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Como criar uma automação usando Manychat

Johnny por Johnny
16/02/2023
Tempo de leitura: 19 mins lidos
36 0
o que é many chat

o que é many chat

O Facebook é essencial em uma estratégia de marketing digital. A tendência é, portanto, que as marcas invistam mais em chatbots, como o ManyChat, que permite criar um bot no Facebook Messenger para dar suporte às equipes de marketing e vendas.

A propósito, o Messenger é o aplicativo nº 1 nos EUA e no Canadá, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. De acordo com as estatísticas do ManyChat, é o canal mais envolvente com uma taxa de abertura média de 80% e CTR 4-10x maior em comparação com o e-mail. Seu público provavelmente já usa o Messenger todos os dias e sua empresa deve fazer parte dessa conversa.

Siga este artigo até o final para saber como usar os bots do Facebook por meio do ManyChat e como isso beneficia o seu negócio.

Conteúdo

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  • Afinal, o que é um bot?
  • Como funcionam os bots do Facebook Messenger?
  • O que é o ManyChat?
  • Quais são as razões para usar o ManyChat?
  • Quais são os benefícios do ManyChat?
    • Maior alcance de pessoas
    • Atendimento a qualquer hora
    • Tirar dúvidas
    • Entregar conteúdo
  • Como usar o ManyChat?
    • Crie a sua conta aqui
    • Configurar sua página
    • Tenha acesso aos recursos do ManyChat

Afinal, o que é um bot?

O que é um chat bot?
O que é um chat bot?

Antes de falarmos sobre como um bot do Facebook Messenger funciona, é importante entender como os bots funcionam em geral.

Quando ouvem ou leem a palavra “bot”, algumas pessoas pensam que é negativo. Afinal, existem bots desonestos, o que lhes deu má fama. No entanto, não devemos generalizar.

De acordo com Sitelock, bots ruins respondem por mais de 35% do tráfego de bots. Os hackers geralmente criam bots maliciosos para executar tarefas simples e repetitivas. Portanto, eles verificam muitos sites para roubar conteúdo, consumir largura de banda e procurar softwares e plug-ins desatualizados que possam ser usados ​​para sequestrar bancos de dados de sites.

Como o Facebook está ganhando tantos usuários no Messenger, está transferindo grande parte de seu suporte para criadores de bots para o Messenger.

Dessa forma, diferentemente de uma lista de e-mail onde as mensagens podem ser marcadas como spam (por potenciais clientes insatisfeitos), os bots do Facebook Messenger são uma opção que aproxima empresas e seus públicos.

Como funcionam os bots do Facebook Messenger?

As estratégias de bot do Facebook Messenger são muito semelhantes às estratégias de email marketing. A diferença, claro, é que as mensagens são usadas na rede social ao invés do e-mail. Através do Messenger você pode:

  • entregar cadeias de texto para o seu público no Facebook Messenger;
  • criar um funil de vendas para o próprio Facebook Messenger;
  • enviar arquivos via Facebook Messenger;
  • tenha conversas automatizadas com seus clientes usando a inteligência artificial do Facebook Messenger.

Trocar mensagens por meio de aplicativos de chat já faz parte do dia a dia de muitas pessoas e profissionais de marketing. O próprio Whatsapp, tão querido pelos brasileiros, é a prova de que as mensagens são a principal forma de comunicação entre pessoas e empresas.

O que é o ManyChat?

O ManyChat é uma das ferramentas mais populares que democratizou a criação de bots do Messenger e conquistou um lugar de destaque no kit de ferramentas de todos os profissionais de marketing.

É uma ferramenta sem código que inclui um conjunto de recursos que você pode usar para aumentar seu público, alcançá-los com ofertas personalizadas, coletar pagamentos e feedback e fornecer suporte.

Também existem ferramentas ManyChat integradas para conectar-se a qualquer aplicativo ou serviço de terceiros por meio de uma solicitação externa e Integromat.

Embora você possa fazer uma solicitação externa ao servidor para enviar todos os tipos de dados, se você não for um programador, pode usar o Integromat para enviar dados para um CRM, planilha do Google Drive ou qualquer outro serviço de nuvem que você já usa. sem escrever uma única linha de código. Para começar, uma tarifa Integromat gratuita será suficiente.

Para usar bem o ManyChat, você precisa escrever um bom conteúdo e criar conversas envolventes para ter sucesso com os chatbots. Se você tem um profissional de marketing em sua empresa ou uma equipe que já cria textos de anúncios, sequências de e-mail ou scripts de vídeo, escrever conteúdo para um chatbot não deve ser difícil.

Afinal, a interface do ManyChat é intuitiva e permite que você visualize o fluxo da conversa enquanto a testa, economizando tempo para você e sua equipe.

