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Como fazer Brainstorming?

Johnny por Johnny
13/12/2023
Tempo de leitura: 17 mins lidos
36 0
Brainstoming

Brainstoming

Quem trabalha com criatividade sabe: quando a gente mais precisa, as ideias fluem menos. Ou seja, nesse caso, vale a pena usar algumas técnicas para fazer a cachola funcionar. E uma das mais famosas é o brainstorming!
Neste artigo você vai conhecer o conceito de brainstorming, como surgiu essa metodologia e quais as melhores práticas para utilizá-la no seu dia a dia. Venha vê-lo conosco!

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Conteúdo

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  • O que é brainstorming?
  • A relação entre brainstorming e criatividade
  • Como funciona o brainstorming?
  • Passo a passo para tirar o melhor proveito do brainstorming
    • 1. Entenda o problema
    • 2. Coloque todos na mesma página
    • 3. Atribuir regras e facilitadores
    • 4. Registre os frutos do brainstorming
    • 5. Continue o processo criativo
  • O que não fazer durante o brainstorming?
  • Conclusão

O que é brainstorming?

O brainstorming é uma técnica em que um grupo de pessoas se reúne em torno de um tópico ou problema específico e compartilha todos os insights em que podem pensar sem filtros. Ou seja, o objetivo é apoiar o surgimento de ideias, soluções e novos conceitos criativos.

Essa metodologia, também chamada de “brainstorming”, foi criada pelo colunista Alex Faickney Osborne no livro How to Think Up, de 1942. No entanto, ainda é muito utilizada em agências de publicidade e marketing, onde os profissionais precisam desenvolver ideias criativas em um ritmo geralmente acelerado. ..

Embora o brainstorming seja mais popular em grupos, ele também pode ser usado em sessões individuais. Ou seja as características mudam um pouco, mas a essência permanece a mesma.

A relação entre brainstorming e criatividade

O legal é que essa técnica estimula as pessoas a pensar fora da caixa, ou seja, ideias malucas e nada convencionais. Essas ideias “malucas” costumam ser a base para soluções inovadoras e criativas.

É importante que você apoie esse tipo de atitude. Também é importante criar um ambiente propício para isso. Muitas vezes, quebrar a norma pode ser a diferença. Procure sair da sala de reuniões e ir para fora, talvez até uma atividade na praça ou no parque ajude a liberar a criatividade dos participantes.

Claro que nem todas as ideias serão viáveis ​​ou úteis, mas a partir daí é possível refinar as mais promissoras e chegar a uma solução verdadeiramente original.

De qualquer forma, o brainstorming é uma ferramenta poderosa para quem deseja estimular a criatividade e a inovação em uma equipe.

Leia mais >> 8 Ps do Marketing

Como funciona o brainstorming?

o que é brainstoming

Não há requisitos definidos para o brainstorming. Em vez disso, cada grupo de pessoas é incentivado a encontrar as melhores condições para o seu dinamismo florescer, seguindo algumas boas práticas gerais que ajudam a fazer avançar este cenário:

  • Quantidade acima da qualidade: o objetivo do brainstorming é sair da caixa e obter o máximo possível de ideias “fora da caixa”. Portanto, é recomendável desapegar-se da percepção da qualidade das ideias e colher insights para posterior filtragem e refinamento.
  • Um espaço seguro: não deve haver críticas ou provocações em uma sessão de brainstorming, muito pelo contrário! Aceitar o pensamento mais estranho permite que você trabalhe nele para chegar a uma visão mais próxima da realidade. E talvez ainda mais criativo!
  • Colaboração contínua: Lembre-se de que o brainstorming é sobre o fim, não apenas lançar ideias até que os participantes fiquem entediados. Portanto, tente encaixar uma “peça” em outra e entender como diferentes perspectivas podem se conectar em torno de um conceito.
  • Efeito prático: não adianta ter muitas ideias excêntricas se elas não forem aplicáveis ​​na prática. Sim, você deve pensar em conceitos de “céu azul” que tenham as melhores condições possíveis. Mas não negligencie os insights “no nível do solo” que consideram o contexto real da demanda.

Passo a passo para tirar o melhor proveito do brainstorming

À primeira vista, o brainstorming pode parecer um processo não estruturado. Mas a verdade é que essa metodologia tem etapas bem definidas justamente para que os praticantes possam aplicá-la da melhor forma possível. E, claro, para alcançar os melhores resultados.

1. Entenda o problema

O brainstorming deve girar em torno de um tópico principal, que geralmente é um problema a ser resolvido.

