Embora o Instagram não possua um recurso nativo para respostas automáticas, outra ferramenta disponível na plataforma pode ajudar a solucionar dúvidas comuns nas mensagens diretas recebidas: o FAQ. Ou seja, além dessa opção, eles sugerem aplicativos para Android ou iPhone para resolver o problema.
Leia também >> Como automatizar o atendimento do Whatsapp
Como incorporar uma resposta automática no Instagram
Conforme falei, ainda não existe uma ferramenta que resolva isso, mas criadores de conteúdo ou contas de comerciantes podem encontrar outro recurso útil para esse problema: FAQ.
Funciona assim: sempre que um usuário iniciar uma nova conversa com aquele perfil de negócio ou criador de conteúdo, uma lista de até quatro perguntas pré-definidas pode aparecer como sugestão. Por exemplo:
- Qual é o seu e-mail para instruções?
- Você recebe produtos para avaliar?
Ao tocar em uma dessas perguntas, uma mensagem é enviada automaticamente para o perfil da empresa. Aqui está o truque: e se as próprias perguntas acompanharem as respostas, assim:
- Qual é o seu e-mail para instruções? (Aqui aparecerá o seu email)
- Você recebe produtos para avaliar? (Nesta deverá aparecer a informação que você colocar, se recebe ou não produtos para avaliar!)
Há um limite de quatro perguntas frequentes que podem ser exibidas ao iniciar uma conversa e cada uma pode conter até 80 caracteres. Ou seja, pode ser necessário resumir a pergunta ou resposta para incluir a mensagem.
Leia também >> Alive App veio para facilitar a vida de quem vende através de lives na internet.
Como configurar perguntas/respostas
1- Se for um perfil comercial ou de criador de conteúdo, acesse as configurações do Instagram;
2- Clique em “Empresa” ou “Criador de Conteúdo”;
3- Em seguida, selecione “Perguntas Frequentes”;
4- Ative a opção “Mostrar perguntas” e clique em “Adicionar pergunta” para configurar a mensagem que será exibida automaticamente quando um usuário iniciar uma conversa com este perfil.
Aplicativos para automatizar respostas
Conforme descrito, o recurso FAQ pode ser difícil de responder automaticamente a alguns tópicos, mas não é uma solução ideal. É por isso que alguns aplicativos sugerem isso. No entanto, você precisa vincular sua conta do Instagram ao app e a maioria deles são pagos.
É provável que no futuro o próprio Instagram ofereça uma função nativa para respostas automáticas a dúvidas comuns do usuário que se pronunciou, assim como o Facebook Messenger já faz. Mesmo que isso não aconteça, essas são uma das soluções.
Gostou desse conteúdo? Então fique de olho nas últimas notícias do mundo do marketing!