Como toda tendência, o voice commerce vem com força total para transformar o mercado.
Essa tecnologia consiste no reconhecimento de voz para a realização de compras. Ou seja, é um método que permite que os clientes façam compras usando comandos de voz em vez de inserir uma palavra-chave em um computador ou smartphone.
A pesquisa por voz se expandiu muito nos últimos anos. Segundo pesquisa publicada no site Exame, cerca de 48% dos brasileiros utilizam esse tipo de recurso. Isso se deve ao número de assistentes virtuais disponíveis atualmente, como Amazon Alexa, Siri da Apple e Google Assistant.
Para adaptar qualquer tipo de negócio a esta nova realidade, é importante conhecê-la a fundo, certo?
Pensando nisso, neste conteúdo você vai aprender mais sobre o voice marketing e como ele pode ser uma ferramenta essencial para o crescimento das vendas no mercado online. Vem comigo!
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O que é Voice Commerce?
A negociação por voz é um recurso destinado ao comércio virtual, portanto as compras são feitas por meio de comandos de voz. Ou seja, os consumidores que utilizam assistentes virtuais em seus dispositivos podem fazer compras online sem precisar digitar o que está procurando.
Como mencionamos anteriormente, os principais softwares que possuem esse tipo de ferramenta são Google Assistant, Siri da Apple e Alexa da Amazon. Esses podem ser instalados em diversos dispositivos compatíveis como computadores, televisores, caixas de som, smartwatches e smartphones.
Por meio desse sistema, basta que o usuário diga em voz alta o que deseja, que o atendente irá pesquisar as melhores opções de produtos e preços e, após a confirmação, a compra é efetuada.
Isso é possível com a ajuda da inteligência artificial (IA), que já é bastante utilizada para tocar música, avisar sobre o tempo, e até ajudar em diversas tarefas rotineiras.
Portanto, usar a negociação por voz pode ser ainda mais conveniente para usuários que já estão acostumados com esse tipo de tecnologia.
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Como funciona o Voice Commerce?
Para aproveitar ao máximo o comércio por voz, é necessário que o consumidor use um dispositivo de IA habilitado para voz e um assistente de compras online. Além disso, a loja onde será feita a compra precisa se integrar com o mesmo sistema utilizado pelo cliente para tornar a experiência completa.
Como a loja é integrada com a loja de voz, o usuário só precisa buscar o item desejado dizendo em voz alta suas especificações, por exemplo: Bermuda Amarela, tamanho G.
Feito isso, inicia-se a primeira etapa do processo de compra, ou seja, a assistente virtual encontra uma lista com todas as opções de bermuda na cor amarela no tamanho L e informa o consumidor.
O cliente por sua vez escolhe um dos produtos e o atendente seleciona o item. Depois disso, também é preciso escolher a forma de pagamento, frete e demais opções para fechar a compra, tudo por meio de comunicação de voz.
Por fim, o assistente virtual apresentará todos os detalhes da compra e o consumidor só terá que confirmar para concluir a transação com sucesso.
Caso a loja virtual não possua integração com IA, o cliente utilizará apenas a busca por voz para encontrar o item desejado, mas o restante do processo deve ser feito de forma tradicional.
Quais são os benefícios do Voice Commerce?
Os benefícios de usar a negociação por voz são numerosos. Dentre as principais, podemos destacar:
- Maior velocidade de compra: as compras tendem a ser mais rápidas porque o tempo que o sistema leva para processar as informações por voz costuma ser bem menor do que por digitação;
- Melhorando a experiência do cliente: por meio de comandos de voz, o usuário pode fazer outras coisas durante a compra, ou seja, não precisa parar o que está fazendo, tornando a experiência mais fácil e dinâmica;
- Ampliação do horário de funcionamento: com a ajuda da inteligência artificial, o negócio de voz da empresa pode operar sem horário de fechamento, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Busca personalizada: ao realizar uma busca por voz, o cliente pode ter mais cuidado com o item que procura;
- Inclusão de diferentes públicos: o voice commerce também auxilia na inclusão de públicos como PCD (deficientes) e analfabetos, ou seja, consumidores com deficiência visual, limitações cognitivas e motoras e que não sabem ler nem escrever conseguem fazer suas compras sem muita dificuldade.
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Como preparar um negócio para usar o voice commerce?
Antes de utilizar o voice trading, é necessário preparar a loja para que as compras por voz possam ser feitas de forma simples e segura. Veja o passo a passo abaixo:
1. Personalize o site
O primeiro passo antes de implementar o voice commerce é integrar o site com a IA utilizada pelos consumidores.
Para isso, é necessário que uma equipe de tecnologia especializada utilize uma API (Application Programming Interface). Ou seja, um tipo de conexão que conecta o sistema do site com o assistente virtual.
É importante saber selecionar os assistentes que os clientes mais utilizam para que o site esteja pronto para receber solicitações por meio de comandos de voz.
2. Adote conteúdos em linguagem natural
Para que os clientes pesquisem bem por voz, é fundamental que um site tenha conteúdo em linguagem natural além de uma boa estratégia de SEO para lojas virtuais.
Isso significa que ele deve estar preparado para responder às principais perguntas do usuário em formato de conversa e pensar nos tipos de frases que os clientes usam ao procurar itens para comprar.
Também é importante focar nas palavras-chave de cauda longa, que geralmente são três ou mais palavras, tornando a busca do cliente ainda mais específica.
3. Percorra as descrições
Outro passo importante para implementar o voice commerce na web é revisar as descrições dos produtos, isso significa que você precisa se certificar de que os textos sejam objetivos, bem escritos e usem palavras fáceis de pronunciar. alto.
Descrições mal escritas ou frases excessivamente complexas tendem a ser o principal obstáculo para uma boa compra de voz.
4. Preste atenção à segurança do site
Em qualquer tipo de tráfego online, a segurança é fundamental. No entanto, para compras realizadas por meio do voice commerce, o consumidor deve confiar plenamente no site, pois terá que fornecer em voz alta os dados do cartão de crédito e outros documentos.
Na prática, o mesmo sistema que processa os dados à medida que são inseridos é também o que realiza a aquisição da voz. No entanto, a experiência desse tipo de compra costuma ser mais delicada para os usuários, até por ser uma novidade no mercado.
Por isso, é fundamental que você invista em um certificado SSL para o site, mantenha um bom sistema antifraude e esteja sempre em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Além de tudo que citei, é importante não esquecer da educação do consumidor. Ou seja, investir em formas de informar o cliente que o site já tem essa opção. Ou seja, incentivar esse tipo de compra e ajudar o usuário nas suas principais dúvidas .
Entendeu tudo sobre Voice Commerce?
Ao longo do conteúdo, você aprendeu os prós e contras da tecnologia de comércio de voz, desde sua definição até a melhor forma de aplicá-la a sites. Porém, você também percebeu que se não investir no necessário, a experiência pode não ser tão interessante, certo?
A inteligência artificial está cada vez mais próxima. Ou seja, é fundamental ter o cuidado de aplicá-la da melhor forma possível. Isso, para dar ao consumidor um melhor acesso e compras mais fáceis e assertivas.
Espero que você tenha achado este artigo útil e, se tiver alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar!