Johnny Digital®
  • Últimas Notícias
  • Guias & Dicas
  • Software & Ferramentas
  • Cursos
  • Livros
EMPREENDA ONLINE
Johnny Digital®
  • Últimas Notícias
  • Guias & Dicas
  • Software & Ferramentas
  • Cursos
  • Livros
EMPREENDA ONLINE
Johnny Digital®
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Últimas Notícias

Bic aposta na inovação para se reafirmar no mercado brasileiro, mas não abandona tradição

Johnny por Johnny
17/12/2023
Tempo de leitura: 11 mins lidos
32 0
bic

bic

Presentes no mercado brasileiro desde 1961, as famosas canetas Bic conquistaram os consumidores pela simplicidade e versatilidade. Ou seja, essas características contribuíram para a extrapolação da função primordial da caneta, que se tornou um acessório polivalente em diversas situações.

“Quem é um pouco mais velho, como eu, deve se lembrar da época em que rebobinávamos cartuchos com a Bic”, brinca Rodrigo Iasi, diretor de marketing da Bic, em entrevista.

As canetas Bic provaram ser companheiras fiéis em muitas ocasiões de uso e criaram uma conexão emocional com os consumidores.  Ou seja, o amor de longa data da marca pelos brasileiros se reflete na venda de 400 milhões de canetas por ano e se espalhou pelo portfólio da marca. No entanto, também é conhecida por seus isqueiros e lâminas descartáveis. Hoje, esse prédio histórico, pautado pela simplicidade, representa o DNA da Bic em todos os seus produtos e mantém a marca na vanguarda do mercado brasileiro.

Leia também >> Campanhas no WhatsApp, Instagram e Facebook

Mas a marca francesa não vive só de lembranças: considerando o potencial de inovação, a Bic promete em 2023 trazer novidades em todos os setores que vão enriquecer a experiência do consumidor brasileiro.

“Temos novidades a caminho e a equipe de marketing está a todo vapor. Lançar um produto envolve muito trabalho de bastidores: temos que preparar os produtos, preparar a narrativa do varejo e do consumidor, campanhas, embalagem, preço, estratégia de distribuição”, revela o diretor de marketing.

Conteúdo

Toggle
  • Alavancas de crescimento para continuar
  • Mercado x Competição
  • Global e local unem forças

Alavancas de crescimento para continuar

aparelho de barbear

 

Inserida em diversos segmentos, cada um com suas peculiaridades, necessidades e portes. A Bic segue atenta tanto aos movimentos dos consumidores quanto às ações dos concorrentes para se manter relevante no mercado. Ou seja, além disso, a empresa possui alavancas de crescimento bem definidas para cada setor em que atua, o que tem contribuído para manter a presença da marca na vida do consumidor brasileiro.

“A Bic é dividida em três categorias, três segmentos, e cada um deles corresponde a aproximadamente um terço do faturamento. Cada categoria tem sua própria dinâmica, seu próprio desafio e alavanca de crescimento”, diz Iasi.

Uma dessas categorias é o setor de papel. Ou seja, a empresa busca formas de expansão na área por meio da inovação. Para isso, a Bic investe na categoria de artes e criatividade, com foco principal no público infantil, Tipicamente um público que não se enquadra no consumismo das canetas tradicionais.

“Os consumidores começam a usar canetas na adolescência, mas podem entrar na categoria de giz de cera, lápis de cor e marcadores. É assim que normalmente entramos em casas e escolas. Temos players muito fortes no mercado brasileiro e nesse segmento o Bic ainda não é líder. Estamos ganhando mercado e temos espaço para crescer”, continua o diretor.

Leia mais >> De rede social a um importante canal para as marcas. Conheça mais sobre o Tik Tok

Nos últimos anos, a empresa vem desenvolvendo soluções criativas para campanhas relacionadas à introdução e comercialização de outros produtos. No entanto, são essenciais do portfólio, como isqueiros e lâminas descartáveis.

“Há quase três anos lançamos toda uma linha de isqueiros decorados e estampados. Esses isqueiros são um pouco mais caros, mas as pessoas os adoram porque carregam um aspecto de colecionador. Essa é a alavanca do crescimento”, enfatiza.

Mercado x Competição

No mercado de barbeadores, mais competitivo que os demais, a empresa francesa aposta no marketing mix para aumentar sua participação. Ou seja, hoje gira em torno de 30%. “Nossa estratégia passa pelo preço certo, dentro da proposta de valor da marca, pela aceleração da inovação – hoje todo mundo que entra na gôndola do supermercado encontra nas lâminas Bic diversas soluções – comunicação, tanto no ponto de venda quanto na jornada do cliente. consumidores e, por último, mas não menos importante, distribuição”, conclui Iasi.

Leria mais >> Banco do Brasil fez aporte de R$ 5 mi no Yours Bank

Global e local unem forças

Presente em mais de 160 países, a Bic tornou-se referência global em todos os setores em que atua. O sucesso da marca depende do lançamento de operações e campanhas capazes de atender às peculiaridades e nuances de cada país a partir da observação de elementos culturais, hábitos e costumes.

