Agora você abre seu computador, entra no Google e visualiza um site que chamou sua atenção por algum motivo. Lê e comece a passar o ponteiro do mouse sobre a página. Enquanto isso, é provável que você encontre pelo menos um link lá.
Um link é um link direto para algum conteúdo disponível na Internet. São amplamente utilizados pelos usuários para se referirem a outras páginas ou conteúdos que considerem relevantes, agregando mais valor e credibilidade ao conteúdo que compartilham na web. No mundo da internet, um link é um backlink.
Esses tipos de links são uma das estratégias mais importantes para quem deseja visitar a página inicial do Google e ser referência para os produtos que faz ou oferece às pessoas.
O que são backlinks?
Um backlink é um link (link) que qualquer página na Internet recebe de um domínio ou subdomínio apontando para ele. Eles também são chamados de “links de entrada” ou “links de chegada” porque foram posicionados estrategicamente em determinado conteúdo que está recebendo ou apontando para um site de interesse. Na primeira classificação mais ampla, os backlinks podem ser divididos em duas grandes categorias.
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Internos
Quando os backlinks são estabelecidos no mesmo domínio da web, as páginas de um site são vinculadas para completar as informações e permitir que os usuários obtenham conteúdo e conhecimento adicionais.
Essa prática faz com que o site de links internos melhore suas estatísticas sobre o tempo que os usuários passam no domínio e o número de visitas a determinado conteúdo. Também ajuda a reduzir a taxa de rejeição, uma métrica que informa os visitantes que rejeitam um site ou página.
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Externos
É quando os backlinks são recebidos de domínios fora do site. Isso geralmente acontece quando um domínio encontra conteúdo em um site externo que não possui. E, por ser tão bom e relevante, esse conteúdo fica irresistivelmente vinculado ao site que o possui.
Essa prática não é apenas uma forma de contribuir com conhecimento para os visitantes do site, mas também ajuda o site de referência a construir sua autoridade e relevância junto aos mecanismos de busca. Além do mesmo domínio, também passou a receber mais tráfego ao longo do tempo.
Por que seu site precisa de backlinks para acessar a página inicial do Google?
Backlinks são usados basicamente para medir a autoridade e a relevância de um domínio em um tópico ou produto. Isso é exatamente o que seu negócio na internet precisa.
Quanto mais backlinks internos um site cria e quanto mais comentários externos ele recebe de outros sites, mais ele é considerado uma referência para o que ele recomenda fazer e começa a ganhar mais valor de buscadores como o Google.
Em outras palavras, um site referenciado por outro site começa a receber tanta atenção dos mecanismos de pesquisa que é rapidamente lançado nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa.
Com isso, você também passa a ter mais tráfego orgânico, se torna uma autoridade na internet e se solidifica como uma boa referência em sua área de atuação ou assunto de seu trabalho.
É assim que os profissionais de publicidade e marketing aproveitam para agir e criar suas campanhas para impulsionar as vendas de produtos ou exibir anúncios patrocinados, como banners, em sites já bem segmentados.
Essa lógica de pensamento é muito importante para você manter e entender a real importância dos backlinks apontando para o seu site. E também saber criar e aplicar estratégias de aquisição de backlinks, tanto em quantidade quanto em qualidade, é fundamental para conquistar o tão esperado primeiro lugar no Google.
Como os backlinks ajudam o SEO do seu site?
Chegar na primeira página do Google é o desejo de quase todo usuário ou empresário que quer ter sucesso na internet. Mas a maneira de chegar lá também depende do impacto dos backlinks nos fatores de classificação dos mecanismos de busca.
Classificar bem no Google significa que seu site ou conteúdo é de alta qualidade e relevância que os usuários podem consultá-lo em seu site ou em suas mídias sociais, direcionando backlinks para seu domínio e compartilhá-lo.
Quando as pessoas pesquisarem no Google por um tópico específico, seu site será bem citado e tão relevante que aparecerá como uma sugestão de conteúdo para ler ou consumir.
Se muitas pessoas visitam e compartilham a qualidade do seu conteúdo, é porque isso faz alguma diferença para os usuários e os ajuda de alguma forma. É por isso que os backlinks podem afetar tanto o SEO (Search Engine Optimization) da sua página.
O número de backlinks de um domínio é um indicador para os mecanismos de pesquisa de que ele é respeitável e relevante para os usuários. Quanto mais entradas um site tiver em outros domínios, mais vezes ele será puxado para o topo.
Tipos de backlinks para centralizar sua estratégia de aquisição
Além da classificação mais ampla (interna e externa) que você já conhece, os backlinks também são classificados de acordo com suas características mais específicas. Você tem que prestar atenção em cada um deles e em cada tipo de backlink para entender no que você deve focar e fazer com que sua estratégia de aquisição de links seja bem-sucedida.
Afinal, quando você deseja que seu site apareça na primeira página do Google, os links obtidos devem ser valiosos e trazer a relevância e autoridade de outras páginas mais bem posicionadas.
Links No-Follow
Links No-Follow são aqueles que limitam a autoridade e a relevância da transferência de um site para outro. Isso significa que, mesmo que uma página tenha um link para outra página por meio de um link, se esse link tiver uma tag “nofollow” no script da página, o link não estará completo.
A tag “nofollow” é frequentemente usada por sites com métricas de alta autoridade e relevância para impedir que novatos ou sites menos conhecidos melhorem seu posicionamento às suas custas.
Esta é uma maneira de evitar links indesejados de toda a Internet. Isso acontece, por exemplo, em sites governamentais (instituições públicas) e educacionais (instituições de ensino).
Isso também acontece com frequência nos comentários do blog para evitar que usuários aleatórios deixem mensagens intrusivas e sem contexto (spam) apenas para referência gratuita.
Links Do-Follow
Os links Do-Follow são o tipo de backlinks que você deve buscar em sua estratégia de aquisição de backlinks. mas por que? Eles funcionam de maneira oposta à vinculação No-Follow, vinculando completamente os domínios.
Isso significa que quando um link criado em um site tem uma tag “follow” em seu script de página, ele comunica a autoridade e a relevância do site para a página para a qual ele aponta. Esse tipo de backlink é um grande diferencial para sites com baixa relevância e autoridade nos mecanismos de busca.
Quanto mais links Do-Follow eles obtiverem, melhor será sua segmentação ao longo do tempo. Os links Do-Follow também são frequentemente usados por empresas de setores semelhantes ou relacionados aos seus negócios.
Essa é uma tática de construir relacionamento entre si enquanto se apresentam aos clientes umas das outras. E, ao mesmo tempo, trocam links de qualidade para reafirmar sua relevância e autoridade no Google.
Root Domain Links
Links de domínio raiz referem-se ao número de links que um site recebe do mesmo domínio. Ele basicamente afirma que se uma página recebe ou não 100 links de um único domínio, a relevância e autoridade transferida para ele, será apenas um único link, considerando que também é um backlink Do-Follow.
Portanto, não faz sentido vincular desesperadamente a um único site com métricas mais altas na tentativa de obter a mesma autoridade e relevância para o seu site. No final, tudo o que será dito é um link.
Você precisará de muitos links exclusivos de sites com boas classificações nos mecanismos de pesquisa para ser puxado para a primeira página.
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