A geração Z é muito diferente. A primeira geração é totalmente digital – algo que os Millennials não fizeram. E agora, eles entram no mercado de trabalho e ganham seu próprio dinheiro. Em outras palavras: esta geração agora tem seu próprio poder de compra, e são jovens não querem comprar em lojas físicas
E quais são seus favoritos? De acordo com um estudo recente, para eles, tudo se resume à experiência digital.
Esse público não está interessado em lojas tradicionais. Menos de 36% dos consumidores com menos de 40 anos têm o hábito de visitar açougues. Para pessoas com mais de 57 anos, mais de dois terços das pessoas têm esse hábito.
Para a Geração Z, o que importa na hora das compras é ter uma boa experiência online. Depois do preço, este é o fator mais importante para eles. Isso significa expectativas mais altas e vendedores precisam atender.
E aí fica a pergunta: é o fim das lojas virtuais? Vamos discutir isso neste artigo.
Por que a Geração Z prefere fazer compras online?
A Geração Z passa muito tempo na Internet (como parte desta geração, assino abaixo). No entanto, isso não significa que seja fácil convencer um público mais jovem a fazer compras online.
Uma destaca que a Geração Z e os Millennials têm uma jornada de compra complexa, com mais de 75% usando mais de um recurso digital – como sites de classificação, influenciadores e mídias sociais – para ajudar na decisão de compra.
Um bom exemplo desse fenômeno é como a Geração Z usa o TikTok mais do que o Google para fazer consultas.
Mas relaxe, isso não significa que jovens não querem comprar em lojas físicas. Eles veem um grande número de visitas físicas, na verdade.
Outros estudos, como a pesquisa da GWI, mostram que as lojas físicas são importantes para a Geração Z – especialmente porque podem optar por obter serviços de retirada ou aproveitar descontos especiais. Eles preferem comprar a partir da experiência online.
O que os vendedores devem fazer com jovens não querem comprar em lojas físicas?
A melhor maneira de manter a Geração Z feliz é entender que eles usam vários canais digitais e esperam consistência em todos eles.
Omnichannel é a chave
Uma estratégia omnichannel permitirá fornecer informações simultâneas e conectadas em vários pontos de contato. Pensar nessas estratégias permite melhorar a experiência do cliente, e os pequenos compradores vão gostar.
Algumas ideias para implementar uma estratégia omnichannel são:
Combine seus canais digitais
Envolva-se em técnicas físicas
Melhore suas redes sociais.
Lembre-se de que ser omnichannel não é apenas otimizar seu gadget digital, mas pensar na jornada de compra como algo que acontece tanto offline quanto online.
Repense a forma como você faz Marketing
Sabemos que trabalhar com públicos mais jovens é um desafio. Os profissionais de marketing devem manter a mente aberta para se conectar com o comportamento das próximas gerações.
Se a Geração Z não está comprando marketing tradicional, você deve procurar canais diferentes para se conectar com eles. Por exemplo, investir no crescimento de redes sociais como Discord e TikTok para aumentar sua presença entre esse público. Além disso, não se esqueça da sua reputação online, pois eles são muito céticos antes de comprar qualquer coisa.
Negócios e marketing estão sempre mudando, mas o que resta é a vontade de se adaptar. Quer ficar por dentro de todas as notícias do mercado? Clique aqui e confira mais notícias como essa!