Copywriting nada mais é do que escrever conteúdo para a internet com objetivos específicos que geralmente estão relacionados a marketing e publicidade. O conteúdo domina a internet! Por isso é muito importante desenvolver a sua escrita, pois você precisa criar textos que não só chamem a atenção dos usuários, mas principalmente se transformem em vendas.
Escrever bem exige prática, e existe um profissional totalmente dedicado a isso: o copywriter. Não sabe do que estamos falando? Então, acompanhe este post até o final para descobrir o que é um copywriter, além de conferir 15 dicas de como ser um bom copywriter!
Quem é o copywriter?
Um copywriter traduzido livremente significa um editor, ou seja, uma pessoa especializada em escrever conteúdo.
Porém, no mercado digital, copywriter é o profissional que escreve textos voltados para a conversão, como e-mails e textos de anúncios.
Basicamente, seu trabalho é criar e desenvolver textos que chamem a atenção de clientes em potencial, geralmente com o objetivo de fazer uma venda.
Por isso, o redator deve entender muito bem quem é o público a quem os textos produzidos devem se dirigir. Afinal, ele poderá pensar desde o estilo de linguagem até as palavras que devem ser usadas para atrair a atenção dessas pessoas.
Assim, um copywriter não é apenas alguém que escreve conteúdo, mas também um profissional completo que entende de marketing digital e é capaz de analisar os resultados de sua copy, que é o produto final criado pelas técnicas de copywriting.
Confuso? Calma, vamos explicar esses dois termos para você entender melhor!
O que é copywriting?
Copywriting são as técnicas de escrita utilizadas para criar textos persuasivos.
O principal objetivo dessas técnicas é que o produto final, a copy (falaremos sobre isso mais adiante), seja um texto que leve o leitor a realizar alguma ação, como comprar um produto, acessar um site ou até mesmo baixar um material. .
Em suma, as técnicas de copywriting funcionam desde a pesquisa, para entender as necessidades dos compradores, para analisar os resultados textuais, para medir o que funciona e o que pode ser melhorado.
VÍDEO: Copywriting: o que não fazer nos seus textos | Maiores ERROS DE CÓPIA Hotmart
O que é uma Copy?
Copy, como você pode imaginar, é o resultado final, o próprio texto.
Sabe aqueles e-mails que você recebe oferecendo um produto que nem achava que precisava, mas depois de ler percebe que precisa comprar?
Esta é a cópia, o texto que conseguiu convencê-lo a decidir que, neste caso, foi uma compra.
Parece um pouco invasivo quando falamos assim, principalmente porque quando falamos de persuasão, geralmente tem uma conotação negativa.
Porém, diferentemente da manipulação, a boa copy é aquela que consegue mostrar a um potencial cliente algo benéfico e que utiliza meios lógicos e racionais para convencê-lo a tomar uma decisão que seja boa para ele.
Em suma, copywriting é o resultado de uma combinação de copywriter (editor) e copywriting (técnica de redação).
Que tipos de textos um copywriter escreve?
Um copywriter pode escrever vários tipos de textos, mas existem 3 mais comuns e falaremos rapidamente sobre cada um deles:
Anúncios
Você conhece aquelas postagens patrocinadas que aparecem em seu feed de mídia social, suas histórias ou até mesmo o primeiro resultado do Google quando você digita uma palavra-chave?
Todos esses são anúncios que visam levar o leitor a realizar alguma ação (que geralmente é uma compra).
Os textos que aparecem nessas propagandas são criados por copywriters, que são copywriters que pensam não só em atrair o leitor, mas principalmente na conversão.
E-mails
O e-mail marketing ainda é um canal de comunicação com ótima resposta do público e altas taxas de conversão.
Isso porque se uma pessoa informou um contato de e-mail, é porque ela já está interessada no que você tem a oferecer. Assim, com uma boa copy, você pode levar o potencial comprador ao próximo passo, que é a compra.
Mas um redator não apenas vende. No e-mail marketing, esse profissional pode construir todo o caminho para levar as pessoas à compra e de acordo com o momento de cada prospect.
Páginas de Destino
Landing pages são páginas que detalham tudo sobre um determinado produto.
Porém, diferentemente dos sites, essas páginas são criadas para campanhas de marketing específicas, ou seja, são totalmente independentes de outro canal de relacionamento com o cliente.
É muito importante que esse tipo de site consiga resumir bem as vantagens do produto ofertado, além de eliminar possíveis objeções do comprador. Por isso, nada melhor do que criar um copywriter, pois ele é especialista em desenvolver textos que vendem.