A definição de Field Marketing é um tanto complexa. Isso ocorre em parte porque muitos profissionais de marketing de campo parecem fazer um pouco de tudo.
Além disso, as diferentes faces do marketing parecem se sobrepor, tornando ainda mais difícil entender as modalidades individuais.
Embora o marketing digital e o marketing de conversação dominem a maior parte do ciclo de vendas, não há substituto para a interação com o mundo físico. Ou seja, o Field Marketing é uma estratégia que utiliza muitos dos mesmos princípios usados nas estratégias de marketing e vendas digitais: personalização, construção de relacionamento e segmentação de público, e os transfere para o mundo físico.
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O que é Field Marketing?
Field Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que profissionais altamente treinados usam para construir marcas, relacionamentos com clientes e geração de leads para um cliente ou empresa. Ou seja, o objetivo desta estratégia é eliminar qualquer tipo de intermediário no contacto com os consumidores, desenvolver a interação direta e a conversão de potenciais clientes em clientes.
Antes, o consumidor era um ser passivo, limitado a observar e decidir a partir disso se a marca é a certa para resolver seu problema ou não.
Isso muda com o Field Marketing, onde o consumidor deixa de ser passivo e passa a ser o protagonista de suas campanhas. É um processo mensurável e geralmente envolve interações face a face com clientes potenciais e clientes.
Quais são os tipos de Field Marketing?
O Field Marketing, sendo uma estratégia de marketing de vendas, é realizado por promotores, vendedores e profissionais de marketing nos pontos de venda diretamente com o cliente.
A seguir, você aprenderá sobre as principais táticas e como elas podem converter públicos potenciais em clientes fiéis.
Amostras
Amostras ou demonstrações de produtos são a tática de vendas mais comum no mercado. Ou seja, as marcas de alimentos e bebidas utilizam a estratégia por meio de amostras grátis e brindes que os representantes entregam diretamente ao cliente.
A ideia é proporcionar ao seu potencial consumidor uma experiência de perto com o produto, seja no ponto de venda ou em um evento de promoção da marca, como feiras e exposições patrocinadas.
No caso de bens não consumíveis, são feitas amostras de produtos demonstrando o produto em ação, como veículos e aparelhos eletrônicos.
Street Shows
Com base no Street Marketing, o objetivo dos Street Shows é levar produtos para as ruas como parte de promoções em locais que correspondam ao seu público-alvo. Ou seja, a promoção de feiras, shows, circuitos, maratonas e outros tipos de eventos é uma vitrine excepcional para as marcas.
Ações Virais
As campanhas virais têm a ver com o comportamento do cliente nas mídias sociais. Ou seja, consiste em usar essas experiências para divulgar sua marca e produto, aumentar o engajamento do seu público e o alcance da promoção com baixo investimento.
Road Show
O objetivo desta tática de Field Marketing é levar a sua marca aos locais onde os seus clientes estão e tornar a sua presença visível, por exemplo em carros com autocolantes e veículos com ecrãs LED.
Venda Direta
As vendas diretas são promotores de marca que vendem aos clientes no ponto de interação. Ou seja, as marcas geralmente combinam campanhas de vendas diretas com demonstrações de produtos para alcançar os consumidores após o teste. Outras táticas incluem lojas pop-up e mesas promocionais em eventos.
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Quais são os benefícios do Field Marketing?
Os profissionais de marketing são altamente treinados para atender às necessidades de seu público-alvo e têm pleno conhecimento dos valores de seus negócios e marcas. Confira os benefícios mais significativos dessas táticas para as marcas.
Melhora a percepção da marca
As marcas interagem diretamente com seu público-alvo e experimentam a marca em primeira mão em pontos de venda estratégicos. Esses locais são ideais para gerar reconhecimento entre clientes em potencial, incutir valores de marca e fidelizar até que se tornem clientes.
Aumenta a qualidade das vendas
Os representantes de vendas recebem leads qualificados trazidos pela equipe de marketing. O marketing, portanto, cuida do caminho das vendas, e os promotores lidam diretamente com as pessoas que realmente se tornarão clientes.
Melhora o relacionamento com o cliente
Nesse caso, a experiência do cliente com a marca vem em primeiro lugar. Ele experimenta, vê e absorve informações antes de decidir se realmente será um cliente ou não. Isso cria um relacionamento que só será fortalecido e fidelizado por meio de outras estratégias de marketing.
Baixo custo
O investimento inicial costuma ser muito baixo, pois envolve promover a experiência de uma marca ou produto que já existe e está disponível no mercado. Apenas surgem ações de interação direta entre o cliente e o produto, que podem ser melhoradas continuamente.
Lealdade do consumidor
Outra grande vantagem é a fidelização do cliente. Uma boa experiência fará com que eles voltem e tragam mais alguém para conhecer sua marca. É assim que um cliente fiel se comporta, fala bem do que consome e oferece aos amigos e familiares.
