Quer algumas dicas de vídeo sobre o Google Ads (antigo Google AdWords)? Então hoje vim te mostrar dicas sobre como montar seu primeiro anúncio. No entanto, clique no player abaixo para assistir. Para se aprofundar no conteúdo, leia o artigo completo!
O Google Ads (antigo Google AdWords), principal fonte de receita do Google e geralmente a primeira opção a ser considerada para investimento em mídia paga como parte de uma estratégia de marketing digital. Ou seja, destaca-se como uma plataforma de publicidade de autoatendimento que permite que empresas de qualquer tamanho anunciem e extraiam resultados.
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O que é o Google Ads (antigo Google AdWords)?
Google Ads é a plataforma de publicidade do Google e principal fonte de receita. Ou seja, nela, o nós mesmos desenvolves nossos anúncios e determina onde exibi-los. Ou seja, na rede de busca, em diversos sites pela rede de publicidade, ou mesmo em outros produtos como Youtube e Gmail.
Após criar uma conta no Google Ads e configurar as opções de cobrança (a ferramenta aceita pagamentos com cartão de crédito ou débito), você pode escolher o tipo de campanha que deseja desenvolver:
- Rede de Pesquisa
- Rede de conteúdo
- Anúncios no Gmail
- Google Shopping
- Vídeo
- Campanha universal de promoção de aplicativos
Tenho que te dizer que a Rede de Pesquisa do Google é o tipo de campanha mais popular porque permite que anúncios de texto sejam exibidos diretamente no mecanismo de pesquisa mais usado do mundo. Ou seja, para usuários que procuram exatamente o que a empresa tem a oferecer. No entanto, uma boa publicidade de pesquisa pode direcionar mais tráfego e reduzir o custo por clique. Ou seja, pode ser a diferença entre um negócio economicamente viável e um inviável. Você entender a relevância dessa etapa e sua implementação é, portanto, a base dos resultados.
A estrutura da publicidade no Google Ads
Um anúncio padrão no Google Ads é dividido em quatro partes:
- URL final: é o endereço real para onde o usuário será redirecionado após clicar no link. Ou seja, este endereço não aparece no anúncio;
- Título: a primeira linha do anúncio, mas seu cadastro se dá em 2 linhas de 30 caracteres cada, que serão separadas por um traço no título;
- Caminho: Um endereço “fictício” mais curto que aparece em verde. Inclui automaticamente a página cadastrada na URL de destino e permite a inclusão de duas subcategorias de 15 caracteres cada;
- Descrição: linhas de texto logo abaixo, com extensão máxima de 80 caracteres.
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Anúncios de texto responsivos
Em 2018, o Google revelou que o futuro da publicidade está no aprendizado de máquina. Ou seja, por esse motivo, começou a dar mais ênfase aos anúncios de texto responsivos e incentivou os usuários a “deixar a máquina escolher”. Ou seja, é um formato dinâmico em que o algoritmo do Google Ads constrói anúncios diferentes para cada usuário e foca em aumentar as conversões. Além disso, a empresa garante que quem usa essa modalidade tem 15% a mais de cliques.
No entanto, você pode enviar 15 títulos de até 30 caracteres e 4 descrições de até 90 caracteres. Ou seja, a plataforma então aprende a mostrar quais combinações fazem mais sentido para cada busca, e os resultados respondem de acordo.
Dicas para produzir um anúncio
A melhor maneira de nós obtermos sucesso com a publicidade é, de alguma forma, comunicar aos usuários que seu anúncio foi “feito para eles”. Ou seja, digitar exatamente a mesma palavra-chave em uma busca costuma gerar ótimos resultados, principalmente porque os termos utilizados pelo usuário na busca, quando aparecem no anúncio, ficam em negrito e se destacam. No entanto, uma outra opção é incluirmos alguns qualificadores no anúncio. Ou seja, como você só paga ao Google por cliques no modo CPC, os qualificadores também servem para eliminar aqueles cliques que não interessam à sua empresa.
Por exemplo, é improvável que alguém que não seja estudante veja seu anúncio se você deixar claro: “somente estudantes”.
