Quem trabalha com produção de conteúdo sabe muito bem que não é todo dia que a gente pula da cama cheio de ideias.
Mas que bom que a internet nos abençoou com algumas ferramentas gratuitas para complementar nossa estratégia de marketing de conteúdo, certo?
Selecionei 9 dos meus favoritos para você usar todos os dias e se inspirar para criar conteúdos que realmente agreguem valor, resolvam problemas e mudem a vida das pessoas.
Vamos lá!
Zest
O Zest é uma extensão tão incrível que me fez terminar meu relacionamento de uma década com o Firefox e baixar o Google Chrome para acessá-lo todos os dias.
Ele seleciona e indexa conteúdo altamente valioso sobre marketing, vendas, branding, tecnologia, SEO e otimização de conversão, todos provenientes de sites de alta autoridade na Internet.
Mas há uma ressalva: tudo o que o Zest indexa vem de sites estrangeiros.
O que ainda é uma vantagem porque você pode praticar seu inglês e ter uma visão de como eles produzem títulos lá.
Google Trends
Este é um banco de dados muito rico que o Google dá a você com um beijo.
Além de ser útil para encontrar as palavras-chave mais relevantes para um segmento, o Google Trends vai dizer instantaneamente o que está na boca das pessoas porque mostra os termos que as pessoas mais pesquisam.
Isso é ótimo para pensar sobre o conteúdo da oportunidade.
Além de identificar tendências, você pode comparar o volume de buscas de um termo a outro, analisar o interesse geográfico em um tema específico, encontrar termos semelhantes e muito mais.
Mojo
Apps como o Mojo estão aqui para provar que você não precisa ser muito bom na edição de imagens e vídeos para criar histórias com aparência profissional.
E se por algum motivo você ainda não incorporou esse formato de conteúdo na sua estratégia de marketing, é um bom lugar para começar.
Afinal, em janeiro de 2019, o número de usuários diários desse recurso ultrapassou 500 milhões. E com mais de 1 bilhão de stories postados todos os dias, quem quer se destacar tem que dar o seu melhor!
O Mojo tem tudo para você fazer de forma fácil e rápida: templates, fontes, trilha sonora, efeitos, tudo personalizável.
E a melhor parte é que você pode usar os recursos gratuitos do aplicativo sem ter que pagar pelas ferramentas extras dentro dele.
Atualmente está disponível apenas para iOS, mas uma versão para Android deve ser lançada em breve.
Answer the Public
Para saber o que escrever, você deve primeiro saber o que as pessoas querem ler.
Public Answer é um site muito útil para encontrar a resposta. Ele identifica quais perguntas sua persona está fazendo sobre um tema específico, ajudando você a gerar ideias de conteúdo que resolvam problemas.
Quando você insere um termo no Answer the Public, você verá uma visão geral muito abrangente do que as pessoas estão procurando ao lado dele.
Você já ouviu falar do Reddit?
Se não, você deve ouvir em breve: o Reddit já é um dos 3 sites mais visitados nos Estados Unidos, junto com o Google e o YouTube.
Resumindo, essa plataforma tem mais ou menos a mesma premissa do nosso falecido Orkut – é uma comunidade online dividida em comunidades menores (chamadas de subreddits) nas quais o conteúdo é gerado pelo público.
E quando digo segmentado, quero dizer realmente segmentado. Existem subreddits políticos, assim como existem subreddits dedicados exclusivamente a compartilhar memes de Game of Thrones.
E cada um de seus nichos sociais é valioso para ideias de conteúdo porque é onde as pessoas compartilham suas dúvidas e preocupações – e seu conteúdo trará a solução que procuram.
Por exemplo: no subreddit de decoração de casa masculina (sim, existe), são milhares de pessoas pedindo sugestões de onde colocar a cama, que cor pintar a parede, que tapete escolher.
Olha que prato cheio para produção de conteúdo!
E o bom é que isso se aplica a praticamente qualquer área.
E como os usuários são pessoas reais, você saberá exatamente qual linguagem usar para se comunicar bem, pois o texto cumpre seu papel quando o público que você deseja atingir pode vê-lo.
O Reddit também é o berço de muitos memes e conteúdo compartilhado. Mais uma razão para se juntar lá.
Vocabulário criativo
O que define o valor de um vocabulário criativo é sua capacidade de mostrar novos caminhos para o conteúdo.
É um dicionário online que vai além dos significados e também lista sinônimos, rimas, citações, expressões populares e palavras relacionadas.
A busca ali pode ativar gatilhos mentais, fazer você ver um objeto de um ângulo diferente, ou encontrar uma palavra que faltou para “chamar” o conteúdo.
Para mim, pelo menos, o Creative Dictionary tem sido uma verdadeira mão na roda quando se trata de pensar e escrever.
BuzzSumo
A essência do BuzzSumo é a capacidade de analisar o tráfego para complementar sua estratégia de SEO e encontrar as palavras-chave mais pesquisadas.
No entanto, também é muito útil para rastrear os tópicos mais compartilhados na Internet e oferece uma visão geral instantânea do conteúdo, pois o investimento no tópico atual é seguro.
Quando você busca por um assunto, a ferramenta vai identificar com alguns cliques qual página está relacionada a ele, e até de onde eles vieram – dando até uma dica de onde postar.
Informações tão valiosas para o desenvolvimento de oportunidades de conteúdo.
Mas escolha bem o que você busca, pois há um número limitado de buscas gratuitas por dia (as minhas já estão esgotadas, diga-se de passagem!).
Year of Colour
Ter um feed harmonioso no Instagram não é só para blogueiras!
É um elemento importante na criação de valor para algumas marcas, e a ferramenta Year of Color é muito útil no planejamento de uma.
O que ele faz é mostrar através de uma paleta qual a cor predominante nas suas postagens que tiveram mais curtidas.
Inicialmente, isso ajuda na hora de projetar porque você sabe quais pitches geram mais engajamento.
Mas como as cores estão diretamente ligadas às emoções, você também tem uma ideia de quais cores mais afetam o seu público.
É muito simples de usar: basta acessar o site, fazer login com sua conta do Instagram, inserir seu e-mail e o período de publicação que a ferramenta deve abranger.
Swipe File
Um arquivo swipe, um termo muito popular no universo copywriting, é basicamente uma coleção de ótimas peças salvas como inspiração para você.
É uma coleção dessas postagens, outdoors, histórias que imprimimos. Por exemplo, eu mesmo uso a galeria do celular como um arquivo de furto. É um truque, mas funciona!
Mas demora um pouco para juntar uma boa quantidade de peças e, enquanto você organiza as suas, pode usar um site gringo chamado Swipefile.com.
Já existe uma riqueza de conteúdo criativo, desde a sinalização do restaurante até o design da embalagem.
Mesmo sendo em inglês, você consegue boas referências, ideias de discurso e gatilhos persuasivos.
Não importa o que digam, produzir conteúdo de valor não é moleza e demanda, sim, muito tempo, pesquisa, dedicação e porque não amor?
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