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Como conquistar investidores para a sua startup

Johnny por Johnny
17/12/2023
Tempo de leitura: 11 mins lidos
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investidores para startup

investidores para startup

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  • O head de venture capital do Grupo Sai do Papel (SdP) selecionou algumas dicas para atrair novos investidores para sua startup.
    • 1. Desenvolva um plano de negócios sólido
    • 2. Identifique os investidores-alvo
    • 3. Faça uma boa apresentação
    • 4. Uma equipe multidisciplinar e tecnicamente qualificada brilha aos olhos dos investidores.
    • 5. Mostrar potencial ROI:
    • 6. Seja honesto e transparente
    • 7. Crie uma rede eficaz
    • 8. Rastreamento:

O head de venture capital do Grupo Sai do Papel (SdP) selecionou algumas dicas para atrair novos investidores para sua startup.

Um dos estágios de crescimento de uma startup de sucesso envolve a realização de investimentos para determinados objetivos. Se uma startup está em processo de ideias, ela precisa de um investidor anjo para construir seu negócio. Então, se já passou para a fase de investimento inicial, tende a buscar recursos para melhorar a gestão, marketing, infraestrutura e tecnologia, entre outros. No estágio Série A, a startup já está bem consolidada, faturando e lucrando, e buscando recursos para realmente escalar seu crescimento de forma exponencial. Como nas séries B e C.

Em todas as fases de uma startup, recursos de investimento são bem-vindos. No entanto, as startups iniciantes estão pensando em como brilhar aos olhos dos investidores. Para responder a essa e outras perguntas, convidamos Guy von Oettingen-Gaul, head de inovação e investimento do grupo Sai do Papel. Confira os passos que ele escolheu:

plano de negocios
plano de negocios

1. Desenvolva um plano de negócios sólido

Um plano de negócios bem escrito e detalhado é essencial para atrair investidores. Deve conter informações sobre a empresa, mercado, estratégia de negócios, projeções financeiras e plano de aplicação de recursos. Esse é o primeiro item que o investidor avalia. Se uma startup nem ao menos sabe fazer um bom plano de negócios, não consegue convencer o gestor de que está pronta para investir e administrar o negócio com eficácia.

2. Identifique os investidores-alvo

É importante entender que tipo de investidor você está procurando e como seu negócio se encaixa nos objetivos dele. Chamamos isso de tese de investimento. Há investidores que só investem em startups de impacto social, há outros que só investem em setores, por exemplo só investem em startups de energia e meio ambiente. Existem executivos focados em fintech, outros em healthtech e assim por diante. Então, antes de tudo, você precisa saber quem são os potenciais investidores para o seu negócio, em quais cidades eles estão localizados, para entender quem teria mais sinergia com o seu projeto.

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3. Faça uma boa apresentação

Crie um argumento de venda curto e conciso que mostre aos investidores por que sua empresa é uma boa oportunidade de investimento. Estatísticas de tipo de potencial de mercado, números de crescimento projetado, pesquisa de dor no mercado que você está abordando são importantes. Pense na apresentação como seu cartão de visita, é sua apresentação escrita. Portanto, tudo o que você discutirá em sua apresentação também deve ser descrito em sua apresentação de maneira eficaz e concisa.

4. Uma equipe multidisciplinar e tecnicamente qualificada brilha aos olhos dos investidores.

Os investidores querem ver que você tem uma equipe sólida com pessoas que podem gerir o negócio em todas as suas especificidades e, ainda por cima, que podem expandir e expandir o projeto. Apresente os principais membros da equipe e suas qualificações. Sinergia entre parceiros, engajamento de partes interessadas, modelos de remuneração de retenção de talentos e habilidades de comunicação de liderança serão abordados.

5. Mostrar potencial ROI:

Os investidores estão em busca de oportunidades com alto potencial de retorno. Portanto, mostre a eles como sua empresa pode gerar lucros significativos para eles. Mesmo que você ainda esteja na fase da ideia, você precisa ter uma projeção de crescimento, metas definidas, as ferramentas que vai utilizar e como quer alcançá-lo.

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6. Seja honesto e transparente

Os investidores valorizam muito a honestidade e a transparência. Esteja aberto a quaisquer desafios ou incertezas que possam afetar o negócio e mencione-os ao conversar com o investidor. Publique um desafio com a solução que você acha que também é a melhor. Digamos que você não consiga vender, mas toda startup precisa de um profissional de marketing. Assim, você pode fazer um orçamento no plano para contratar uma equipe de vendas, ferramentas de vendas etc. Além disso, esteja preparado para responder a perguntas difíceis.

7. Crie uma rede eficaz

Faça contato com outros empreendedores e investidores participando de eventos, feiras e workshops. Seja proativo e tente entrar em contato com profissionais e investidores do setor. O mundo das startups tem um conceito de ajuda mútua. Entrar em contato com polos de negócios, aceleradoras, cursos e eventos do seu segmento com certeza vai te ajudar muito, principalmente em termos de expansão e parcerias que podem gerar lucros diretos ou indiretos.

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8. Rastreamento:

Após a reunião, envie uma mensagem que demonstre interesse e relevância para o investidor. Nunca se esqueça de enviar qualquer material ou documento que tenha ficado para entrega. Procure ser rápido, não deixe informações no ar. Se você ainda não tem uma resposta, escreva um status. Isso mostra a eficiência, o comprometimento e acima de tudo a atenção aos detalhes que são a chave para o sucesso do negócio.

Essas são apenas algumas etapas gerais para atrair investidores, mas na hora de negociar, existem etapas mais complexas e elaboradas pelas quais as startups passam, de acordo com as características de cada negócio.

Para Guy von Oettingen-Gaul, chefe do Grupo de Inovação e Investimento da Sai do Paper, é preciso ter tenacidade e persistência no processo, pois encontrar os investidores certos e fechar um bom negócio pode levar tempo.

Quer saber mais sobre as novidades? Continue ligado em nosso portal!

Tags: negóciosstartup
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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