Devo te dizer que incluir preços e formas de pagamento também funciona. Ou seja, como um filtro ela afeta positivamente a taxa de conversão do anúncio. Ou seja, ao visualizar um anúncio sem informação sobre o preço, é necessário entrar no site e avaliar esta informação, gerar um clique e depois uma taxa. No entanto, se o preço já está mencionado no anúncio, a etapa de pesquisa de preço já foi superada na busca, então o possível visitante está muito mais qualificado e com mais chances de conversão. Ou seja, alguns estudos também mostram que colocar todas as palavras em maiúsculas chama a atenção e atrai mais cliques (até o próprio Google recomenda isso).
Outra coisa: não economize nos personagens! Eles são feitos para serem usados, então tente usá-los o máximo possível em seu anúncio.
Há também algumas outras dicas específicas para cada parte do anúncio:
Título
Posso te adiantar que o título é a parte mais atraente do anúncio. Ou seja, deve refletir o que o usuário está procurando. Se você está tendo problemas para encontrar boas ideias de nomes, experimente algumas de nossas sugestões:
Chamada ao público:
>Gestão para freelancers
>Software de contabilidade
Vá na ferida:
>Problemas com a Internet?
>Você precisa de um médico?
Seja provocativo:
>Odeio esperar?
>Cansado da sua televisão?
Desperte a sua curiosidade:
>O segredo das vendas
>Você é um bom chefe?
Para fornecer informações:
>Como escolher o seu novo celular
>Como cozinhar melhor
Descrição
É fato que nós não conseguimos encaixar todo o discurso de vendas da sua empresa em apenas 80 caracteres. Lembre-se, o objetivo é apenas atrair cliques. Ou seja, outras informações necessárias estarão em seu site.
Nas linhas de descrição, é interessante destacar alguns argumentos que podem despertar interesse (ou curiosidade) e atrair cliques:
a) Descrição das características e funções:
>Móveis de madeira maciça
>Motor 2.0, airbag e bancos em couro
b) Benefício (ou solução) claro e conciso:
>Economiza até 15% de energia
>Melhore sua didática
c) Uma proposta que mostre algo em que você é diferente:
>Instalação em apenas 1 dia
>10 anos de experiência
d) Um depoimento ou indicador de status:
>Destaque na revista Veja
>Vencedor do Prêmio X
e) Uma chamada:
>Compre hoje
>Download
f) Uma frase que apavore qualquer pessoa fora do público-alvo:
>Só no RJ
>Para empresas multinacionais
g) Promoção:
>40% de desconto
>Teste grátis por 10 dias
URL de exibição
Devido à cor diferente e marcante, esta série também é muito importante. Use o domínio próprio da empresa para selecionar a URL exibida e tente resumir a oferta que você tem para o usuário após o clique.
Por exemplo, se estivéssemos oferecendo um de nossos e-books da Pesquisa Digitais, um bom endereço seria: reservasdigitais.com.br/eBooks
URL de destino
O próximo item a escolher é a página para a qual você direcionará as pessoas que clicarem no seu anúncio. Ou seja, a melhor opção é direcionar o usuário para uma página que tenha exatamente o que ele procura e que corresponda perfeitamente ao anúncio.
Uma boa página de destino criada exclusivamente para a oferta anunciada geralmente gera muito mais resultados do que simplesmente enviá-la para a página principal (home page) e deixar para o usuário descobrir onde está a informação.
Extensões de anúncio
Além do conteúdo do próprio anúncio, é possível adicionar extensões de anúncio, incluir informações adicionais à oferta e isso pode afetar o desempenho da sua campanha.
O Google está constantemente atualizando os tipos de extensões de anúncio, por isso é importante acompanhar o blog oficial, bem como avaliar constantemente as opções na própria ferramenta.