Para tornar o processo de observação mais eficiente, a matriz da empresa desenvolveu o setor Consumer Marketing Insights (CMI), que abastece os escritórios locais ao redor do mundo com pesquisas de tendências, comportamentos e atitudes desenvolvidas individualmente em cada país.

“Uma vez que entendemos, identificamos oportunidades nas necessidades do consumidor que podem ou não se refletir em produtos e serviços. Se ele se recuperar, nascerá um projeto que começará a se desenvolver globalmente ou localmente”, explica o diretor.

No Brasil, a empresa possui dados locais importantes para a introdução e oferta de novas linhas de produtos.

“Segundo costume e costume, metade do fósforo do Brasil é aproveitado na região nordeste. Aqui está uma oportunidade: sabemos que um isqueiro Bic acende 3000 vezes. Seriam necessárias 75 caixas de fósforos para igualar essa capacidade. Assim, o isqueiro Bic representa uma economia de 30 vezes. Por isso, lançamos a campanha Economize com Bic, voltada principalmente para o Nordeste”, finaliza Iasi.

 

Tags: Mercadodigitalnegócios
EnviarCompartilhar1CompartilharCompartilharEnviar
Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

Relacionado à Notícias

FOUNDER LED GROWTH
Últimas Notícias

Founder-Led Growth: O que grandes marcas entenderam e agora você precisa aplicar

11/04/2025
160
Como Descobrir o RPM de Cada Palavra-chave no Nicho de Finanças
Guias & Dicas

Como Descobrir o RPM de Cada Palavra-chave no Nicho de Finanças

19/02/2025
173
copa do mundo feminina
Últimas Notícias

Estreia do Brasil na Copa do Mundo: recordes de transmissão e impressões positivas

13/12/2023
7
meta threads
Últimas Notícias

Dia 6 Meta lançará Threads

13/12/2023
5
verificação azul do meta
Últimas Notícias

Começando pela América Latina, Meta anuncia expansão do Meta Verified

13/12/2023
7
tecnologia nas empresas
Últimas Notícias

Campeões nacionais em adoção tecnológica são varejo, serviços e indústria

13/12/2023
6

Populares

Plataforma de hospedagem de cursos

Plataforma estilo netflix para cursos online

por Johnny
13/12/2023
0
1.5k

Uma plataforma de hospedagem de cursos online é...

vendas kiwify 1milhão

Kiwify: Guia Completo para Vender seu Primeiro Curso Online ou PLR

por Johnny
02/01/2024
0
816

Você está prestes a descobrir o caminho menos...

MUV - O que é mecanismo único de vendas no marketing digital

MUV – O que é mecanismo único de vendas no marketing digital

por Johnny
17/12/2023
0
1.8k

O mecanismo exclusivo atua como um catalisador de...

O que é vls

VSL – O que é e como criar uma para vender seu infoproduto

por Johnny
17/12/2023
0
217

Não é segredo que o conteúdo em formato...

ideia de conteudo digital

5 sites para ter inspirações na hora de criar seus criativos para anúncios e conteúdo

por Johnny
13/12/2023
0
110

Manter-se atualizado e buscar inspiração são hábitos de...

Guia de Softwares

como criar um saas no bubble
Softwares & Ferramentas

O Que é SaaS e Como Faturar com Seu Software em 2025

por Johnny
11/03/2025
189
o-que-é-guithub-e-como-funciona
Softwares & Ferramentas

GitHub: O que é e Para Que Serve

por Johnny
02/01/2024
172
Como-configurar-o-Outlook
Guias & Dicas

Como Configurar o Outlook

por Johnny
26/06/2023
27
ferramentas para correção textual
Softwares & Ferramentas

Conheça 4 ferramentas de correção textual

por Johnny
13/12/2023
28
johnny digital
Instagram Youtube

Sobre   |   Termos de Uso   |   Políticas de Privacidade  |  Contato

© 2024 Johnny Digital – Powered by Bravíssimo Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Dica de Livros
  • Guias & Dicas
  • Softwares & Ferramentas
  • Cursos

© 2022 Mercado & Marketing - Powered by Bravíssimo Digital.

Bem-vindo devolta!

Acesse sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Add New Playlist

Inscreva-se e receba conteúdo toda semana

Preencha o formulário e ganhe esse guia de vendas pelo Whatsapp

Faça a sua Inscrição

Ganhe uma Mentoria de 30min:
Como faturar 50K por mês

através da metodologia Escada de Valor

Preencha o formulário para liberar o link de
agendamento no WhatsApp agora mesmo!

De: R$997 por: Gratuito

Estamos ansiosos para te conhecer.

Faça a sua Inscrição

Ganhe uma Mentoria de 30min:
Como faturar 50K por mês

através da metodologia Escada de Valor

Preencha o formulário para liberar o link de
agendamento no WhatsApp agora mesmo!

De: R$997 por: Gratuito

Estamos ansiosos para te conhecer.

Tem certeza de que deseja desbloquear esta notícia?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?