Dentre as diversas estratégias que podemos adotar para melhorar a venda de produtos e serviços em uma loja virtual, temos o Vendarketing.
Como o próprio nome sugere, Vendarketing é a junção dos termos: vendas e marketing. Ou seja, consiste em um método que reúne as equipes com maior potencial para expandir e aumentar as vendas da empresa.
Vendas e marketing estão em desacordo há muito tempo, sempre competindo para conquistar o maior número de clientes. No entanto, essa atitude foi quebrada com o tempo, permitindo uma equipe ainda mais coesa e colaborativa.
Vamos entender como funciona o Vendarketing e como essa estratégia pode ser colocada em prática para atrair ainda mais clientes e aumentar o número de vendas da loja virtual? Então continue lendo!
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O que é Vendarketing?
Como já mencionado, Vendarketing, de origem inglesa: “smarketing”, é uma junção das palavras “sales” e “marketing”. Caracterizando a ligação entre profissionais de marketing e vendas que atuam dentro da empresa e buscam os mesmos objetivos.
Em geral, as metas de vendas são:
- Atrair leads ou clientes potenciais qualificados;
- Garantir a troca de informações entre as equipes;
- Gerar mais lucro;
- Otimize a operação da empresa.
Portanto, esse tipo de estratégia é uma forma de alinhar as equipes de vendas e marketing para trabalharem juntas. Ou seja, encontrar clientes e aumentar o faturamento da empresa.
Parece muito simples na teoria, mas na prática muitas lacunas podem surgir devido a falhas de comunicação que prejudicam a estratégia de ambas as áreas.
Por isso, é preciso conhecer bem o papel de cada equipe para encontrar a melhor forma de fazê-los trabalhar em conjunto.
Promover a integração entre as equipes deve ser uma ação deliberada para que deixem de agir de forma autônoma. Ou seja, aprendam a colaborar plenamente entre si, ampliando seus horizontes e beneficiando o negócio de inúmeras maneiras.
Qual é o papel das vendas nos negócios?
A função de uma equipe de vendas nas empresas é fazer a empresa vender mais. No entanto, no que diz respeito ao marketing, outras tarefas podem estar envolvidas, como:
- Ampliar o nome da empresa no mercado;
- Responsabilidade pela criação de anúncios;
- Lidar diretamente com a marca;
- Cuide dos canais de comunicação.
Todas essas ações também visam atingir o objetivo de ampliar as vendas, por isso é imprescindível que as equipes se unam para criar novas oportunidades através dos pontos acima. Se a empresa ainda não tem essa visão para a equipe, é preciso alinhar.
O objetivo da equipe de vendas e marketing é o mesmo, mas é preciso aprimorá-los para que as vendas gerem oportunidades de marketing e marketing para vendas. Depois vem a venda.
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Por que é importante usar Vendarketing?
Para entender a importância do uso do Vendarketing, é fundamental acompanhar a jornada de vendas.
Um funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico utilizado pelos departamentos de marketing e vendas das empresas para mapear as etapas que um prospect percorre até a compra. Deve ser analisado ao longo da jornada do cliente.
Quando as equipes entendem as etapas da jornada, conseguem com mais facilidade traçar estratégias para atrair visitantes, convertê-los em leads, convertendo em oportunidades e trazê-los para dentro da empresa.
As etapas relacionadas a visitantes, leads e oportunidades geralmente são de responsabilidade direta da equipe de marketing digital, enquanto a última etapa é atribuída aos vendedores.
No entanto, a passagem dos consumidores pelo funil nem sempre é tão simétrica, ou seja, uma pessoa pode parar no meio do funil, enquanto outras podem encerrar a compra antes de chegar ao fundo.
Isso acontece quando as empresas trabalham com contatos de diferentes maneiras ao longo da jornada, por exemplo, um vendedor entra em contato com um prospect no meio da jornada e tenta convertê-lo para o fundo através das interações que o contato teve com a empresa.
Esses pontos mostram a necessidade de manter o alinhamento entre marketing e vendas, e isso pode acontecer de forma específica para cada empresa.
Como aplicar o Vendarketing?
Agora que explicamos a estratégia de vendas, é hora de falar sobre como aplicá-la. Vamos lá?
1. Apoiar a integração da equipe de vendas e marketing
O primeiro passo para colocar uma estratégia de vendas em ação é alinhar as expectativas de ambas as equipes.
Para isso, é fundamental estimular encontros onde ambas as partes conheçam e entendam o funcionamento das áreas como um todo. A equipe de vendas precisa conhecer a rotina da equipe de marketing e vice-versa para entender a profundidade das lutas do dia a dia.
