Os números impressionam e não é à toa: 5,5 bilhões de dólares são investidos anualmente em publicidade no YouTube só no mercado americano! Ou seja, esses valores chamam a atenção de quem se interessa por marketing digital e atraem muitas pessoas que querem aprender a anunciar no YouTube.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre as vantagens de investir em anúncios nessa plataforma, quais formatos estão disponíveis para divulgar sua marca e criamos um guia detalhado de como anunciar no YouTube. Confira!
Por que anunciar no YouTube?
Antes de de ajudarmos a aprender como anunciar no YouTube, você deve estar se perguntando se vale a pena gastar seu orçamento nessa rede social. Por isso separei alguns números bem relevantes sobre a plataforma para você decidir.
Todos os públicos estão no YouTube
A primeira coisa que você precisa saber é que o YouTube não é apenas uma rede social para heavy internautas. Ou seja, pessoas adeptas de diversas redes sociais e que passam horas e horas online o dia todo. Pelo contrário: recebe mensalmente mais de 2 bilhões de usuários com interesses diversos que consomem mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia.
E se você quer saber se esse comportamento se repete no Brasil, a resposta é sim! Afinal, 80% dos internautas brasileiros usam o YouTube diariamente, segundo a própria plataforma.
E ao contrário do Facebook, o YouTube ainda é popular entre os jovens. Ou seja, nos EUA, a plataforma Hootsuite mostrou que 81% das pessoas entre 15 e 25 anos são usuários do YouTube.
Esse número é explicado pelo fato de os canais de influenciadores criarem conteúdos voltados para esse público, e também pelo fato de os jovens considerarem essa rede social como a segunda melhor plataforma para assistir a vídeos na TV.
Além da idade, interesses diversos são representados na plataforma, outro ponto a favor de aprender a anunciar no YouTube. Ou seja, são canais sobre todos os assuntos, em diferentes nichos, oferecendo conteúdo relevante do chef amador que quer aprender a fazer pudim aos executivos da empresa com análise política.
Com isso, a expansão dentro da plataforma é quase ilimitada: canais com mais de 1 milhão de inscritos apresentam crescimento de mais de 65% ao ano, segundo o próprio YouTube. Até as celebridades continuam expandindo seu público na plataforma. Ou seja, significa que encontrar seu público lá não será um problema. Pelo contrário, será fácil direcionar seu anúncio precisamente para aqueles com maior probabilidade de conversão.
O YouTube é um gigante em tráfego
Talvez seja precisamente por atrair pessoas de todas as origens que o YouTube seja tão bem-sucedido. Hoje é o segundo maior buscador da internet e também o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o próprio Google (a empresa que o comprou)!
Isso significa que, se as pessoas desejam se informar ou aprender algo, o YouTube é um dos primeiros destinos que vêm à mente.
O próprio Google também exibe vídeos do YouTube em um lugar privilegiado entre os resultados de sua página de busca. Isso significa que o maior buscador do mundo também aumenta o tráfego de vídeos nessa rede social, aumentando a chance de seus anúncios serem exibidos.
>> Leia mais: 5 sites para ter inspirações na hora de criar seus criativos para anúncios e conteúdo
A tendência virou realidade: o vídeo veio para ficar
Um estudo da Cisco projetou que, até 2021, o conteúdo de vídeo será responsável por 82% de todo o tráfego da Internet. Isso quer dizer que vale a pena aprender a anunciar no YouTube, pois a tendência é que essa rede acompanhe totalmente o crescimento.
O consumo de vídeo ocorre em diferentes circunstâncias e dispositivos
Embora nos primeiros dias do YouTube a plataforma mantivesse a maior parte de seu acesso via desktop, esse cenário vem mudando. Hoje, a rede social afirma que 70% da reprodução de vídeos é em dispositivos móveis. Isso significa que o YouTube está alcançando usuários que estão em trânsito e em telas menores.
Como a publicidade no YouTube está se tornando a nova publicidade na TV
Parece que não apenas os jovens descobriram que os vídeos do YouTube são uma ótima combinação para suas smart TVs! Durante o ano de 2019, houve um aumento de 39% no acesso à rede social por meio desses dispositivos.
Com o advento da pandemia de coronavírus, essa tendência se confirmou, pois as pessoas passaram muito mais tempo em casa. Em junho de 2020, o YouTube informou que o tempo que os brasileiros passavam assistindo seus vídeos na TV já havia aumentado em 120%.
