspectos merecem atenção quando o objetivo é criar uma campanha de sucesso na rede de publicidade do Google. Também veremos o que você pode fazer para otimizar sua campanha a longo prazo.
Ao final deste post, você terá o conhecimento necessário para criar uma campanha de ROI positivo na Google Ad Network.
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O que são anúncios do Google?
Se você é novo na publicidade do AdWords, provavelmente não está familiarizado com o Google Ads. Os anúncios na Google Ad Network são basicamente “anúncios gráficos”.
Abaixo está um anúncio gráfico encontrado em Forbes.com.
Os anúncios na rede de anúncios do Google geralmente aparecem em sites que não são do Google, com exceção do YouTube. Ou seja, você pode exibir anúncios na rede de anúncios do Google no mesmo formato dos anúncios de pesquisa. Mas a maioria das pessoas que usa anúncios gráficos o faz porque deseja usar anúncios com muitas imagens.
O Google permite que você crie anúncios com imagens de tamanhos diferentes.
Definindo a campanha
Como em todas as outras formas de tráfego pago, você não deve se apressar em criar uma campanha na Google Ad Network, pois provavelmente perderá muito dinheiro. Ou seja, em vez disso, você deve fazer o trabalho de preparação algum tempo antes da campanha para aumentar as chances de seus anúncios serem bem-sucedidos.
O primeiro elemento em que você deve se concentrar é quem você deseja alcançar com seus anúncios.
Se você não souber quem é seu público-alvo, não conseguirá exibir seus anúncios para as pessoas certas., Ou seja, sem isso, você terá poucas chances de ganhar com anúncios.
Então, o que você precisa fazer para evitar esse problema?
Criar uma buyer persona pode ser um ótimo começo.
Uma buyer persona lista os traços e características do seu cliente ideal. Ou seja, é importante ter essas informações porque você pode usá-las para segmentar seus anúncios.
Para uma campanha de rede de anúncios, você deve ter as seguintes informações disponíveis:
- Sites visitados pelo seu cliente ideal. Em outras palavras, onde seus clientes estão gastando seu tempo online?
- Palavras-chave usadas no Google para encontrar empresas como a sua.
- Palavras-chave relacionadas ao seu produto ou oferta.
- Localização.
Você também pode coletar algumas informações demográficas, como idade e sexo de seus clientes, embora isso não seja importante para todos os tipos de negócios. No entanto, você pode encontrar palavras-chave usando o Planejador de palavras-chave do Google.
Saiba também como criar anúncios da rede de pesquisa do Google.
A segunda tarefa importante é verificar para onde você está enviando tráfego.
Você pode e deve usar o Google Adwords para direcionar tráfego para sua página de destino. No entanto, é importante acrescentar que as páginas de destino aprovadas para campanhas de anúncios do Facebook geralmente não são aprovadas para campanhas do AdWords.
Para o Adwords, você precisa usar páginas de destino “mais longas”. Ou seja, é muito raro, se não impossível, poder usar um site que tenha apenas um nome, alguns tópicos e um formulário de inscrição.
As páginas de destino usadas para campanhas do AdWords devem conter mais informações. No entanto, também é obrigatório incluir links para seus termos e condições e páginas de política de privacidade.
Leadpages oferece um modelo excelente que pode ser usado para páginas de destino do AdWords.
Para aumentar a probabilidade de sucesso de sua página de destino do AdWords, você precisa incluir o máximo de informações de contato possível, incluindo um número de telefone e endereço físico.
Considere também dar uma olhada nos bastidores do que você está oferecendo e explicar por que decidiu fazer essa oferta.
Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, e o Google não acredita que isso seja possível com uma página de destino rasa.
A seguir, veremos como configurar uma campanha na rede de display do Google.
Configurando seus anúncios
Após se cadastrar no Adwords, você verá a página abaixo.
Clique em ‘+ Campanhas’ e aí selecione ‘Apenas na Rede de Display.’
Você terá que dar um nome para a sua campanha.
Você será presenteado com a opção de selecionar um “alvo de marketing”.
A escolha de um objetivo de marketing pode ser útil se você for novo no Google AdWords e ainda não estiver familiarizado com ele.
No entanto, para esta postagem, selecionaremos “Sem alvos de marketing”. Após selecionar esta opção, “Todos os recursos” também devem ser marcados.
Ao selecionar “Sem metas de marketing”, você pode decidir quais configurações usar para sua campanha.
A primeira coisa que você precisa decidir é a segmentação geográfica da sua campanha. Claro, você deve preencher esta opção com base na persona do comprador que você criou anteriormente.
Observação: se você optar por promover sua campanha em um país estrangeiro com potencial comprovado, selecione o idioma que usa para tornar seus anúncios relevantes.
Depois de fazer a segmentação geográfica, você precisará definir o orçamento da campanha.
Um orçamento de campanha geralmente determina quanto você deseja gastar em anúncios por dia.
Há também a opção de selecionar uma ‘Estratégia de lance.’
Por enquanto, é interessante selecionar “CPC manual”. Você pode experimentar outras opções à medida que for adquirindo mais experiência.
Isso permite que você lance sua campanha com algum controle.
Você também poderá selecionar algumas “Extensões de anúncio” e ajustar algumas “Configurações avançadas”.
Esses são os elementos que você deve experimentar à medida que adquire mais experiência com a rede de publicidade do Google.
Após clicar em ‘Salvar e continuar,’ você será levado para a página abaixo:
Essa é a parte divertida porque você escolherá a segmentação de anúncios.
Para começar, você precisa nomear seu grupo e selecionar um CPC máximo.
O lance máximo de CPC determina quanto você está disposto a pagar por clique.