As extensões atualmente disponíveis são:
- Sitelink: links para outras páginas do site;
- Frases de destaque: frases curtas onde é possível destacar os diferenciais do produto/serviço anunciado;
- Snippets Estruturados: lista de funcionalidades oferecidas, como marcas, serviços, modelos e cursos;
- Ligação: inclua o telefone no anúncio — em dispositivos móveis, você pode iniciar uma ligação diretamente do anúncio;
- Mensagem: permite ao usuário enviar uma mensagem de texto pelo celular com conteúdo pré-determinado pelo anunciante;
- Localização: permite incluir um endereço comercial usando sua conta do Google Meu Negócio e exibe a distância até o usuário;
- Localizações das filiais: atualmente disponível apenas para concessionárias de automóveis e redes nos EUA e no Reino Unido;
- Preço: lista de produtos, serviços e até eventos, onde você pode especificar o preço e links específicos;
- Aplicativos: destacando um aplicativo Android ou iOS em um anúncio;
- Comentários: comentários de clientes e influenciadores (é necessário ter um comentário registrado em alguma página do site);
- Extensões automáticas: são criadas automaticamente pelo Google quando ele prevê que podem melhorar o desempenho.
As extensões podem ser configuradas no nível do grupo de anúncios (exibidas apenas com anúncios do grupo selecionado), campanha (exibidas com todos os anúncios da campanha) e nível da conta (exibidas com todos os anúncios de pesquisa ativos na conta). Ou seja, recomendamos configurar grupos de anúncios para ter extensões mais relevantes com contexto de anúncio.
Além disso, ao configurar as extensões, é possível especificar o período em que elas serão exibidas (ótimo para promoções e eventos) e se serão exibidas apenas em dispositivos móveis (interessante para desenvolver extensões exclusivas, por exemplo, publicidade “gratuito envio via celular”).
Mais extensões
Algumas extensões permitem cliques do usuário, como links de subpáginas (que direcionam os visitantes para páginas específicas em seu site), frases de destaque e aplicativos. Se o usuário clicar na extensão e não no título do anúncio, o valor do CPC pago pelo anunciante será o mesmo. Ou seja, é importante ressaltar que mesmo que todos os ramais estejam configurados corretamente, nem sempre serão exibidos. O Google priorizará as extensões mais relevantes para os usuários e aquelas que podem gerar mais resultados.
Anúncios dinâmicos
Agora vou te falar sobre anúncios dinâmicos. Os anúncios dinâmicos são um recurso avançado da ferramenta que simplifica o processo de criação de anúncios e aumenta a relevância do seu conteúdo. Ou seja, no Google Ads, é possível configurar anúncios totalmente dinâmicos ou especificar apenas parte do conteúdo.
- Anúncio dinâmico: ao usar um anúncio dinâmico, inclua apenas uma descrição e um URL de visualização padrão. O título e a URL de destino são incluídos dinamicamente pelo Google, levando em consideração a busca do usuário e a relevância para o site configurado;
- Anúncio com atributo dinâmico: uma configuração feita em um anúncio de texto clássico, onde é possível configurar uma contagem regressiva automática a partir de uma determinada data, a inserção automática de uma palavra-chave que ativou o anúncio ou ainda a inclusão de uma função SE que pode inserir um determinado texto quando uma condição é atendida (por exemplo, o dispositivo é móvel) . Para incluir, basta abrir a chave “{” e as opções de configuração aparecerão.
Leia também >> Google ads: Como criar anúncios de display
O que não fazer no texto do anúncio: políticas do Google
O Google tem políticas editoriais e não permite a exibição de determinados tipos de anúncios. Para que sua empresa evite um desses erros, seguem as principais orientações para textos no Google Ads:
Espaçamento
Devemos ter espaços adequados entre as palavras e após a pontuação. Por exemplo, “R-o-u-p-a-s b-a-r-a-t-a-s” não seria permitido; “Frete grátis. Compre agora.”
Pontuação e símbolos
A pontuação não pode ser usada para chamar a atenção do usuário. Ou seja, não deve ser desnecessário ou repetido duas ou mais vezes seguidas.
Além disso, o título do anúncio não deve conter um ponto de exclamação e um anúncio pode conter apenas um ponto de exclamação no total.
Todos os símbolos, números e letras devem transmitir seu verdadeiro significado – eles não devem ser usados no lugar de palavras. Por exemplo, “Temos uma promoção D+ para você!” violaria esta política porque “D+” substituiria a palavra.