No total, só no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas assistem ao YouTube em suas smart TVs, o que significa que a publicidade nessa rede social tornou-se a versão atual das inserções publicitárias na grade de programação das emissoras de TV.
YouTube converte
Nós, internautas criamos uma relação de confiança nas indicações de influenciadores que gostamos e seguimos, o que se reflete nos resultados de vendas do YouTube.
Como sabemos disso? Basta dizer que, entre 2017 e 2018, o tempo gasto assistindo a vídeos que levam os usuários a considerar a compra de um produto (como avaliação, comparação ou produto recebido) aumentou 100%.
A conclusão é simples: vale a pena aprender a anunciar no YouTube, porque essa rede social influencia muito o comportamento de compra de seus usuários.
Quais são os formatos de anúncio no YouTube?
Para conseguirmos te ensinar a criar um anúncio do Youtube, vamos entender quais tipo de anúncio estão disponíveis nesta plataforma. São ao todo 6 formatos, cada um com suas características.
Vamos repassar cada um deles!
1. Anúncios in-stream puláveis
Um formato de anúncio do YouTube que você precisa conhecer são os vídeos ignoráveis, que podem ser executados antes, durante ou depois de um vídeo. Eles são chamados assim porque, após 5 segundos, o espectador pode pular o restante da reprodução se não estiver interessado no conteúdo.
Anúncios desse tipo funcionam bem para muitas finalidades diferentes, como geração de leads, tráfego do site, vendas, reconhecimento da marca ou consideração do produto.
Nesse formato, você pode escolher como deseja pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste a 30 segundos do vídeo ou ao anúncio inteiro, o que for menor.
Agora, se um anunciante optar por uma estratégia de maximizar a conversão, ele terá que escolher qual CPM e CPA deseja pagar e será cobrado por impressão. Não conhece esses termos? Leia nosso artigo sobre CPM, CPC e CPA.
2. Anúncios in-stream não puláveis
Os vídeos não ignoráveis também podem ser visualizados em computadores ou dispositivos móveis e, como os vídeos ignoráveis, podem ser visualizados antes, durante ou depois do vídeo que o espectador escolher assistir. Portanto, esteticamente, eles são muito semelhantes aos vídeos ignoráveis.
A grande diferença entre os dois é que, como o nome sugere, o telespectador não pode ignorá-lo: há a obrigação de assistir até o fim para continuar com o conteúdo do YouTube que o usuário viu.
Este formato foi pensado para atingir e reconhecer a marca com uma duração de até 15 segundos e um pay-per-impression de acordo com o CPM desejado.
3. Bumper Ads
Os Bumper Ads aparecem antes do início de um vídeo em computadores ou dispositivos móveis e não podem ser ignorados pelo visualizador. Isso significa que existe a garantia de que o público interessado no vídeo assistirá ao seu anúncio.
Por outro lado, eles têm apenas 6 segundos de duração, por isso é importante como anunciar no YouTube com microspots que sua mensagem seja ainda mais clara, objetiva e charmosa.
4. MastHead
Outro formato que oferece uma ótima oportunidade de anunciar no YouTube é o masthead. Ou seja, é o vídeo que aparece no topo da página inicial do YouTube (veja como ficaria seu anúncio).
Como muitos usuários da rede social começam a procurar vídeos que pretendem assistir nessa página inicial, o masthead é, inclusive, uma posição de destaque para os anunciantes.
Esse formato funciona para TV, desktop e dispositivos móveis e é recomendado pelo próprio Google para aumentar o conhecimento de um novo produto ou atingir um grande público em um curto período de tempo.
No entanto, a impressão tem algumas especificidades. A primeira é que só é possível anunciar neste formato reservando um lugar. Ou seja, para isso você precisará entrar em contato com um representante de vendas do Google.
O segundo ponto é que o vídeo normalmente é mostrado aos usuários automaticamente com o som desligado. Isso significa que sua mensagem precisa ser transmitida sem depender de som.
5. Anúncios de discovery
Os anúncios de descoberta de vídeo do YouTube são um formato projetado para segmentar o conhecimento da marca e do produto que funciona promovendo seu conteúdo para mais pessoas.
São assim colocados nos locais tradicionais desta rede social, como a página inicial do YouTube, a lista de resultados de pesquisa e vídeos relacionados, na coluna à direita da página com sugestões de mais conteúdos para ver.
O vídeo discovery funciona em computadores e dispositivos móveis, além disso, possui uma forma especial de cobrança: o anunciante paga apenas quando o espectador decide clicar na miniatura do anúncio para ver o conteúdo.
