Tenho o prazer de trazer para vocês uma lista riquíssima de dicas de livros sobre marketing digital para quem trabalha ou está de alguma forma envolvido com o marketing de uma empresa.
Aqui você encontra um acervo criado pela equipe Mateada com livros que vão agregar muito aprendizado à sua vida profissional. Dividimos nossa lista em diversas categorias que estão direta ou indiretamente relacionadas ao marketing digital.
Visão geral sobre Marketing Digital
1 – Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital:
É claro que o pai do marketing, Philip Kotler, não ficaria de fora. Ele é coautor deste livro com Hermawan Kartajaya (fundador e CEO da MarkPlus) e Iwan Setiawan (diretor operacional da MarkPlus). Três autores ajudam você a entender os consumidores na era digital e como sua empresa deve usar novas métricas e estratégias de marketing. ver preço
2 – Marketing na era digital:
Uma das profissionais mais influentes do marketing digital aqui no Brasil, Martha Gabriel, traz neste livro o cenário da transição do marketing tradicional para o digital. Ou seja, enfatizando sua importância em uma linguagem bastante objetiva. ver preço
3-8 P’s do Marketing Digital:
Este é um dos livros de marketing digital mais vendidos em nosso país porque mostra passo a passo aos profissionais como obter sucesso com suas estratégias online. Ou seja, escrito pelo brasileiro Conrado Adolpho, idealizador do método 8 Ps, empreendedor e especialista em apoiar micro e pequenas empresas. ver preço
4 – A Cauda Longa:
Tudo começou quando Chris Anderson, autor deste livro e editor-chefe da revista Wired, publicou um artigo que ficou famoso por falar sobre o fenômeno da cauda longa. Ou seja, o livro é muito bom para entender melhor o conceito de cauda longa e como aproveitar essa oportunidade para sua empresa. ver preço
5 – Permission Marketing:
O autor deste livro é Seth Godin, fundador e CEO da Yoyodyne, uma das primeiras empresas de marketing online, posteriormente vendida para o Yahoo!. Ou seja, neste livro, Seth Godin mostra como vale a pena focar suas ofertas de produtos e serviços apenas em pessoas com alto potencial de compra e, assim, evitar mensagens impróprias para quem demonstra baixo interesse. ver preço
6 – Armas de Persuasão:
O professor de psicologia e marketing da Arizona State University, Robert Beno Cialdini, oferece uma leitura muito boa para quem trabalha com produção de conteúdo. Mas seus ensinamentos são úteis para qualquer área do marketing digital, pois você pode aplicar técnicas persuasivas que também se aplicam à criação de sites, redes sociais, anúncios, e-mails e muito mais. ver preço
7 – Marketing na era do Google:
A autora deste livro, Vanessa Fox, é consultora de otimização de mecanismos de busca. O livro aborda a revolução causada pelos buscadores, principalmente o Google, e como utilizar esse fenômeno em suas estratégias de negócios. Você não está apenas procurando o melhor posicionamento e anúncios de vendas diretas, mas também uma oportunidade de atrair clientes em potencial. ver preço
Leia também >> Como montar uma agência de lançamento de infoprodutos
Livros sobre Planejamento
8 – Planejamento Estratégico Digital:
O sucesso de qualquer campanha de marketing digital está diretamente ligado ao planejamento. Então nada melhor do que começar essa lista com uma dica para isso. Este livro foi escrito pelo brasileiro Felipe Morais, uma das maiores referências em planejamento no Brasil. É um conteúdo muito bom e importante para planejar os eventos da sua empresa na internet. ver preço
Livros sobre Inbound Marketing
9 – Inbound Marketing – Get Found Using Google, Social Media and Blogs:
Um livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, que foram as pessoas que iniciaram o conceito de Inbound Marketing moderno quando fundaram a HubSpot, empresa que você já deve conhecer. Este livro é perfeito para aprender como as plataformas, blogs e mídias sociais do Google podem ser usadas para promover sua empresa. ver preço
Livros sobre Marketing de Conteúdo
10 – Epic Content Marketing:
Escrito por um dos maiores especialistas em marketing de conteúdo do mundo, Joe Pulizzi (empreendedor, palestrante, autor e podcaster. É fundador de diversas startups, entre elas o Content Marketing Institute – CMI). O livro explica a lógica por trás de atrair clientes e prospects com informações que despertam interesse. ver preço
11 – Content S.A.:
Mais uma obra de Joe Pulizzi que vale a pena ler para entender mais sobre o poder do conteúdo em um cenário onde profissionais de marketing e empreendedores insistem em se ater aos modelos tradicionais de marketing, muitos dos quais não apresentam melhores resultados. ver preço
12 – Marketing de conteúdo – a moeda do século 21:
Livro do brasileiro Rafael Reza, profissional referência no Brasil em marketing de conteúdo e fundador da Web Estratégica. É um ótimo material para entender o comportamento do consumidor e como o marketing de conteúdo usa esse entendimento para gerar resultados e alavancar o crescimento dos negócios. ver preço
13 – Regras de Conteúdo:
Nomes Ann Handley e C.C. Chapman é uma grande influência no mundo do marketing digital. E esse material tem a experiência profissional de ambos e é muito bom porque ensina de forma bem prática como adaptar um conteúdo bem escrito para todas as plataformas como redes sociais, blogs e muito mais. ver preço
14 – Everybody Writes:
