Para que você tenha um negócio de sucesso, é óbvio que ele precisa estar online, certo? Porém, o mundo digital não está presente apenas na tela dos computadores e notebooks. Ou seja, a cada dia que passa, aumenta o número de conexões de internet por meio de smartphones. É aqui que entra o marketing móvel!
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa publicada na CNN Brasil¹, o Brasil terá mais smartphones do que pessoas em 2022. Isto significa que existe mais do que um celular por habitante.
Por isso, investir em mobile marketing é fundamental para qualquer empresa hoje. Mas você sabe o que significa esse termo ou para que serve? Continue a leitura e descubra!
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O que é Mobile Marketing?
O mobile marketing consiste em uma estratégia que visa conectar, interagir e influenciar o público por meio das capacidades dos dispositivos móveis. Ou seja, isso significa que esse método permite que as empresas permaneçam presentes em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.
Investir em mobile marketing é basicamente apostar que todo o marketing da empresa chegará ao consumidor não só pelo computador, mas também pelo celular. Ou seja, significa que promoções, campanhas e outros eventos devem atingir o público em dispositivos móveis e também em computadores.
Quais são as principais características do Mobile Marketing?
Entre as principais características que distinguem o marketing digital do mobile marketing, destacamos:
- experiência do usuário: para que isso ocorra da melhor forma possível, todo o conteúdo publicado deve ser de fácil acesso, visualização e interação em dispositivos móveis;
- layout e design de sites e páginas: devem ser responsivos, ou seja, adaptáveis a diversos tipos de telas e tamanhos;
- mensagens diretas e concisas: é importante que as mensagens sejam mais concisas para uma melhor leitura no aparelho;
- formulários mais curtos: é necessário que qualquer tipo de questionário seja mais objetivo;
- conteúdo mais leve: o ideal é que tudo publicado seja leve para que carregue mais rápido.
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Quais são os benefícios do Mobile Marketing?
Como mencionei anteriormente, o número de usuários de smartphones está aumentando e a maioria das pessoas tem mais de um celular. Além disso, o mobile marketing tem uma série de vantagens que você vai acompanhar agora:
- Cada vez mais as compras são feitas por meio de smartphones.
- Uma pesquisa realizada pelo CNDL² em 2021 mostrou que 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras online. Isso significa que os consumidores estão cada vez mais abertos à tecnologia e dispostos a comprar por meio de vários canais.
Por meio do mobile marketing, os usuários podem acessar sites e páginas de empresas por meio de um dispositivo móvel, aumentando as chances de conversão.
O uso de aplicativos continua a crescer
O uso de aplicativos em 2020 aumentou significativamente com o advento da pandemia. Mas os dados só crescem e, segundo pesquisa da Opinion Box³, em 2023, 98% dos brasileiros já baixaram aplicativos no celular. Ou seja, impossível não fazer marketing voltados para mobile!
A comunicação é mais eficaz
Quando uma mensagem chega em um dispositivo móvel, as chances de ela ser lida são muito maiores do que em um computador. Afinal, as pessoas têm o hábito de checar constantemente as notificações pelo celular.
Por isso, o Mobile Marketing é uma estratégia mais ágil e muito mais eficaz na comunicação da empresa com seu cliente.
Os anúncios podem ser segmentados por local
Outro benefício que posso citar do mobile marketing é a segmentação de anúncios. Ou seja, com ele é possível segmentar as campanhas de acordo com a localização dos consumidores. Isso é especialmente importante para empresas que se concentram em determinadas regiões e procuram clientes nas proximidades.
Além de exibir anúncios apenas para usuários de regiões específicas, você também pode explorar os benefícios do SEO local. Ou seja, isso significa usar estratégias que te ajudem a se posicionar melhor no Google meu negócio.
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Como aplicar o Mobile Marketing?
A aplicação do marketing móvel não é segredo. No entanto, é necessário seguir o mesmo procedimento das demais estratégias de divulgação, ou seja, é imprescindível:
- identificar o público-alvo e a personalidade do negócio;
- definir objetivos de marketing claros, ou seja, aumentar as vendas, notoriedade da marca, atrair potenciais clientes, etc.;
- determinar o que será comunicado ao consumidor, ou seja, ofertas, promoções ou novidades em geral;
- definir a frequência de envio de mensagens;
- você escolhe quais meios serão utilizados, incluindo mas não limitado a SMS, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens;
- desenvolver um elemento de comunicação, que pode ser uma landing page, layout de e-mail, vídeo marketing, ebook, texto SMS ou outros;
- definir um orçamento para uma campanha ou anúncio;
- publicar e acompanhar métricas de desempenho.
O que mais diferencia o mobile marketing do já conhecido marketing digital é que o conteúdo deve ser planejado e otimizado para dispositivos móveis. Ou seja, o objetivo é garantir que os usuários tenham uma boa experiência ao receber os anúncios da sua empresa.
Quais ações podem ser realizadas usando o Mobile Marketing?