Quais são as razões para usar o ManyChat?

automação de instagram e whatsapp com manychat

Para entender a importância do ManyChat:

  • 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Facebook Messenger todos os meses. Isso indica que seus clientes certamente também o estão usando;
  • algumas pessoas não gostam de fornecer seus endereços de e-mail em troca de downloads. Eles ignoram completamente seus e-mails de marketing. O Facebook Messenger resolve esse problema;
  • do ponto de vista do cliente, inscrever-se em uma newsletter é trabalhoso porque requer mais etapas do que abrir um chat no Facebook;
  • para profissionais de marketing, o cenário não é muito diferente, pois construir uma lista de e-mails dá muito trabalho, ao contrário de criar uma lista de leads no Facebook Messenger que pode ser cadastrada com um clique em vez de preencher um formulário.
  • Assim como nas campanhas de e-mail marketing, um bot do Facebook pode ter uma sequência cujas postagens podem ser curtas, médias ou longas.
  • Os encadeamentos do Messenger geralmente são mais curtos do que os encadeamentos de e-mail. Afinal, é preciso aguardar alguns dias na sequência de e-mails para enviar o próximo e-mail. Agora com o Facebook Messenger é possível enviar várias mensagens ao mesmo tempo. E o melhor de tudo: a resposta é imediata. Você pode conversar com seus clientes em tempo real.
  • você pode obter interação instantânea por chat para ajudá-lo a fechar a venda mais rapidamente. O redirecionamento de leads do Messenger também é mais fácil do que o e-mail porque os leads já estão no Facebook.
  • você tem informações privilegiadas sobre seus potenciais clientes, como: onde trabalha, onde estudou, etc., que podem ser muito úteis para campanhas direcionadas.
  • Messenger é otimizado para desktop e dispositivos móveis, então você não terá que configurar suas mensagens de acordo com a forma como seus dispositivos as exibem.

Quais são os benefícios do ManyChat?

Ao utilizar o chatbot ManyChat, ele trará uma série de benefícios para sua estratégia de marketing digital. Abaixo estão os principais.

Maior alcance de pessoas

O bot ManyChat funciona com o Facebook, que tem mais de 100 milhões de usuários brasileiros. Isso significa que as chances de seu público estar no Facebook são muito altas.

Além disso, usar o ManyChat pode aumentar sua taxa de cliques sociais, especialmente considerando que o marketing de mensagens tem um engajamento 80% maior do que todos os outros canais online, incluindo postagens no Facebook.

Atendimento a qualquer hora

Com um bot trabalhando para o seu negócio, você não precisa mais se preocupar com o público que procura sua empresa no Facebook, na web ou em qualquer outro canal onde um chatbot esteja instalado, pois ele pode atender 24 horas por dia, 7 dias por semana. semana.

Tirar dúvidas

Imagine que durante o lançamento de um novo produto ou serviço, seus clientes tenham diversas dúvidas específicas que sobrecarregam a equipe de suporte. Os robôs ajudam muito nesses momentos e economizam para você e sua equipe tempo, dinheiro e você pode focar em outras áreas do negócio.

Entregar conteúdo

A entrega de conteúdo ao seu público pode ser feita de várias maneiras. Você pode até agendar para todos da sua lista ao mesmo tempo ou até dividir essa entrega.

Na verdade, você pode segmentar de várias maneiras, como usar palavras-chave ou fazer perguntas a novos usuários durante conversas de bate-papo.

Como você pode ver, são muitos os benefícios que podem ser aplicados na estratégia digital do seu negócio.

Como usar o ManyChat?

Agora que você já entendeu o que é o ManyChat e como ele pode beneficiar a sua empresa, confira nosso passo a passo de como utilizá-lo.

Crie a sua conta aqui

Como primeiro passo, abra o ManyChat e clique em GET STARTED FREE. Então você começa a criar sua conta gratuita dentro da plataforma.

Você deve vincular sua conta do Facebook ao ManyChat para acessar as páginas que você gerencia.

Configurar sua página

Depois de configurar sua conta, você terá acesso ao painel. Nesta janela, você pode gerenciar as páginas nas quais deseja usar os bots do Messenger. Para fazer isso, vá para o menu lateral e selecione uma página.

Tenha acesso aos recursos do ManyChat

Depois de escolher uma página para gerenciar dentro do Manychat, você terá acesso a alguns recursos gratuitos, são eles:

  • dashboard: aqui, além do número de cadastros e cancelamentos, você também pode acompanhar a evolução dos inscritos em sua lista.
  • audience: permite o acesso a uma lista de pessoas que estão inscritas na sua automação. Você pode usar filtros e analisar informações sobre seu público.
  • live chat: com ele você encontra as mensagens recebidas dos assinantes da sua lista. Você pode fazer essa interação por meio de uma sequência de mensagens ou manualmente.
  • growth tools: use esse recurso para gerar tráfego para seu bot do Messenger. Seu uso pode ser aplicado tanto em sites quanto em páginas digitalizadas.
  • broadcast: aqui você pode enviar mensagens para todos os assinantes da sua lista de uma só vez.
  • automação: permite configurar a automação dos serviços recebidos pela sua lista.

Além disso, também pode configurar respostas e regras personalizadas para automatizar as respostas enviadas a quem o contacta.

Agora que você sabe como o ManyChat funciona, o que ele pode fazer e como usar essa ferramenta a seu favor, dê um up na sua estratégia!

 

 

Tags: automação de atendimentoCHATBOT
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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