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Home Guias & Dicas

15 dicas pra você bater a meta todos os meses e ser o melhor vendedor do mundo

Johnny por Johnny
17/12/2023
Tempo de leitura: 18 mins lidos
39 0
Como se tornar um bom vendedor

Como se tornar um bom vendedor

Vender é uma missão complicada que exige paciência, dinamismo e uma série de outras habilidades importantes. Mas isso significa que você precisa de um dom para ser um trader de sucesso?

Exatamente o oposto! As qualidades das quais estamos falando podem (e devem) ser desenvolvidas com o tempo, e mesmo aqueles que não possuem naturalmente algumas dessas qualidades podem se dar bem.

Encare isso, você não precisa se preocupar ou viver só de indicações para atrair novos clientes. O segredo está em desenvolver as qualidades certas.

Quer saber como ser um bom vendedor e atingir sua meta todos os meses? Então, aqui estão alguns conselhos práticos sobre como chegar lá!

Leia mais>> Carta de vendas o segredo para vender muito

Conteúdo

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  • 1. Siga o processo
  • 2. Seja um bom planejador
  • 3. Use toda a ajuda que puder encontrar
  • 4. Conheça o seu produto
  • 5. Conheça seu cliente
  • 6. Demonstre empatia
  • 7. Seja mais persuasivo
  • 8. Seja honesto
  • 9. Aprenda a ouvir
  • 10. Domine a arte de ligar
  • 11. Posicione-se como um especialista
  • 12. Trabalhe para o sucesso de seus clientes
  • 13. Esteja bem informado
  • 14. Saber trabalhar com pós-venda
  • 15. Meça seus esforços

1. Siga o processo

Um dos primeiros erros é achar que um bom vendedor é aquele que tem a capacidade de convencer qualquer um a qualquer momento.

A verdade é que nenhuma venda acontece por acaso, é preciso seguir sempre um processo, pelo menos quando estamos falando de alguém que tem uma atuação regular, sem grandes oscilações.

Graças a um processo de vendas bem definido e sua adesão, você poderá prever o comportamento dos clientes e agir de forma que eles continuem interessados ​​em comprar.

Esse processo deve considerar toda a jornada do cliente, desde o interesse inicial até o fechamento do negócio.

2. Seja um bom planejador

Provavelmente, seu cenário de trabalho ideal não envolve lidar com apenas um cliente por vez, certo? Portanto, você deve adquirir a capacidade de planejar bem.

A falta de planejamento pode resultar em conflitos de agendamento, cancelamento de reuniões, declarações falsas e outros inconvenientes, o que nunca é bom para as vendas.

Portanto, organize-se para cumprir seus compromissos sempre em dia e se mostre bem preparado para atender às demandas de todos os potenciais clientes com os quais você lida.

3. Use toda a ajuda que puder encontrar

Não há vergonha em pedir ajuda e aproveitar qualquer oportunidade para facilitar seu trabalho. Portanto, use toda a ajuda que puder obter.

Por exemplo, escolha boas ferramentas de vendas que vão te deixar mais produtivo e ajudar a aumentar a eficiência do seu processo.

Além disso, entre em contato com um revendedor mais experiente para obter orientação, se apropriado. Mesmo ações que parecem pequenas com certeza farão a diferença e farão de você um profissional mais completo e confiante.

Leia também>> MUV – O que é mecanismo único de vendas no Marketing Digital

4. Conheça o seu produto

Ninguém confia em um vendedor que não está convencido do produto que está vendendo e, pior ainda, em quem nem sabe do que está falando.

Portanto, certifique-se de conhecer todos os detalhes do produto ou serviço que está vendendo, pois isso é essencial para inspirar confiança em seus clientes.

Ter um conhecimento aprofundado do produto é importante tanto para tirar dúvidas que a pessoa possa ter quanto para dar dicas valiosas de como aproveitá-lo melhor.

5. Conheça seu cliente

Dicas para vender todos os dias

Se o conhecimento do produto é importante, entender como o cliente age e pensa não fica atrás, pois isso cria uma situação favorável para ele com certas vantagens.

Uma delas é a possibilidade de adequar melhor sua abordagem e focar nos pontos que mais interessam à pessoa, fazendo com que ela se sinta mais à vontade para negociar.

Conhecer o cliente envolve responder a várias perguntas: quais os motivos que o levaram a comprar de você? Que obstáculos podem impedir um acordo?

6. Demonstre empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e é importante que você saiba fazer isso para aprender a ser um bom vendedor.

Ninguém gosta de lidar com uma pessoa que pensa apenas em seus interesses e objetivos, e quando um vendedor não leva em consideração a situação do cliente, é exatamente isso que acontece.

Por outro lado, se você tentar entender os motivos pelos quais o cliente hesita, poderá encontrar melhores soluções e respostas e oferecer acordos que sejam bons para ambas as partes.