Existem muitas ações que podem ser realizadas usando o marketing móvel. Veja os principais!
1. Marketing por SMS
O SMS é um clássico e mesmo com tantos aplicativos de mensagens, não sai de moda. Ou seja, a maior vantagem de utilizá-lo é sua alta entrega e estreita ligação com o consumidor do seu negócio. No entanto, é preciso ter cuidado com o horário e a frequência de envio das mensagens, pois a estratégia pode se tornar invasiva.
Uma dica para usar o SMS no mobile marketing é enviar apenas conteúdo relevante e não esquecer de apostar no CTA (call to action, em tradução livre) para fornecer perguntas como: “Responda SIM”, “Aproveite agora””, “ Clique aqui para comprar”.
Além disso, é importante não esquecer de dar a opção de cancelar o recebimento da mensagem para não violar a privacidade do consumidor.
2. E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma estratégia que oferece bons resultados tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Ou seja, no mobile marketing, é fundamental criar um assunto bem curto de no máximo 30 caracteres e apostar em um layout leve e dinâmico.
As ferramentas de automação de e-mail podem ser usadas para um bom fluxo de mensagens. Desta forma, os envios ocorrem de forma automática, permitindo segmentar promoções e ofertas para diferentes públicos-alvo do seu negócio. Ou seja, você estará sempre lembrando seu consumidor que o seu negócio está lá para ele.
3. Marketing de aplicativos
Como já mostrei neste conteúdo, os apps continuam em alta e por isso são responsáveis por muitas oportunidades de vendas. As lojas virtuais têm investido, inclusive, na criação de aplicativos próprios para compras em dispositivos móveis.
Depois que seu consumidor baixa o aplicativo, existem muitas opções, incluindo:
- envio de ofertas e promoções via push notifications, ou seja, aquelas exibidas na tela principal do dispositivo;
- permissão para fazer compras no aplicativo;
- streaming de eventos como lives e vídeos.
4. Marketing de código QR
Um código QR é uma ferramenta muito atual, e que pode fazer diferença em seu mobile marketing. Ou seja, criada a partir de um código de barras 2D que pode ser escaneado com a câmera de um celular para acessar determinados conteúdos digitais.
É uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas no Mobile Marketing, pois pode ser utilizada para conectar o mundo online com o mundo offline de forma simples.
5. Chatbots
Os chatbots consistem em bots de conversação que interagem com os usuários de um site, aplicativo de mensagens ou rede social de forma automatizada. Eles são projetados para acelerar o atendimento ao cliente e também são poderosas ferramentas de marketing móvel para promover produtos e serviços.
Atualmente, é muito comum o uso de chatbots para atender os clientes via WhatsApp, chat integrado à web ou até mesmo pelo Facebook.
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6. Marketing vestível
Dispositivos vestíveis em português são dispositivos inteligentes amplamente utilizados pelas pessoas. Você pode conhecê-los como relógios inteligentes, FitBands ou fones de ouvido sem fio.
Este tipo de produto está se tornando cada vez mais popular e é usado como um canal de distribuição. Nesse caso, as mensagens são transmitidas de forma mais simples, levando em consideração o tamanho da tela do aparelho, que tende a ser bem pequena.
7. Redes sociais
Claro que não poderia deixar de mencionar as mídias sociais na minha estratégia de mobile marketing, não concorda? Afinal, quem você conhece que não tem pelo menos um dos famosos apps instalados no smartphone?
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras mídias sociais podem ser usados para promover conteúdo feito exclusivamente para dispositivos móveis.
No Facebook Ads, por exemplo, é possível criar uma campanha que promova o aplicativo. O Instagram, por sua vez, foi desenvolvido especificamente para dispositivos móveis e possui diversos recursos para publicidade em smartphones.
8. Marketing de vídeo
O vídeo marketing é uma estratégia que utiliza recursos audiovisuais para atrair e conquistar clientes. No mundo digital, cada vez mais pessoas optam por assistir a vídeos em dispositivos móveis. Esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade para o mobile marketing.
Por meio do vídeo marketing, é possível criar vídeos com dicas práticas, instruções e muitas possibilidades de divulgação dos produtos e serviços da empresa. Os canais preferidos para esse tipo de postagem são YouTube e Tik Tok.
9. Marketing no WhatsApp
A novidade queridinha da maioria não poderia ficar de fora. O WhatsApp é outra opção imprescindível para mobile marketing, pois pode ser utilizado para atendimento ao cliente, vendas, recebimento de pagamentos, promoção de produtos, entre outros.
No entanto, a empresa é aconselhada a usar o WhatsApp Business, pois oferece todos os recursos necessários para se conectar com o consumidor.
Conclusão
Espero que este artigo tenha sido útil e ajudado nas principais dúvidas que você tinha sobre mobile marketing. Como vimos, as possibilidades de atingir seu público-alvo por meio de eventos mobile são enormes. Porém, é fundamental se planejar para investir naquilo que faz mais sentido para seu cliente.
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