Durante essas reuniões, é importante entender bem as duas áreas e definir metas que façam sentido para ambas.
2. Desencoraje a competição entre as equipes
Às vezes, a concorrência saudável pode trazer benefícios, porém, é preciso ter cuidado na hora de vender.
Incentivar a competição pode criar um cenário de distanciamento entre as equipes, pois cada equipe pode se concentrar em alcançar seus próprios objetivos.
Por este motivo, o melhor é não fomentar esta ideia de competição e incentivar a união entre as duas equipas.
3. Estabeleça metas possíveis
Ter todos comprometidos com um objetivo comum é essencial para uma ótima estratégia de vendas, por isso os números precisam ser vistos em conjunto para que o time de marketing possa colaborar com o time de vendas.
O desempenho de cada departamento durante o processo deve ser medido para entender os pontos de falha e o impacto de trabalhar em conjunto para aumentar o faturamento da empresa.
4. Configure um SLA
O SLA (Service Level Agreement) ou traduzido para o português como “Acordo de Nível de Serviço” é um documento que visa definir o que cada equipe espera em termos de desempenho.
O SLA define o número ideal de leads com os quais a equipe de vendas deve trabalhar, o prazo para obtenção desse número e o número de tentativas de contato necessárias até que o vendedor descarte o lead.
O documento deve funcionar como um acordo entre as áreas para que cada uma planeje sua rotina de acordo com o que foi previamente definido.
4. Automatize seus processos de vendas
É importante ter uma ferramenta de automação que unifique todos os dados do cliente em um só lugar, pois quanto mais alinhados estiverem os times de marketing e vendas, menos reclamações sobre as entregas um do outro.
A plataforma de CRM é responsável por uma gestão mais próxima e assertiva do relacionamento com o cliente.
Assim, quando um vendedor conseguir um lead por meio dessa ferramenta, ele já terá todo o histórico de interação da pessoa e saberá em quais anúncios ela clicou, se baixou materiais ricos e todas as outras informações para conduzir a conversa.
O vendedor pode assim conhecer a fundo o estágio de maturidade do cliente em relação ao serviço oferecido pela empresa, seus interesses e se já é possível promover uma abordagem mais direta.
5. Determine quando um cliente em potencial está pronto para comprar
Existe um ponto em que o marketing determina quando um prospect pode ser convertido em cliente, e esse processo é importante para a estratégia de vendas.
É muito valioso para os vendedores saber quando agir, e somente a equipe de marketing pode identificar esse momento e direcionar os potenciais clientes para as oportunidades certas.
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Quais são os principais benefícios do vendarketing?
Alinhar as relações entre as equipes da empresa é algo que vai muito além das vendas. Ter times totalmente alinhados e com um objetivo comum é o cenário ideal para o crescimento de qualquer empresa.
Porém, no caso do marketing e vendas, essa importância é ainda maior. Abaixo você confere os principais benefícios de uma estratégia de verdarketing:
- Metas alinhadas entre as equipes de marketing e vendas: ambas as equipes serão responsáveis por metas que dialogam entre si e geram crescimento previsível do negócio;
- Cooperação entre as áreas: por meio do marketing de vendas, são desenvolvidas ações para atingir potenciais clientes, e isso só é possível com a cooperação entre as áreas. Marketing e vendas costumam ter dificuldade em construir bons relacionamentos porque os erros de um refletem diretamente no resultado do outro, ou seja, quando as equipes trabalham juntas, as barreiras são quebradas e as equipes constroem a ideia de união e cooperação. ;
- Meça os resultados das ações: quando as duas equipes estão alinhadas, fica mais fácil entender e avaliar a taxa de conversão da empresa. Dessa forma, os profissionais de ambas as equipes conseguem entender de onde vêm as falhas e oportunidades e traçar o melhor caminho de aquisição;
- Calculando o ROI de forma mais objetiva: ROI, em inglês “Return on Investment” traduzido como “Return on Investment” é uma forma de determinar quanto a empresa ganhou ou perdeu ao investir. Compreender o impacto das ações de venderketing ajuda a empresa a calcular o retorno financeiro que obteve.
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Você já sabe tudo sobre vendaketing?
Esperamos que o conteúdo tenha sido de grande valia para o seu conhecimento e que agora você saiba tudo sobre Vendarketing.
Porém, se você ainda tem alguma dúvida sobre o quanto essa estratégia é benéfica para aumentar o faturamento da empresa, escreva aqui para nós que iremos te ajudar.
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