7. Seja mais persuasivo

A persuasão, o poder de convencer as pessoas, é uma arte que vai transformar o seu potencial de vendas da água para o vinho.

Quando pensamos nisso, podemos dizer que principalmente o cliente quer ser convencido. Isso significa que ela encontrou a oferta ideal que atende às suas necessidades.

A boa notícia é que a persuasão pode ser aprendida. Portanto, concentre-se todos os dias em técnicas que o ajudarão a ser mais persuasivo, o que levará a melhores negócios.

Leia também>> O que é copy e como usar para vender todos os dias

8. Seja honesto

Infelizmente, a profissão de vendedor ainda tem uma mancha desagradável devido às más práticas que muitos insistem em seguir.

Uma delas envolve a ideia de que se você quer vender muito, você tem que enganar os clientes para que comprem mais do que realmente precisam ou, em alguns casos, até comprar um produto que não ajuda.

Não siga esse caminho: seja honesto com todos os clientes, mesmo que isso lhe custe algumas vendas.

Como resultado, os clientes que você realmente atrai serão mais leais e, em última análise, atuarão como promotores do seu trabalho.

9. Aprenda a ouvir

Não seja o vendedor que fala demais tentando impressionar o cliente ou desgastá-lo. Essa tática pode funcionar para algumas pessoas, mas não é um bom modelo a seguir.

É mais importante aprender a ouvir o que os clientes têm a dizer. Ouça com atenção suas dúvidas, problemas, objetivos e depois responda com algo relevante.

Esse tipo de gesto cria uma identificação profunda com o cliente que vai mostrar quando chegar a hora de tomar uma decisão.

10. Domine a arte de ligar

Engana-se quem pensa que a venda sempre acontece no primeiro contato. Na maioria dos casos, é mais complicado e são necessárias algumas reuniões para resolver a situação.

É aqui que entra o acompanhamento, que é basicamente o feedback que você precisa fazer para manter vivo o interesse de um prospect e impedir que um concorrente roube o cliente.

É o acompanhamento bem executado que leva o cliente de uma etapa do ciclo de vendas para a próxima e, por fim, realiza a compra.

11. Posicione-se como um especialista

Você provavelmente já comprou algo — ou compra regularmente — por causa do atendimento especializado que prestamos a você, certo?

Talvez a sua oferta não seja tão boa quanto a da concorrência, mas a forma como você se posiciona durante o processo e cria valor para o cliente pode ser decisiva.

As pessoas gostam de comprar de pessoas que entendem do que estão falando porque estão confiantes de que a solução realmente funcionará como prometido.

12. Trabalhe para o sucesso de seus clientes

O vendedor médio trabalha para vender, mas o profissional diferenciado vai além e foca no sucesso do cliente. Por que?

O raciocínio é bem simples: o sucesso do seu cliente também é o seu sucesso, então quando ele consegue bons resultados com o produto que você vendeu, ele tende a continuar comprando.

Além disso, é possível criar cases de sucesso ou pedir depoimentos, que serão muito úteis como prova social em seu site ou em encontros futuros.

13. Esteja bem informado

Algo fundamental a ressaltar é que mesmo depois de se tornar um bom vendedor, não há espaço para complacência. Não existe técnica ou método infalível que funcione para sempre.

Pensando nisso, fique atento ao que está acontecendo no mercado e busque formas de se manter relevante ao longo do tempo. Como fazer isso?

Acompanhe blogs de vendas, baixe materiais que vão enriquecer seu conhecimento sobre o assunto, aprenda com os erros do passado e o que os outros estão fazendo.

14. Saber trabalhar com pós-venda

Você pode pensar que o pós-venda realmente não se encaixa no papel de um vendedor porque tem que ser feito por outro profissional.

Mas não exatamente. Inclusive por considerações práticas, o pós-venda bem feito pode resultar em vendas futuras, por isso está diretamente ligado à fidelização.

Por isso, qualquer vendedor que se preze deve sempre buscar fidelizar seus clientes, pois isso facilita seu trabalho no futuro e aumenta suas chances de atingir (ou superar) suas metas.

15. Meça seus esforços

Por último, mas não menos importante, meça tudo o que é essencial para o sucesso de suas vendas.

Criar esse hábito será um fator chave na progressão da sua carreira, pois as métricas e os KPIs darão a você uma visão imparcial e real do seu desempenho.

Através dos dados que você encontrar, você poderá saber em quais etapas do processo de vendas você precisa fazer melhorias, como aumentar as taxas de conversão, etc.

Se você encontrar pequenos problemas fáceis de corrigir ou falhas graves que exigirão mais tempo e esforço, o resultado final é que você estará em uma posição melhor para fazer ajustes.

Agora que você já sabe como ser um bom vendedor, siga as dicas deste post e acompanhe tudo o que pode melhorar para fechar mais vendas. Lembre-se que leva tempo para desenvolver bem todas essas qualidades, mas você verá que vale a pena a persistência!

 

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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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