Uma busca rápida por “soft skills” encontra a seguinte definição: Soft skills é um termo usado para definir habilidades comportamentais. A palavra “comportamento” permeia o marketing com uma visão muito centrada no consumidor. Como profissionais da área, percebemos o comportamento do consumidor como algo tangível, procuramos constantemente entendê-lo e compreender os pontos de influência na tomada de decisão.
Mas quando tiramos a atenção do consumidor e ficamos com a palavra comportamento, ela se torna algo menos presente, difícil de regular e muito pouco acessível. Como se não tivéssemos que lidar com o fato de agirmos automaticamente e muitas vezes de forma impulsiva.
Leia também >> Resultado dos anúncios do Meta Ads é influenciado pelo feedback da página
Aprendemos que devemos investir em competências que nos tornem melhores profissionais, e geralmente apostamos nas competências técnicas. Porém, embora entendamos cada vez mais a importância das soft skills para o mercado, ainda não priorizamos nossos investimentos nelas. Na verdade, nem para nós está claro que esse investimento seja possível. Te desafio a pensar o quanto você tem investido em determinada habilidade comportamental para crescer profissionalmente?
Então seria possível aprender e desenvolver em termos de comportamento e emoção?
A boa notícia é que a resposta é sim! A compreensão de que nosso comportamento se correlaciona com a atividade cerebral remonta ao século 19, mas as evidências da capacidade do cérebro de fazer conexões, mudar e se adaptar (o que chamamos de neuroplasticidade) só começaram a surgir no século 20.
Leia mais >> A chegada da IA e ChatGPT 4 devem causar impactos no mercado. Veja como se preparar
O que significa que a compreensão de que é possível treinar comportamentos e criar novas formas de fazer as coisas é relativamente recente na história da humanidade. A partir disso entendemos que somos seres flexíveis que estão em constante aprendizado e mudança, e que somos aquilo que praticamos com mais frequência.
Você sabia que durante uma conversa, o cérebro do ouvinte pode sincronizar sua atividade com o cérebro do falante e que isso é necessário para uma comunicação mais empática e eficaz? Ou que o processo criativo depende de pausa e descanso porque permite que nosso cérebro funcione de forma mais otimizada para gerar novas ideias? No entanto, a emoção dura apenas alguns segundos e sua atenção o ajudará a se tornar mais emocionalmente inteligente em suas decisões?
Empatia, criatividade, pensamento crítico, inteligência emocional, capacidade produtiva, a autorregulação, entre outras coisas, são habilidades internas. Ou seja, já fazem parte da natureza do ser humano e, portanto, estão ao nosso alcance para cultivar e melhorar! E talvez o mais interessante de tudo isso seja que nosso bem-estar está diretamente relacionado às nossas habilidades comportamentais. Mas isso é para outra conversa. Seq uiser acompanhar mais sobre esse assunto, fique ligado aqui no portal!