O LinkedIn lança novos recursos. Por esses e outros motivos ele é a rede social que se consolidou no planejamento de marketing de muitas empresas. No entanto, em comparação com outras redes sociais, ainda fica para trás em termos de recursos.
Por isso, a rede lançou algumas inovações, como melhorar resultados de busca e análises.
Recentemente, o site anunciou a chegada de sete novas funcionalidades, que comentarei a seguir para que você saiba o que esperar do LinkedIn em 2023.
1. Disponibilidade de vídeo aprimorada
Uma das novidades é a adição de legendas automáticas e a possibilidade de alto contraste para os vídeos publicados na plataforma. Ou seja, ambos atendem às necessidades de pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Com essa alteração, as legendas serão geradas automaticamente, mas também será possível alterá-las antes da publicação. Observe que o recurso vem primeiro para conteúdo em inglês.
2. Posição de acessibilidade padrão
Outra característica relacionada à inclusão é a padronização das posições de acessibilidade em listas padronizadas como “designer de acessibilidade”.
O objetivo é melhorar a demanda por esses profissionais, bem como sua busca por oportunidades de trabalho.
3. Texto alternativo para campanhas pagas
Seguindo a tendência, também será possível adicionar texto alternativo às imagens de anúncios do LinkedIn por meio do Campaign Manager. Será mais uma medida que trará acessibilidade para pessoas cegas ou deficientes visuais.
Também é um ponto interessante para melhorar a veiculação de anúncios, pois pode ajudar o algoritmo a entender melhor do que se trata a campanha.

4. Atualização da procura de emprego
Ao longo dos anos, sempre vimos notícias relacionadas à procura de emprego no LinkedIn.
Agora o site está testando a implementação de ofertas de emprego com características semelhantes que possam atrair a atenção de pessoas que não estão em busca ativa de novas oportunidades, mas que seriam atraídas por trabalhos que estejam alinhados com seus valores e interesses.
Essas listas personalizadas ainda estão sendo testadas para um pequeno grupo de empresas norte-americanas, mas devem estar disponíveis para mais usuários em breve.
5. Atualização da pesquisa de produtos B2B
O LinkedIn pretende dar mais destaque às páginas de produtos lançadas recentemente para ajudar os usuários a encontrar produtos direcionados ao mercado B2B.
A rede planeja adicionar novas categorias de filtros, além de melhorar a relevância das páginas de produtos, criando uma experiência de usuário mais completa na hora de considerar diferentes soluções e tomar decisões de compra.
6. Agendamento de Contribuições
Este é um recurso muito solicitado, especialmente por gerentes de mídia social. Em breve será possível agendar a publicação no LinkedIn, escolhendo o dia e horário em que o conteúdo deverá ser publicado.
Também será possível editar a publicação após o agendamento, dando mais controle ao usuário.
7. Analytics para criadores de conteúdo
Sempre falo sobre a importância de acompanhar as métricas – e entender o que funciona melhor para o seu público. E a mesma lógica se aplica aos criadores de conteúdo.
O LinkedIn pretende melhorar a análise de dados para esse público, que poderá exibir informações sobre o público e as publicações com melhor desempenho.
Observe que o usuário deve ter uma conta com o “modo de compilação” ativado para acessar essas alterações.
Aproveite as novidades
Mais do que ficar por dentro das novidades, é importante considerá-las na hora de planejar. Ou seja, analise quais mudanças podem ser implementadas e trazer benefícios para sua marca e seu público.
É possível que um desses recursos seja uma boa oportunidade para melhorar seu desempenho e aproveitar melhor o LinkedIn.