Para evitar o desperdício do recurso mais valioso da empresa, o tempo, é recomendável que os participantes se aprofundem no assunto antes da reunião.

Podemos dizer que a equipe está pronta para o brainstorming quando todos os membros souberem responder às seguintes perguntas:

  • Quem é a pessoa que está enfrentando o problema?
  • Qual é o objetivo que esta situação impede?
  • Em que ponto da jornada o cliente enfrenta um dilema?
  • Quais são as soluções atualmente em uso?

2. Coloque todos na mesma página

Para que a fase de pesquisa seja eficaz, todos os membros do brainstorming devem ter as mesmas ideias sobre o problema a ser resolvido e o cenário atual.

Se necessário, o facilitador pode preparar documentação preliminar para auxiliar este processo. Como um briefing!

Também vale a pena compartilhar brevemente as respostas às perguntas do primeiro tópico no início da reunião. Desta forma, as memórias dos participantes são rapidamente atualizadas e insights de pesquisas preliminares emergem facilmente.

3. Atribuir regras e facilitadores

O brainstorming pode se transformar em uma grande conversa de bar se não for tratado com mão firme. Em muitos casos, a falta de uma metodologia clara impede que pessoas tímidas compartilhem suas opiniões e dificulta o desenvolvimento de ideias em nível coletivo.

É por isso que é bom definir algumas regras para uma sessão saudável. Uma ideia é criar uma lista de palestrantes, em vez de priorizar a liberdade de expressão, para garantir que todos tenham seu espaço sem interrupções.

Portanto, você precisará de um líder para garantir que as recomendações sejam implementadas. Este é o facilitador da sessão. Vale lembrar que no dia a dia da equipe ele não precisa ocupar um cargo de chefia, devendo apenas ser responsável por uma reunião específica.

4. Registre os frutos do brainstorming

Você não pode confiar em sua mente para reter todas as ideias que surgem durante o brainstorming. Deve registar-se de forma acessível a todos, por exemplo:

  • documento escrito;
  • mapa mental;
  • placa de humor;
  • apresentação de slides;
  • Post-its;
  • poster.

As possibilidades são infinitas. Vale a pena pensar na forma mais eficaz para sua equipe, de acordo com as características do segmento e da empresa.

5. Continue o processo criativo

O brainstorming é apenas um dos primeiros passos no processo criativo. Serve para manter as ideias fluindo, mas não para fluir efetivamente as fases do projeto como um todo.

Portanto, ao final da sessão, alguém deve ser responsável por documentar as ideias e tomar a decisão final. Ele pode ser um facilitador de sessão ou um líder de equipe. Ou mesmo um pequeno comitê de alguns atores-chave.

O importante é que eles estejam ativamente envolvidos no processo e tenham a capacidade de pegar os insights que surgem e transformá-los em soluções práticas.

O que não fazer durante o brainstorming?

Há coisas que não devem ser feitas durante o brainstorming para tornar a técnica realmente eficaz. Aqui estão algumas dicas:

  • Não critique ideias – O objetivo do brainstorming é gerar um grande número de ideias sem julgamento ou crítica. Portanto, evite dizer coisas como “essa ideia é ridícula” ou “isso nunca vai funcionar”. Isso pode atrapalhar a criatividade de outros participantes e minar a colaboração.
  • Não monopolize a conversa – É importante que todos os participantes tenham a oportunidade de contribuir e oferecer suas ideias. Portanto, evite monopolizar a conversa e permita que todos tenham voz.
  • Não limite a criatividade – O brainstorming é uma técnica que tenta estimular a criatividade, por isso evite limitar as ideias que surgem. Deixe os caras pensarem fora da caixa e terem ideias malucas e inovadoras.
  • Não misture fases – É importante separar a fase de geração da ideia (brainstorming) da fase de análise da ideia e da fase de seleção. Não tente avaliar ou triar ideias durante o brainstorming, pois isso pode atrapalhar a criatividade dos participantes.

Seguindo essas dicas, é mais provável que o brainstorming seja bem-sucedido e novas ideias criativas possam ser geradas em equipe.

Leia mais >> Como fazer marketing orgânico para meu site e minha marca

Conclusão

Você está pronto para usar o brainstorming nos processos da sua equipe? Você verá que a aplicação dessa técnica na prática pode ser adaptada à realidade da equipe, de acordo com a personalidade dos integrantes e a função de cada um deles no organograma da empresa.

A chave é lembrar os princípios que orientam o brainstorming: colaboração, liberdade e estrutura. Pensando nisso, você pode ter a certeza de ter uma sessão cada vez mais produtiva!

Tags: brainstormingcarreiradicas
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Johnny

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Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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