A rápida adesão dos usuários ao ChatGPT tem gerado interesse por parte das empresas em implementar sistemas de inteligência artificial. Isso pode impactar diretamente no mercado de tecnologia com o aumento da demanda por profissionais especializados nessa área que possam atuar no desenvolvimento desse software e saibam manusear linguagens de programação.
Para Lucas Oggiamo, CEO do PageGroup, o ChatGPT vai tornar o ambiente virtual completamente novo e propício a novas oportunidades de trabalho. Como resultado, novas profissões, como desenvolvedores de robôs virtuais ou especialistas em inteligência artificial, serão cada vez mais procuradas.
Abaixo está uma lista com 10 profissões que o PageGroup diz que prometem aquecer o mercado de IA:
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Chatbot Manager
O que faz: gerencia e monitora a conversa entre o chatbot e o usuário. Responsável por coletar, analisar e melhorar continuamente os dados para melhorar a experiência do usuário.
Habilidades exigidas: conhecimento técnico em inteligência artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, experiência em gerenciamento de projetos e boa capacidade de comunicação.
Chatbot Developer
O que faz: Responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversas finalidades. Ele trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções do usuário; na integração de serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário; em testes para garantir segurança, desempenho e qualidade de conteúdo; e manutenção regular.
Habilidades necessárias: conhecimento de linguagens de programação (incluindo Java, Python, Ruby), experiência em desenvolvimento de software e capacidade de entender as necessidades do usuário.
Técnico de Chatbot
O que faz: edita e mantém chatbots. Ele geralmente desenvolve o diálogo do bot, programa suas respostas e ajuda a garantir que o bot responda corretamente às mensagens do usuário.
Habilidades necessárias: conhecimento de tecnologias relacionadas a chatbots (aprendizado de máquina, IA e processamento de linguagem natural), habilidades de programação, curiosidade e criatividade.
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Analista de Chatbot
O que fazem: São responsáveis por configurar e melhorar os sistemas de chatbot para melhorar a experiência do usuário. Ele também é responsável por analisar os dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e identificar oportunidades de melhoria.
Habilidades necessárias: Conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, capacidade de analisar dados do usuário e identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot.
Especialista em Inteligência Artificial – O que faz: Desenvolve soluções para melhorar a capacidade da máquina de aprender e pensar de forma autônoma. Construa, treine e teste sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos. Sua atuação também inclui a concepção de algoritmos, modelos, protótipos e sistemas inteligentes, além de acompanhar o andamento de projetos e desenvolver planos de atualização ou otimização de sistemas.
Competências exigidas: conhecimento avançado de uma linguagem de programação (Python, R, Java, JavaScript), conhecimentos de matemática, estatística, algoritmos e estruturas de dados.
Chatbot User Experience Designer (UX Designer) – O que faz: Responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência do usuário e ajudem os clientes a encontrar as informações que procuram de forma simples e clara que inclui navegação intuitiva, fluxos de trabalho, conversa clara, visuais e jogos .
Habilidades necessárias: conhecimento de design thinking, capacidade de identificar as necessidades e expectativas dos usuários do chatbot usando métodos de pesquisa e análise de dados.
Consultor Chatbot
O que faz: Ajuda os clientes a desenvolver, implantar e gerenciar chatbots inteligentes para melhorar a experiência do usuário. Ele trabalha diretamente com o cliente para entender suas necessidades, desenvolver processos eficientes e propor soluções para problemas específicos.
Habilidades desejáveis: Conhecimento profundo de ferramentas e tecnologias necessárias para construir e manter chatbots, habilidades analíticas e de resolução de problemas.
Chatbot Data Engineer – O que ele faz: Trabalha para criar e manter os algoritmos e bancos de dados que permitem que o chatbot responda às perguntas dos usuários. Cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento do chatbot e melhorar a experiência do usuário. Eles também extraem, filtram, limpam e treinam dados para chatbots.
Habilidades necessárias: conhecimento de modelagem de dados, APIs e integrações, além de experiência com linguagens de programação.
Desenvolvedor de Modelo de Machine Learning para Chatbot – O que faz: Cria algoritmos que permitem que chatbots reconheçam e entendam o contexto de diálogo entre usuários e bots. Ele também é responsável por programar o chatbot para adaptar suas respostas às necessidades informacionais dos usuários.
Habilidades necessárias: Conhecimento e experiência em programação Python ou R, estatística e matemática, ciência da computação e engenharia de dados.
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Chatbot Researcher
O que faz: responsável por desenvolver e aprimorar os bots existentes, incluindo coletar dados, criar estratégias de interação, estudar as melhores práticas do setor, aplicar sistemas de inteligência artificial, além de avaliar as respostas e o comportamento do chatbot. Sua missão é criar software intuitivo e interativo que proporcione experiências de usuário agradáveis e relevantes.
Habilidades necessárias: sólidos conhecimentos técnicos em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquina e linguagem computacional, capacidade analítica, comunicação clara e didática.