Repetição
Os replays não devem ser usados como golpe publicitário ou para fins promocionais. Além disso, a mesma palavra não pode ser repetida três ou mais vezes seguidas. Por exemplo, um anúncio com o título “Negócio, compre, compre aqui” não seria permitido. Ou seja, para atender aos requisitos desta política, o título do anúncio deve ser substituído por uma frase como “Ofertas incríveis aqui”.
Linguagem imprópria
Os anúncios, incluindo o URL visível, não devem conter linguagem imprópria ou ofensiva para alguns usuários. Ou seja, isso também se aplica a erros de digitação, autocensura ou outros tipos de linguagem imprópria.
Frases inaceitáveis
Algumas frases de chamariz podem não aparecer no texto do anúncio, a menos que descrevam um produto, serviço ou website. Por exemplo, uma frase genérica como “clique aqui” não seria permitida. Ou seja, um exemplo de uma boa frase de chamariz seria “Peça online agora”, pois apresentaria o produto e o conteúdo do site.
Uso de superlativos
Superlativos são palavras que enfatizam a superioridade. Ou seja, para que os usuários sintam que estão sendo tratados de maneira justa e confiável, o texto do anúncio não deve conter frases comparativas ou subjetivas, como “Melhor” ou “Número 1”, a menos que o produto ou serviço tenha sido avaliado por terceiros.
Esta revisão deve estar claramente visível em seu site. Por exemplo, se um anúncio afirma que um site é “Melhor da Web”, o site deve exibir uma avaliação de terceiros dessa afirmação.
Um rótulo da Info Magazine indicando que o site recebeu o Prêmio de Melhor Web e que o anúncio está em conformidade com a política seria aceitável.
Falsas promessas
Tenha cuidado para não prometer coisas que seu anúncio não cumpre. Por exemplo, não diga “você vai cantar melhor em 8 dias”. Seu método pode ser ótimo, mas todos reagem a ele de maneira diferente, então o Google o banirá.
Outro exemplo é “livrar-se da insônia”. A lógica aqui é a mesma porque você não pode provar efetivamente que todas as pessoas que clicarem no seu anúncio não sofrerão mais de insônia. Lembre-se: não anuncie algo que você não pode garantir.
Customer Match: como usar sua base de leads para otimizar suas campanhas de anúncios do Google
Listas de clientes personalizadas é um recurso do Google Ads que permite fazer upload de listas de e-mail de clientes ou clientes em potencial e usá-los como público-alvo para campanhas e anúncios.
Isso significa que, ao importar sua lista de e-mails, você cria um público. Como esse público já demonstrou interesse em sua empresa – porque os e-mails são de alguém que é ou foi um cliente ou cliente potencial – seus anúncios têm maior probabilidade de conversão.
Anúncios personalizados de lista de clientes podem ser criados para redes de pesquisa e compras, bem como YouTube e Gmail.
Como usar customer match em sua estratégia de Google Ads
Na prática, a melhor maneira de usarmos listas de clientes personalizadas é criar listas de público diferentes, uma para cada grupo de anúncios, cada uma com seu público-alvo definido. Por exemplo, um desses públicos pode ser clientes em potencial que converteram em uma de suas páginas de destino, mas ainda não são seus clientes. Você criaria campanhas para esse grupo para fazer com que eles fizessem a primeira compra ou assinatura em seu site.
Quando se trata da lista de público de potenciais clientes que estão no seu clube de fidelidade, faria mais sentido fazer campanhas considerando o engajamento dessas pessoas. Isso significa que você pode criar campanhas para impulsionar o uso do seu site ou aplicativo.
Outra opção de campanha para clientes existentes é a venda combinada. Como sua empresa vende três produtos – X, Y e Z, você pode criar segmentos de clientes que tenham apenas um ou dois deles e criar campanhas com ofertas para upgrade e oferecer desconto ao cliente a compra dos três.
Além desses exemplos, outra opção é criar um público de clientes que costumam comprar em seu site em determinado período. Por exemplo, se você tem uma floricultura, pode criar uma campanha de dia dos namorados para quem já comprou com você nesse período do ano anterior.
