Brasileiros gostam de interagir com marcas no Twitter. Oito em cada dez pessoas concordam que ver produtos no Twitter faz parte da “diversão” de usar a ferramenta. Além disso, na plataforma as pessoas estão mais abertas e receptivas à comunicação fora de seus círculos sociais, dentro dos temas de seu interesse. Ou seja, seu engajamento com as marcas vem crescendo: entre janeiro de 2019 e 2021, houve um aumento de mais de 44% no número de respostas aos Tweets da empresa.
Essas são algumas das conclusões da pesquisa #PapoReto, realizada pelo Twitter em oito países, incluindo o Brasil. A pesquisa destaca a necessidade de as empresas revisitarem os temas sobre os quais estão falando e se comunicarem de forma mais eficaz com o público e dessa forma, interagir com marcas no Twitter. Foi revelado, por exemplo, que nove em cada dez pessoas apreciam marcas que são claras sobre quem são. Os consumidores querem que as marcas participem de conversas sobre diversos temas, além dos temas em que já estão envolvidos, desde questões sociais e culturais.
O Twitter listou exemplos de marcas que utilizaram ações rápidas e criativas e alcançaram ótimos resultados e comunicação com seu público.
Bis
A ação, criada pela equipe global do Twitter Next e da agência DAVID São Paulo no Brasil, incluiu uma análise automática das informações sociais do perfil de quem curtiu ou respondeu a uma campanha de Tweet. Ou seja, essa análise identifica os interesses e o comportamento dessa pessoa. A BIS é a primeira marca a utilizar a solução no Brasil.
A tecnologia é programada para encontrar e categorizar informações sobre tópicos específicos e enviar um Tweet personalizado com base nas descobertas. A empresa aliou tecnologia e contexto a este projeto. Utilizando o melhor da automação na linguagem do Twitter, aproxima a marca de seus consumidores e seguidores de forma inesperada, divertida e sem interrupções.
Chevrolet
Para estreitar o relacionamento com os milhares de fãs de música presentes no Twitter, a Chevrolet fez uma apresentação no palco criada para o Lollapalooza Brasil 2022. Nesse caso, o perfil do produto no Twitter trouxe uma solução técnica de processamento de música para personalizar e personalizar ainda mais a experiência do público e a interação com o produto. A partir da interação humana com a ação Tweet, a análise automática das informações do perfil social, identifica os interesses. A tecnologia detecta e categoriza as informações em temas específicos e envia Tweets com playlists personalizadas de acordo com seu comportamento. Isso proporciona uma experiência musical mais eficaz e focada e ajuda os fãs de música a descobrirem novos gêneros, artistas e estilos.
Seara
Twitter e Seara trouxeram uma solução para entregar experiências personalizadas entre marcas e consumidores na plataforma. A ação, que coincide com a festa do Hot Dog Seara do BBB, começou com um Tweet da campanha que convidava as pessoas a participar de uma batalha ao vivo para definir o melhor acompanhamento de cachorro-quente.
A tecnologia foi projetada para contar os votos do público e exibir na publicação, em tempo real, o ingrediente mais votado da plataforma.
Magalu
O Magazine Luiza, com o objetivo de fortalecer a presença de seu digital influencer, traz Lu para se comunicar com seu público de forma nativa. As discussões no fórum revelaram casos de destaque, como o vídeo de Lu dançando Envolver, de Anitta.
Natura
A Natura, por meio de sua persona Nat, consegue se comunicar com seu público de forma natural e intimista possível graças ao tom de voz criado por sua assistente virtual. A Nat, personificada como produtora de conteúdo do perfil Natura, traz para seus livros os dois pilares da marca – sustentabilidade e empoderamento feminino -, além de conteúdo de vendas, recomendado para a marca, sempre de forma humana. Ele também participa de discussões sobre temas atuais, como memes e tweets virais, conseguindo assim uma boa interação com seu público.
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