Esse livro ainda não tem tradução para o português, mas se você souber inglês a dica vale a pena, pois também é um best-seller da Ann Handley. O autor dá várias dicas de como atrair clientes com seu conteúdo em diversas áreas da internet. ver preço
15 – Obrigado pelo Marketing:
Este livro não poderia faltar aqui porque foi escrito por Vitor Peçanha, co-fundador da maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil, a Rock Content. Vitor Peçanha compartilha com quem quer ser profissional de marketing digital todos os aprendizados e experiências que tanto fizeram seu negócio crescer e se tornar referência no Brasil. ver preço
Livros sobre Copywriting
16 – Webwriting – Redação para mídias digitais:
O autor, Bruno Rodrigues, foi o primeiro a escrever um livro sobre Webwriting em português! Este livro é seu terceiro volume e tenta responder às perguntas mais comuns entre os copywriters, como “existe diferença entre escrever para mídia impressa e mídia online?” ou “como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídia é a regra?” e mais a seguir. ver preço
Livros sobre SEO
17 – The Art of SEO:
Os autores Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Sttricchiola são renomados especialistas em otimização de mecanismos de busca que se uniram para escrever um livro que fornece várias técnicas e estratégias passo a passo. E na opinião do pessoal de SEO aqui da Mateada, é o conteúdo mais importante e completo sobre o assunto. ver preço
18 – Introdução ao SEO:
Criado por Aravind Shenoy, redator técnico, e Anirudh Prabhu, desenvolvedor de interface do usuário. É um livro de fácil compreensão e que irá familiarizá-lo rapidamente com o conceito de SEO e as técnicas mais utilizadas. Se você deseja começar a estudar otimização de mecanismos de pesquisa, este livro é um bom ponto de partida. ver preço
Leia mais >> Pesquisa de palavras-chave: acerte no SEO
Livros sobre Redes Sociais
19 – Knockout:
Estamos falando de um livro de Gary Vaynerchuk, fundador da VaynerMedia e um dos mais respeitados especialistas em marketing digital da atualidade. O livro trata a mídia social como um anel porque os clientes não se importam em compartilhar suas opiniões reais sobre as marcas. Mostra também como se comunicar com os clientes nessas redes, mostrando exemplos que deram certo e outros que deram errado. Ver preço
20 – Facebook para empresas:
O autor Luciano Larrossa é um dos maiores especialistas em publicidade no Facebook em português. Este livro é um dos mais atualizados sobre o Facebook como ferramenta de marketing e fornece uma riqueza de informações sobre como transformar seu perfil comercial na próxima oportunidade de vendas. ver preço
Livros sobre Conversão
21 – You Must Test:
O trabalho de Chris Goward, fundador e CEO da WiderFunnel, uma agência de otimização de conversão que obteve resultados impressionantes com marcas famosas como Google e eBay. Nesta leitura, você aprenderá muito sobre o conceito de otimização de conversão, como fazer testes e desenvolver estratégias para converter os visitantes do seu site em clientes. ver preço
22 – Não me faça pensar:
Informação e experiência do usuário O arquiteto Steve Krug é autor do que é considerado a maior referência em usabilidade e conversão. O livro traz informações úteis e dicas práticas para quem trabalha com internet e marketing digital. ver preço
23 – Otimização de Conversão:
A dupla Ayat Shukairy e Khalid Saleh são cofundadores da Invesp, especializada em otimização de conversão. Os autores usam sua riqueza de experiência para dar dicas práticas para que o site da sua empresa tenha potencial para convencer os visitantes a comprar sem perdê-los no caminho. ver preço
Leia mais >> Fórmula negócio online
Livros sobre Análise de Resultados
24 – Web Analytics 2.0:
Autor Avinash Kaushik é um profissional de renome mundial na área. Este livro traz dicas para quem quer ser um analista de métricas, mostra como escolher as melhores plataformas de web analytics para o seu negócio, quais testes são eficazes e muito mais. ver preço
Livros sobre Comportamento dos Consumidores
25 – Neuromarketing aplicado ao copywriting publicitário:
A autora deste livro, Lilian S. Gonçalves, é responsável pela equipe editorial do Yahoo! Pesquisa de marketing. Ou seja, o conteúdo aborda como o neuromarketing é um dos principais conceitos para o sucesso de uma campanha publicitária e apresenta alguns estudos de neuromarketing que podem ser utilizados na publicidade para aprimorar o argumento. ver preço
26 – Cultura da Conexão:
Este livro é escrito por Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford, pensadores renomados da mídia moderna. Ou seja, o livro é uma discussão sobre o comportamento do consumidor em relação ao conteúdo em mídia digital. A reflexão é muito interessante porque trata do fato de que as pessoas deixaram de ser “apenas consumidores” e precisam de mais interação para ouvir suas opiniões, sugestões e críticas. ver preço
Livros sobre Empreendedorismo
27 – The Ideal Marketing Agency:
Escrito por Paul Roetzer em breve colaboração com Brian Halligan. Ou seja, este livro mostrará como entregar resultados mais satisfatórios aos clientes e se tornar uma agência de marketing digital eficaz, influente e lucrativa. ver preço
Reunimos os livros que consideramos os mais importantes para um profissional de marketing digital, mas definitivamente há outras leituras muito boas que poderiam estar aqui. Por esse motivo, continue ligado em nosso portal para saber quais as novidade da literatura do marketing!