Você está procurando algum dinheiro extra ou deseja iniciar seu próprio negócio na Internet? Confira os infoprodutos e descubra como começar essa empreitada!
Uma das grandes vantagens da Internet é a criação de oportunidades de negócios. Os infoprodutos são um excelente exemplo dessa nova economia.
Por um lado, existem pessoas que têm algum conhecimento para compartilhar. De outro, um público qualificado que quer aprender e se desenvolver.
O fato é que eles são acessíveis, exigem um baixo investimento financeiro e podem trazer um bom lucro para sua agência ou consultoria no final do mês.
Se você decidiu investir nessa modalidade mas não sabe por onde começar, continue lendo para ver como criar um produto digital em 6 passos simples!
Leia também >> VSL – O que é e como criar uma para vender seu infoproduto
O que são infoprodutos?
Os produtos de informação, também conhecidos como produtos digitais, são conteúdos especializados que tratam de um assunto específico, produzidos e distribuídos em formatos online.
Uma boa estratégia de infoproduto busca necessidades de uso e resolva problemas reais para públicos grandes e qualificados, como os usuários do Google.
Portanto, esse conteúdo é oferecido no modelo de curso online e está disponível sob demanda, necessitando apenas de distribuição e suporte.
Como o curso está disponível online e pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, há boas oportunidades de retorno financeiro. Se o conteúdo agradar ao público e for de qualidade, claro.
Qual é o momento ideal para criar um infoproduto
Os infoprodutos são ideais para quem deseja iniciar um negócio digital e deseja ter sua própria loja online. No entanto, para serem verdadeiramente competitivos, eles só devem ser criados quando:
domina um assunto sobre o qual poucos têm autoridade;
está disposto a produzir conteúdo de qualidade;
algum dinheiro para investir na distribuição.
Se você respondeu sim a esses três critérios, bingo! Você tem uma faca e queijo na mão. Então veja como tirar seu projeto do papel.
Leia mais >> A 6 Melhores plataformas para hospedar seus infoprodutos
6 passos para lançar um produto digital
1. Defina o formato do seu infoproduto
Existem muitos formatos disponíveis para criar produtos de informação bem-sucedidos.
Em geral, quem está iniciando nessa área opta por um kit de material composto por e-book + conteúdo em vídeo. Nesse caso, o produto não é um curso completo, mas já abrange diversas áreas do conhecimento.
Se você está confiante o suficiente na frente da câmera e acha que tem conteúdo suficiente, outro tipo de conteúdo interessante são as videoaulas. Nesse caso, é melhor escolher um curso online.
Outros tipos de produtos de informação incluem:
screencasts: captura de vídeos da tela do seu computador, caso você queira aprender a manipular softwares de edição de imagens, por exemplo;
programa de adesão: um site ou plataforma com acesso exclusivo a conteúdo especial com base em uma assinatura.
audiolivros: livros digitais narrados e compactados em formato MP3.
2. Crie conteúdo original e de qualidade
Digamos que você tenha escolhido um formato digital para cursos online. Como os vídeos serão o carro-chefe do seu conteúdo, é fundamental que sejam muito bem produzidos. Para isso você precisa:
boa engenhosidade na frente das câmeras;
ambiente agradável com iluminação favorável;
algum conhecimento de filmagem, iluminação e som.
Se você não se sentir seguro para fazer tudo sozinho, experimente contratar ou trabalhar com profissionais especializados. Você pode acabar gastando um pouco mais do que esperava, mas considere isso um investimento no seu produto digital.
Considere também que, se um cliente está pagando para acessar seu material, ele quer ter certeza de que o conteúdo foi criado especificamente para aquele formato – o que é diferente de, digamos, um vídeo espontâneo do YouTube.
3. Escolha a plataforma de atendimento ideal
Se você deseja realizar seu curso online, há duas opções: desenvolver sua própria plataforma ou escolher uma plataforma existente. Para quem está começando, a segunda opção é mais viável, principalmente pela manutenção que uma plataforma customizada exige.
As plataformas de infoprodutos também têm a vantagem de automatizar processos burocráticos: você não precisa se preocupar em vender ou entregar o produto, pois isso acontece de forma automática.
As plataformas de produtos de informação mais populares atualmente são:
4. Desenvolva o recrutamento de afiliados
Para começar, encontre afiliados no mesmo segmento da sua oferta. Assim, é possível utilizar um público já construído, seja por meio de tráfego, lista de e-mails ou públicos de remarketing. Quanto mais direcionado, melhor.
As plataformas também oferecem espaço para os produtores – como sabem os proprietários de infoprodutos – entrarem em contato com programas de marketing de afiliados. É uma maneira ideal de aumentar o volume de vendas.
Para mostrar seu produto, faça um vídeo especial sobre a apresentação da oferta e comissão de vendas para parceiros afiliados. Os fabricantes costumam oferecer uma comissão média de 40%.
Leia mais >> Como montar uma agência de lançamento de infoprodutos
5. Crie campanhas para gerar tráfego
Como dissemos no início, o ideal é investir na distribuição do seu infoproduto para aumentar o tráfego da sua página de vendas – além dos programas de afiliados.
Se você fez todo o dever de casa até agora, essa será sua única responsabilidade assim que seu infoproduto for lançado, junto com o suporte a seus clientes.
Algumas das estratégias de geração de tráfego incluem:
- Campanhas publicitárias no Facebook;
- Campanhas de Google Ads;
- Marketing de conteúdo.
6. Crie novas versões do seu infoproduto
No marketing digital, a velocidade das mudanças dificulta a atualização do seu conteúdo. Sem mencionar que, como você é especialista em seu campo, é provável que precise incluir novas informações.
Portanto, tente atualizar o conteúdo do seu curso online pelo menos uma vez por ano. Dessa forma, você demonstrará experiência, atingirá um novo público em potencial e também conhecerá quem já foi seu aluno.