Desde seu lançamento em novembro de 2022, o GPT Chat se tornou uma ferramenta do momento no arsenal de aplicativos com tecnologia de IA. Não é difícil explicar esse sucesso: hoje a ferramenta OpenAI se apresenta como um recurso indispensável para profissionais que prezam pela agilidade nos serviços digitais.
De fato, a lista de profissões abordadas pelo Chat GPT é enorme e inclui profissionais como social media, gerentes de operações, designers e principalmente editores e copywriters que passaram a delegar o papel de cocriador à ferramenta para agilizar o tempo gasto em cada produção. Ou seja, com esse potencial de mercado em mente, gigantes do espaço digital como Microsoft, Google e Meta estão investindo bilhões de dólares na criação e desenvolvimento de IA generativa.
Graças a investimentos bilionários, a inteligência artificial tornou-se cada vez mais sensível, complexa e capaz de entender a lógica da comunicação humana – um poderoso avanço em um curto período de tempo que apavora alguns e entusiasma outros.
Leia também >> A chegada da IA e ChatGPT 4 devem causar impactos no mercado. Veja como se preparar
Prós
Capaz de navegar por um universo infinito de possibilidades, o Chat GPT oferece respostas e soluções relevantes para qualquer tema pensado para IA. Portanto, é necessário explorar as vantagens para descobrir quais são as mais eficazes atualmente.
Acompanhar a eficácia e a relevância beneficia a produtividade. Ou seja, questionada sobre como poderia ser aplicada ao marketing, a OpenAI destacou sua própria capacidade de criar conteúdo em escala e interagir com o público nas redes sociais. Duas ações que podem contribuir para uma gestão eficaz do tempo.
“Hoje, se não usarmos a IA para atividades relativamente repetitivas em nossa rotina, estamos perdendo muito tempo”, enfatiza Fernandes.
A segunda vantagem está relacionada à contribuição da inteligência artificial para a aprendizagem. Ou seja, quer estejam no ensino fundamental, no ensino médio ou na faculdade, alunos de todas as idades podem usar o Chat GPT para tornar o processo de aprendizado mais fácil e direto. Ou seja, o benefício também se estende aos profissionais que desejam aprender novas habilidades.
“Os dias de aula seriam muito mais fáceis se pudéssemos pegar um assunto chato e pedir ao GPT para explicar o assunto diretamente. O aprendizado seria mais fácil e dinâmico”, afirma.
Ainda no campo da educação profissional, a terceira contribuição diz respeito à programação. “A inteligência artificial hoje é capaz de escrever linguagens de programação. Portanto, ao criar um software, podemos acessar o Chat GPT e solicitar que ele crie, por exemplo, um código para uma calculadora de IMC. Depois é só usar Ctrl c + Ctrl v para carregar a linha no programa”, finaliza o CEO.
Leia mais >> Conheça 10 profissões para trabalhar com Chat GPT
Contras
O dano potencial ao bate-papo GPT, que surgiu e foi discutido em muitos debates de IA, ainda assusta muitos. No mês passado, o governo italiano proibiu a ferramenta no país devido a possíveis preocupações com a privacidade. A ação não é injustificada: afinal, embora ofereça um mundo de respostas, o GPT Chat levanta muitas dúvidas.
Este panorama descreve os possíveis problemas que precisam ser abordados em benefício da segurança dos usuários de IA. Uma delas diz respeito à possibilidade de influenciar a programação da inteligência artificial de modo a estimular respostas que tendam a favorecer aspectos específicos que podem ser potencializados pela subjetividade humana.
“Se alguém treinar uma máquina para dizer que a ditadura militar foi incrível e ajudou muito o país, crianças nascidas na era da inteligência artificial vão poder acreditar. Isso pode afetar a forma como a sociedade constrói a realidade, por isso o preconceito é perigoso”, alerta Fernandes.
Outro ponto de foco para o desenvolvimento da IA generativa é o potencial de produção e disseminação de notícias falsas cada vez mais populares. A função apresenta riscos caracterizados pela possibilidade de coletar e deturpar informações e dados privados para manipular o comportamento durante os períodos eleitorais.
“Quando percebemos o quão avançada a IA é, ficamos com medo do poder manipulador dessas ferramentas. Existe uma inteligência artificial capaz de simular vozes e criar deep fakes para simular pessoas dizendo coisas que na verdade não disseram”, continua.
Leia mais >> Habilidades para se destacar na era da IA
Conclusão
Finalmente, o desempenho da IA generativa na educação pode se tornar uma via de mão dupla. Ainda que sejam capazes de tornar o aprendizado mais direto e dinâmico, os aparatos oferecidos pelas ferramentas podem induzir comportamentos descuidados por parte dos alunos – situação que deveria levar as instituições de ensino a adequar a forma de ensinar à nova realidade acadêmica. “Ação precisa ser tomada: imagine um médico em treinamento usando IA para escrever automaticamente trabalhos acadêmicos. Daqui a 10 anos, esse aluno será um profissional – estará pronto para cumprir suas funções?”, questiona o CEO.