Conheça os 5 níveis de consciência do cliente para vender mais. Você sabia que o nível de consistência de um cliente pode influenciar diretamente na conversão dele dentro da sua jornada? Sim, é a mais pura verdade. Por isso, trazemos este artigo para mostrar os 5 níveis de consciência existentes e como aplicar esse conhecimento na prática. Entender os diferentes níveis de estágios de consciência do consumidor ajudará você a vender seus produtos e serviços com mais eficiência. Esse modelo foi criado pelo copywriter Eugene Schwartz, quando escreveu o livro “Breakthrough Advertising”, que é um clássico da publicidade. Ele é fundamental para que você entenda o modo de consumo do seu cliente e pode ser usado em vários negócios.
Imagine todos os potenciais compradores para o seu negócio. 30% desse público tem certeza de que não se importa com seu produto ou serviço. Ou seja, talvez não veja valor em sua solução. No entanto, outros 30% acreditam que não se importam. Ou seja, se eles viram o valor ou não, entenderam que a proposta não era interessante para eles naquele momento.
Outros 30% dessa população não está interessada no seu produto atualmente, vê e entende o valor do que você está promovendo, mas não considera isso uma prioridade para suas empresas neste momento.
Por fim, 6% a 7% estão dispostos a ouvir mais o que sua empresa tem a dizer, ver o real valor e entender que a solução se encaixa na sua realidade, e têm interesse em entrar no processo de compra.
Portanto, chegamos à conclusão de que apenas 3% dessas pessoas estão realmente prontas para comprar, ou seja, esses 3% já viram o real valor da sua proposta. Lembre-se: 100% desses indivíduos podem se beneficiar diretamente de seu produto ou serviço. No entanto, nem todos estão prontos para vender diretamente. Aliás, apenas uma pequena parte é capaz de conduzir uma conversa mais direta e íntima sobre o que você oferece.
Mas e se você conseguisse aumentar a porcentagem de pessoas prontas para entrar em contato direto com o vendedor e fechar negócio?
Aí está a importância do Inbound Marketing e da produção de conteúdo. Ou seja, ele faz exatamente isso e torna a situação mais favorável aos negócios. Esse conteúdo conscientiza esses leads sobre os problemas que enfrentam e as possíveis soluções para cada um deles. .
Vamos entender mais sobre cada um deles!
Quais são os 5 níveis de consciência do consumidor?
1) Absolutamente sem saber:
O primeiro nível, chamado de completamente inconsciente, representa os 30% das pessoas que não percebem que têm um problema em seus processos. Ou seja, elas não veem as consequências desse problema em sua rotina.
2) Reconheça o problema:
Esse é um público que só tem uma ideia de que algo pode ser melhorado em seus processos, mas ainda não sabe o que e como fazer para resolver o problema.
Ele está estritamente ciente da existência do problema e não de qualquer solução possível. Ou seja, é impossível que ele se interesse em resolvê-lo, portanto sua proposta não faz sentido para ele.
3) Você conhece a solução:
Prospects conhecedores de soluções são aqueles que já têm o que precisam na cabeça. Ou seja, conhecem as soluções que condizem com a sua realidade, mas ainda não pesquisaram nada. Não têm um valor no orçamento e ainda faltam algumas informações mais detalhadas para que eles possam comprar.
4) Conhecemos a oferta:
Aqui, o potencial cliente entende todos os benefícios do seu produto, já fez pesquisas e testes. No entanto, está em dúvida entre você e seus concorrentes.
5) Um nível mais consciente:
São pessoas que com certeza vão comprar seu produto ou serviço agora mesmo, ou são seus próprios clientes. Quem tomou a decisão de compra passou pela transformação garantida pelo seu produto e agora será fonte de pistas e depoimentos sobre ele, dando ainda mais credibilidade ao seu negócio.
Como aplicar os níveis de conscientização do cliente no marketing e vendas diários?
Agora que entendemos para que servem esses níveis de conscientização do cliente e o que eles significam para a estratégia de marketing e vendas de uma empresa, vamos entender melhor como colocá-los em prática.
Quando se trata do primeiro nível de awareness, que é um indivíduo que nem sabe que tem um problema para começar, a estratégia da equipe de aquisição deve se basear na produção de conteúdo que destaque esses problemas e faça o lead se sentir assediado. vivenciando-o na rotina da sua empresa.
Falando em segundo nível, a produção de conteúdo aqui deve ser orientada da seguinte forma: deve ser um conteúdo voltado para pessoas que têm problemas e dificuldades, mas não têm ideia de como trabalhar com essas limitações na busca pela melhoria geral do negócio. .
Em seguida, ao entender que esse prospect precisa de algo que o estimule a seguir em frente e progredir, é preciso ter um material que mostre seu produto e os benefícios que ele proporciona. Aqui você pode utilizar a apresentação comercial realizada pelos próprios vendedores e a produção de marketing através de materiais enviados por e-mail, etc.
Na hora do quarto nível de conscientização, chamado de conscientização da oferta, é essencial que você enfatize suas vantagens competitivas, ou seja, materiais que comparem você e seus concorrentes diretos, mostrem sua diferença e que abordem as principais objeções que causam incerteza na essa perspectiva, garantindo mais confiabilidade em sua palavra.
E por que alimentar os níveis de conscientização do consumidor na estratégia de marketing e vendas da sua empresa?
Então, isso significa que, uma vez que eu entenda o que o indivíduo que quero atrair para o meu funil de vendas, entende sobre meu produto ou serviço, todo o meu processo de aquisição se torna mais simples e preciso?
Isso! Esse é exatamente o principal objetivo dessa estratégia!
Com campanhas e conteúdos ainda explicativos e alinhados com o momento do potencial comprador, todo o processo de aquisição e posterior fechamento do negócio ficará mais fácil.
Parece muito fácil e é! A chave para qualquer desafio é um bom planejamento estratégico focado nesses 5 níveis e um alinhamento efetivo com toda a equipe de aquisição.
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