Cliques mais qualificados
Em outros casos, geralmente é recomendável usar palavras-chave de cauda longa para encontrar seu público-alvo com um custo de CPC menor. No entanto, pode ser útil usar palavras-chave um pouco mais gerais para listar leads em suas próprias listas de clientes. Isso porque como você sabe que o público é realmente qualificado, gastar mais com CPC vale a pena porque o CPA está caindo.
Ou seja: nesse caso, vale a pena investirmos em palavras-chave mais gerais e com custo por clique mais alto, pois o custo de conversão de um cliente em potencial é reduzido.
Encontra público semelhantes
Além da capacidade de criar campanhas para pessoas em sua lista, as listas de clientes personalizadas também permitem que você selecione segmentos de público semelhantes como segmentos-alvo para Gmail, YouTube, pesquisa e anúncios gráficos.
Essa opção estará disponível automaticamente se suas listagens atenderem aos requisitos mínimos para que o Google encontre usuários com comportamento semelhante.
Eegulamentações
O Google tem certas restrições quanto ao uso do Google Match. São elas:
- Essas listas devem ser suas: isso significa que listas compradas, alugadas ou disponibilizadas por terceiros não podem ser utilizadas;
- Sua política de privacidade deve indicar claramente o uso deste e-mail, ou seja, quando o prospect mudar para a página de destino, avise que este e-mail será usado em suas próprias listas de clientes;
- As pessoas em sua lista devem ter pelo menos 13 anos para usar seus e-mails em suas próprias listas de clientes.
- Essas informações são confidenciais – como religião, situação financeira negativa etc. – não podem ser abordadas em suas campanhas.
Como criar uma lista no Google Ads
Para criar sua própria lista de clientes, você deve primeiro entrar no Google Ads, clicar em ferramentas e configurações no canto superior, depois na seção Biblioteca compartilhada, a opção de público-alvo (como na imagem abaixo).
Na próxima janela que se abre, clicando no símbolo “+” no canto esquerdo, aparecerá a opção “lista de clientes”, que o redirecionará para a página de configuração onde podemos fazer o upload das listas.
Você é redireccionado para a página seguinte. Essa página é onde você inseri o ficheiro (em .CSV, até 5GB), nome e descrição da importação que vai ser realizada. Após a conclusão do processo, sua lista será salva na guia Público-alvo.
Agora é só você e eu selecionarmos o público que desejamos adicionar ao grupo de anúncios e utilizarmos a base de leads em suas campanhas. Usando suas próprias listas de clientes, você poderá criar campanhas super otimizadas para o AdWords.
Como saber se sua campanha de Google Ads está funcionando?
Devo te dizer que mais duas métricas principais são essenciais para avaliar uma campanha do Google Ads:
Ticket Médio – É o valor médio que cada cliente gasta em uma compra (tanto de produtos quanto de serviços). Ou seja, esse valor é determinado pela média entre a quantidade de vendas e a quantidade de clientes que geraram esse volume de compras.
Custo de Aquisição do Cliente (CAC) – CAC é o valor que você gasta em ações de marketing para fechar uma compra. Esses custos incluem valores como campanhas em geral, criação de material e todos os outros custos. Ou seja, em nosso caso, estamos focando na campanha do Google Ads. Você pode chegar a esse número dividindo seu investimento pelo número de clientes provenientes de sua campanha.
Em geral, você precisa olhar o Ticket Médio e definir um limite para o CAC ao buscar margem. Ou seja, é assim que você determina se sua campanha é boa (abaixo do custo) ou não (acima do custo). Este é um grande critério para determinar se uma campanha está funcionando ou não.
Mas isso é muito fácil de você medir quando o ciclo de vendas é curto, como no e-commerce, onde as vendas são imediatas. No entanto, existem alguns tipos de vendas que podem demorar meses, como imóveis ou ERP.
Nesses casos, não é possível nós mensurarmos a taxa de conversão em vendas no curto prazo e verificar se o CAC é o ideal. Portanto, o mais viável é trabalhar com geração de leads e usar seu histórico para determinar a taxa de conversão de leads em clientes. Ou seja, assim, sabemos quantos leads são necessários e qual é o teto de custo por lead.
Saiba também como criar anúncios no youtube.