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Conheça a estratégia de expansão da Pizza Hut no Brasil

Com planos sólidos tanto para os restaurantes físicos quanto para os canais digitais, empresa cresce ao se alinhar aos novos hábitos de consumo dos brasileiros.

Johnny por Johnny
02/01/2024
Tempo de leitura: 10 mins lidos
27 0
Estratégic a de crescimento pizza hut

Estratégic a de crescimento pizza hut

99,87% dos brasileiros gostam de pizza. A informação em si não traz surpresas. Por isso estamos mudando a forma de abordar os números: 0,13% dos brasileiros não gostam de pizza, segundo pesquisa publicada no ano passado pela Toluna. Não se sabe onde estão essas pessoas e como vivem – o que é certo é que a paixão nacional pela pizza coloca o Brasil em segundo lugar no consumo mundial da primeira fruta italiana.

Não é por acaso que grandes empresas do setor, como a Pizza Hut, encontram espaço no país. Presente no mercado brasileiro desde 1992, a rede americana vive um boom de crescimento iniciado em 2020, expandindo significativamente sua atuação no mercado interno. Atualmente, a operação brasileira conta com 260 lojas em todo o país.

As estratégias que impulsionam o crescimento da Pizza Hut focam em oferecer conveniência a um consumidor que mudou drasticamente seus hábitos de consumo durante a pandemia, impulsionando a criação de novos modelos de restaurante, novos sabores de pizza e, por último, mas não menos importante, o namoro com o universo digital.

“Tivemos que mudar nosso modelo de operação, nossos produtos, nossas embalagens e principalmente a forma de nos comunicarmos com nossos clientes”

aponta Alex Bx, CMO da Pizza Hut no Brasil.

Leia também >> Livros que todo copywriter deve ler

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  • O cliente está certo
  • Pilares de marketing da Pizza Hut

O cliente está certo

De acordo com uma pesquisa da Toluna, 21% dos entrevistados disseram que comem pizza mais de duas vezes por semana. A informação levanta a questão: para onde vão esses consumidores? Para a Pizza Hut, essa pergunta admite diferentes respostas.

“Atualmente, estamos apostando em um modelo híbrido que combina um restaurante tradicional com um número reduzido de lugares, focado principalmente em atender o cliente em casa por meio do delivery”

começa o CMO.

Além dos modelos híbridos e tradicionais, a empresa também está investindo em unidades com foco em mobilidade.

“O modelo de quiosque requer muito menos investimento e proporciona um excelente retorno nas vendas. Além disso, é um formato que possibilita a presença em ocasiões em que o consumidor está em trânsito, como estações de metrô, trens e áreas de alto tráfego como estádios de futebol”

continua.

As estratégias para consolidar a presença da marca também contemplam os consumidores que, por motivos sempre recorrentes, não vão a lugar algum.

“Estamos na era da digitalização, porque a pizza, que antes era um momento especial aos domingos, uma atração para o jantar em família, passou a ser um produto do aconchego do lar. Hoje, cerca de 40% das nossas vendas são digitais”

explica Bx.

 

Mais do que olhar para o cliente, as estratégias de expansão estudaram as mudanças nos hábitos do consumidor brasileiro que foram desencadeadas principalmente nos anos de pandemia.

“O consumidor está muito mais exigente em preço, qualidade e prazo. A conveniência tornou-se mais importante do que nunca e quanto mais próximo do consumidor, seja por meio de grandes marketplaces ou por canais próprios, melhor para a marca”

finaliza.

Leia mais >> O que é um nômade digital?

Pilares de marketing da Pizza Hut

Sabor, leveza e juventude. Com base nestes três pilares, a Pizza Hut desenvolve estratégias que incluem diferentes camadas operacionais, desde a produção de novos produtos até à reformulação dos processos de comunicação da empresa.

O mais óbvio dos três, o pilar sabor descreve as iniciativas da marca para a qualidade de seu carro-chefe, assim como as opções de inovação do cardápio.

“Procuramos sempre oferecer pizzas saborosas com queijo derretido, muitos recheios e pedaços grandes que as pessoas possam segurar na mão. O perdão é muito importante em tudo o que fazemos, seja ao nível dos produtos que compõem a gama, seja ao nível da inovação”

explica Bx.

O Pilar de Conveniência descreve os movimentos que aproximam a Pizza Hut dos consumidores onde quer que estejam. “Esse pilar está diretamente relacionado à criação e estabelecimento de mais canais de venda, ou seja, mais lojas, mais presença digital e aplicativos mais personalizados, intuitivos e de fácil acesso para os consumidores”

continua.

Por fim, o pilar juventude refere-se à atenção de uma marca que, aos 31 anos, percebe a necessidade de se reinventar para dialogar com seu público-alvo.

“O público mais forte da pizza no Brasil hoje são os consumidores entre 18 e 30 anos. Então temos que ser jovens e atuais. No ano passado quando relançamos a marca, fizemos a campanha ‘Dá um Hut’ onde mudamos a forma de comunicar para nos conectarmos com este consumidor e a iniciativa teve muito sucesso”

conclui o CMO.

Em entrevista, Alex Bx explicou como as marcas podem se atualizar constantemente para estar em sintonia com os consumidores. O CMO também abordou as principais métricas e dados que os profissionais de marketing modernos precisam medir e analisar, trazendo insights que permeiam a rotina da profissão.

Tags: marketingpublicidade
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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