6. Anúncios out-stream
A última opção para anunciar no YouTube é um formato que visa ampliar o alcance dos seus anúncios, e não é à toa que está atrelado ao objetivo de alcance e reconhecimento da marca.
Os anúncios out-stream aparecem apenas em dispositivos móveis e fora do YouTube. Isso significa que os vídeos aparecerão em sites parceiros ou aplicativos do Google. Ou seja, para sites, os anúncios são exibidos como banners. Quanto aos aplicativos, eles recebem diferentes formatos como nativo, intersticial, banner, retrato ou tela cheia.
Este formato é reproduzido automaticamente, também com som mudo. Portanto, nesses anúncios, preste atenção em como entender sua mensagem sem som. Obviamente, o público pode optar por ouvir o anúncio, mas não é uma boa ideia confiar nele para obter o que você precisa.
Por fim, vale falar sobre o faturamento de publicidade out-stream: o preço é calculado por mil impressões visíveis (vCPM), então o anunciante paga toda vez que o vídeo é visualizado por 2 segundos ou mais.
Passo a passo de como anunciar no YouTube
Você está pronto para criar sua primeira campanha publicitária nesta plataforma ideal de geração de tráfego? Então siga os 8 passos para anunciar no YouTube!
1. Acesse o site do Google Ads e faça login
A primeira coisa que você precisa fazer é entrar na sua conta do Google Ads. Se você ainda não sabia, o YouTube é de propriedade do Google, então a plataforma de publicidade é integrada.
2. Adicione uma nova campanha
Para adicionar uma nova campanha publicitária do YouTube, clique no botão azul “+” à esquerda e clique em “Nova campanha”. Outra opção é clicar em “+ nova campanha” no meio da página.
3. Selecione o objetivo do seu anúncio
Ao posicionar o cursor sobre cada lente, é possível visualizar em quais canais elas se desenvolvem. Os objetivos em que você não pode anunciar no YouTube são “Promoções de aplicativos” e “Visitas à loja e ao site do produto”.
Se você planeja exibir anúncios gráficos, o objetivo de sua campanha deve permitir o acesso à rede de anúncios do Google. Para cartões ignoráveis, não ignoráveis, sobrepostos, curtos ou patrocinados, os alvos devem permitir o acesso aos vídeos.
Não tem certeza de qual meta é a certa para sua campanha? Reserve alguns minutos para ler o resumo do Google sobre as metas da campanha de vídeo.
4. Escolha onde deseja que seu anúncio do YouTube apareça
Para ilustrar ainda mais essa etapa da publicidade no YouTube, escolhemos a meta “Alcance e reconhecimento da marca”. Então decidimos por “Vídeo”.
5. Selecione o tipo de anúncio que deseja criar
Logo abaixo, há um menu onde você pode escolher o tipo de anúncio em vídeo que deseja. Também aqui, como exemplo, selecionamos um anúncio ignorável e clicamos em “Continuar”.
6. Defina as configurações de sua campanha
Nesta etapa, você deve dar um nome à sua campanha para saber do que se trata ao acompanhar o desempenho. Ou seja, escolha uma estratégia de lances e como você deseja pagar pelo anúncio.
Em seguida, defina a data de início e fim do anúncio, o orçamento a gastar, as redes em que deve aparecer, bem como os países e idiomas.
Por fim, especifique também onde você não deseja que seu vídeo apareça.
7. Defina as características do grupo de anunciantes
A próxima etapa que vou te mostrar, para entender como anunciar no YouTube envolve a configuração do seu público. É aqui que você seleciona informações demográficas sobre seu público-alvo, como idade, sexo e faixa de renda.
Em seguida, continue segmentando com base nos interesses de seu público-alvo, nos tópicos associados ao seu anúncio e nos canais nos quais o conteúdo deve aparecer.
Por fim, defina um lance desejado de CPM/CPV para o grupo de anúncios.
8. Carregue seu anúncio
Neste ponto, você precisa enviar o criativo para o YouTube, caso ainda não esteja lá. Por fim, antes de publicar a campanha, não se esqueça de adicionar os links necessários, botões CTA e outras informações.
E aí, você sabe como anunciar no YouTube? Esperamos que este guia passo a passo o ajude e que você veja rapidamente os primeiros resultados de sua campanha. Mas também é muit importante a sua qualificação, para obter resultados ainda mais satisfatórios. Conheça o Bora Empreender . Ou seja, acabe de vez com todas as suas dúvidas sobre Google Ads!