Varejo, serviços e indústria são os setores que mais adotam tecnologia no Brasil. É o que indica um relatório divulgado pela Cortex. Esse relatório analisou mais de 230 mil empresas em todo o país e classificou, o quão avançadas elas estão em termos de tecnologia, em uma escala de 0 a 100.
Os destaques em termos de adoção de tecnologia que a pesquisa aponta são:
O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
O especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
E o varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas.
A Cortex também identificou que ferramentas como provedores de Cloud, certificados SSL & segurança, servidores web e mobilidade são as soluções mais utilizadas pelas empresas brasileiras. O e-commerce está com tudo!
Para o Fundador e CEO da Aktie Now, Bruno Stuchi, varejistas vivem sucessivas crises, mas a inovação pode resgatar o setor. Nesse sentido, o CEO ressalta que a adoção de novas tecnologias é essencial para fidelizar consumidores, construir uma cultura customer centric, otimizar processos e tornar o negócio financeiramente mais sustentável.
Das 230 mil empresas analisadas, São Paulo é o estado onde as empresas com alto índice de adoção tecnológica estão presentes, com mais de 90 mil negócios. Minas Gerais e Paraná (22 mil e 19 mil, respectivamente) vêm em seguida. Completando o top 5, aparecem Rio de Janeiro (18 mil) e Santa Catarina (17 mil).
Leia também >> Hype ou revolução? Saiba mais sobre a inteligência artificial
Ainda é possível adotar tecnologia
Em uma entrevista, Grasiela Tesser, CEO do Cake ERP, trouxe detalhes sobre a NRF 2023, que aconteceu no primeiro mês do ano. Segundo a CEO, a possibilidade de adoção das tecnologias expostas no evento é real, porque existem soluções para todos os gostos e bolsos. No entanto, a questão ainda passa pela perda do medo quanto à adoção da tecnologia.
Portanto, ainda dá tempo de pensar em introduzir a tecnologia nos processos de sua empresa!
Gostou desse conteúdo? Então fique de olho em nosso portal, para não perder nenhum notícia do setor!