Como você ativou a opção manual, pode decidir aqui quanto deseja investir. Você pode dar um lance baixo no início – 10 ou 20 centavos por clique.
Você poderá ajustar essas opções mais tarde porque o Google AdWords informará quanto lance deve ser feito com base em suas opções de segmentação.
Então você precisa escolher como segmentar seus anúncios.
Se está a configurar uma campanha gráfica pela primeira vez, deve selecionar a opção “Palavras-chave”. Essa opção oferece mais controle sobre a segmentação de anúncios.
Nesta seção, você precisa inserir as palavras-chave que escolheu anteriormente ao criar sua persona de comprador.
Observação: os tipos de correspondência não podem ser selecionados para palavras-chave da Rede de Display. Na rede de anunciantes, as palavras-chave serão tratadas como uma correspondência vaga.
Você também pode usar a opção “Encontrar palavras-chave relacionadas” para expandir sua lista de palavras-chave.
No entanto, lembre-se de que quanto mais palavras-chave você selecionar, menor será a segmentação de seus anúncios.
Além das palavras-chave, também pode ser uma boa ideia segmentar seus anúncios por local.
Você pode encontrar a opção de segmentação por local rolando para baixo e clicando na opção “Restringir ainda mais sua segmentação”.
Aqui você poderá configurar seus anúncios para exibição em sites relacionados com a sua oferta.
Você pode até selecionar páginas específicas onde seus anúncios devem aparecer. Faça isso clicando na opção ‘+ Vários canais’.
Ao selecionar suas configurações de anúncio, você também verá as impressões disponíveis.
Esse recurso informará quanto estoque está disponível. O inventário é a quantidade total de espaço publicitário que o Google possui.
Um número alto significa que, se você criar uma campanha bem-sucedida, poderá aumentar facilmente seu orçamento sem pagar demais.
Naturalmente, quanto mais precisos forem seus anúncios, menos impressões haverá.
Observação: em alguns casos, convém criar campanhas separadas para cada opção de segmentação. Isso ajudará a reduzir as sobreposições que podem limitar o potencial de segmentação.
Você precisará então desenvolver a “Criação” do seu anúncio.
Como mencionei antes, é possível criar anúncios de texto para uma campanha de rede de anúncios, mas neste post vamos focar em anúncios gráficos.
Se você tiver seus próprios designs de anúncios, poderá carregá-los no site clicando em “Visualizar anúncio” na seção “Criar anúncios”.
Existe também uma opção para incluir a URL do seu website, para que o próprio Google crie alguns designs de anúncios pra você.
Ao longo do caminho, você verá algumas sugestões que pode usar em sua campanha gráfica.
Se você vir uma opção de que gosta, mas deseja personalizá-la ainda mais, passe o mouse sobre ela e clique em Editar.
Você pode então editar vários elementos do anúncio ou criar virtualmente um novo anúncio.
Você pode visualizar o anúncio em vários tamanhos. Para fazer isso, clique em uma das formas disponíveis logo acima da visualização do anúncio.
Divulgue também em anúncios do Youtube.
Algumas sugestões de solução de problemas
Em alguns casos, uma campanha de anúncios gráficos pode não produzir os resultados esperados.
Se você perceber que seus anúncios têm uma taxa de cliques baixa, é possível que eles não sejam muito atraentes.
Observação: para ver como seu anúncio atende aos padrões do setor, você pode usar a ferramenta Impression Benchmark.
É importante mencionar que, em muitos casos, os anúncios gráficos tendem a ter as taxas de cliques mais baixas. Ou seja, isso geralmente ocorre porque os anúncios na rede de anunciantes tendem a obter menos impressões do que outros tipos de anúncios.
Para obter inspiração sobre o que faz um anúncio “clicar”, analise os anúncios nos quais você clicou recentemente.
Estude os elementos de sucesso desses anúncios e veja se há algo que você possa implementar em suas próprias campanhas. Ou seja, você pode até criar um “portfólio” de todos os anúncios interessantes que viu recentemente.
Você também deve fazer testes A/B em seus anúncios para aumentar a probabilidade de criar um anúncio que gere um ROI positivo.
Se seus anúncios tiverem uma taxa de cliques baixa, também é possível que você tenha cometido erros de segmentação. Talvez seus canais não sejam ideais ou suas palavras-chave não sejam específicas o suficiente.
Considere também os formatos de anúncio que você usa. Se você usar consistentemente um formato de anúncio, provavelmente também terá uma CTR baixa. Ou seja, diferentes tipos de anúncios geram diferentes taxas de cliques.
O gráfico abaixo mostra como as taxas de cliques podem variar de acordo com o formato do anúncio.
Observe a sua taxa de cliques
Se você tem uma taxa de cliques alta, mas não está gerando um bom ROI, observe a página para a qual está enviando tráfego.
É possível que sua oferta não seja atraente o suficiente para incentivar os usuários a realizar a ação desejada.
Se seus anúncios não estiverem gerando cliques ou impressões suficientes, também é possível que você tenha definido um lance muito baixo.
Isso pode ser facilmente corrigido se você aumentar os lances. Adicione 10 centavos de cada vez até ver seus resultados crescerem.
Conclusão
Uma campanha bem elaborada da Google Ad Network tem o poder de levar sua empresa ao próximo nível.
Nesta postagem, exploraremos como você pode criar uma campanha bem-sucedida na rede de publicidade do Google. Vimos como você pode preparar uma página de destino e também como segmentar anúncios.
Também falamos brevemente sobre o que pode ser feito para otimizar seus anúncios a longo prazo.
Agora, por que não criar uma campanha na rede de diaplay do Google e ver quais resultados você pode gerar?
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