Obtenha informações em primeira mão
Ao estar em contato direto com seu cliente em potencial, você coleta informações importantes sobre a reação dele à experiência. Por meio da interpretação desses dados, é possível rever estratégias, montar novas campanhas e adequar o público.
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Qual é a diferença entre field marketing e marketing promocional?
O Field Marketing não veio para substituir o Marketing Promocional, mas para complementá-lo. É muito mais amplo e visa não só divulgar o produto, mas mensurar os resultados dos eventos, acompanhar a experiência do cliente, acompanhar as vendas pós-eventos e aprimorar as estratégias.
O marketing promocional pode usar algumas das táticas do Field Marketing, como amostras grátis e brindes. Mas ela está focada principalmente em vender e atrair clientes, não em avaliar com mais cuidado os efeitos do consumo na vida do cliente e o resultado das negociações para a marca.
Vários exemplos de aplicação do field marketing em diferentes setores
O Field Marketing pode ser usado juntamente com iniciativas de marketing promocional para maximizar os resultados. Aqui estão dois exemplos de implementação dessas táticas em diferentes setores.
Setor de bebidas
As marcas podem usar eventos esportivos para promover sua marca em termos estrategicamente pesquisados. No mercado, eles podem criar pontos de venda e experimentar porque os clientes acabaram de ver o produto e estão mais propensos a experimentá-lo.
Após o primeiro contato com a marca, eles serão levados a uma interação mais direta, degustando e opinando sobre a bebida. As chances de conversão serão maiores quando essas duas estratégias forem utilizadas em parceria.
Indústria alimentícia
Placas e anúncios podem ser utilizados em supermercados frequentados por potenciais clientes, em locais estratégicos e de acordo com o interesse público. Além disso, brindes ou amostras grátis com produtos correspondentes podem ser distribuídos nos pontos de venda.
Por exemplo, uma marca de biscoito pode distribuir amostras grátis para clientes que compram uma determinada marca de café. Essa parceria pode ser interessante para divulgar novos produtos e estabelecer parcerias entre marcas.
Como usar o Field Marketing para conseguir mais clientes?
Usar o Field Marketing corretamente pode aumentar o engajamento da sua marca com seus clientes em potencial. Algumas estratégias dentro dessa modalidade de marketing vão ajudar nesse processo.
Antes de mais nada, você precisa contar com uma equipe de profissionais criativos e bem treinados, que criarão táticas válidas e alcançarão resultados medidos no tempo determinado para cada projeto.
Depois é só colocar em prática todas as táticas de alta conversão e acompanhar os resultados e aplicar mudanças e ajustes sempre que necessário.
8 estratégias de Field Marketing
- Eventos Patrocinados – Ao se tornar um parceiro do evento, você pode distribuir vouchers, ingressos e itens de marca.
- Envie amostras grátis pelo correio – Existe um público que não tem interesse em experimentar produtos em locais públicos, mas é bastante receptivo a amostras enviadas pelo correio. Aposte nesta modalidade.
- Crie produtos e experiências únicas para o cliente — Lance novas linhas de produtos e ofereça experiências únicas para seus clientes mais leais e leais. Isso fará com que você se sinta ainda mais orgulhoso de ser um consumidor.
- Esteja presente nas redes sociais – seus clientes que interagem com suas postagens como resposta, atenção e reconhecimento. Esteja presente nas redes comentando, respondendo e mencionando seus seguidores.
- Envolva-se em uma causa social – associe seu nome a algo que seu público apoia, como animais, meio ambiente e consumo sustentável.
- Promova eventos para o público — Usar o marketing de fim de ano para hospedar eventos exclusivos da marca é uma forma valiosa de se promover. Distribua itens, use seu logotipo em todos os lugares e deixe os participantes experimentarem seus produtos.
- Ouça e conte as histórias dos seus clientes – no Field Marketing, o cliente é o protagonista. Crie conteúdo para redes usando suas histórias e faça com que elas se sintam parte da marca. Além de fidelizar, atrairá mais pessoas interessadas em ser o centro das atenções.
- Avaliação online – Seus clientes online podem ser reunidos em comunidades que recebem e-mails para experimentar suas ofertas gratuitamente. Peça-lhes para enviar feedback e falar sobre suas experiências.
Conclusão
O Field Marketing é assim um conjunto de estratégias que visam apoiar o contacto direto entre o cliente e a marca. O principal objetivo é fomentar uma relação de fidelização através de experiências reais.
Além disso, é uma tática que visa avaliar os resultados alcançados nas campanhas para entender como o cliente se relaciona com a marca e quais as melhores formas de mantê-lo ativo e atrair novos consumidores.
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