O Google Ads é um dos canais de publicidade paga mais populares e competitivos para grandes e pequenas empresas. Não é de admirar que os anunciantes estejam tentando manter o melhor desempenho lá. No entanto, um novo relatório mostra que o custo por lead aumentou 91% em 2022 nos setores no Google.
As indústrias mais afetadas pelo aumento foram Artes e Entretenimento (aumento de 134%), Viagens (aumento de 69%) e Móveis (aumento de 54%).
Enquanto os setores que viram CPL cair são Finanças e Seguros (queda de 2%) e Educação e Treinamento (queda de 29%).
Principais Tendências
- Os custos de gestão aumentaram significativamente. 21 das 23 indústrias analisadas tiveram um aumento anual de 19% em média. A inflação pode ser um fator importante.
- A taxa de conversão caiu significativamente. Ou seja, 91% das indústrias experimentaram uma diminuição na taxa de conversão com uma redução geral média de 14%.
- O custo por clique (CPC) aumentou apenas ligeiramente. Pouco mais da metade (57%) das indústrias analisadas experimentou um aumento no CPC, com um aumento médio geral de 2%.
- A taxa de cliques permaneceu estável. Enquanto 78% das indústrias no relatório tiveram aumentos nas taxas, não houve mudança média geral.
O que valem as tendências?
A Wordstream analisou uma combinação de fatores, incluindo fatores econômicos e mudanças no funcionamento da plataforma de publicidade do Google, ou seja, vão conseguir entender o motivo do custo por lead aumentar 91% em 2022.
A inflação afeta as taxas de conversão
Não apenas o índice de preços ao consumidor está se aproximando de seu nível mais alto em 40 anos, mas o custo de fazer negócios também aumentou. À medida que os preços sobem, os consumidores estão se tornando mais conscientes de seus gastos, especialmente para bens e serviços não essenciais.
Isso poderia diminuir as taxas de conversão e aumentar o custo por lead, além de ajudar a explicar por que os setores no estudo que observaram os maiores aumentos ano a ano em CPC e/ou CPL foram artes/entretenimento, viagens, móveis e vestuário/bijuterias, e potencialmente também por que Educação/Educação e Finanças/Seguros foram os únicos dois setores a ver um declínio (embora pequeno) em CPL. A inflação também pode fazer com que mais anunciantes reduzam os gastos com anúncios.
O Free Match está mais amplo do que nunca
O Google não apenas removeu palavras-chave de correspondência livre modificadas no ano passado, mas desde então tem incentivado as contas a usar correspondência livre com Smart Bids – chegando a lançar recentemente um teste beta limitado que permite aos anunciantes remover completamente em campanhas. tipos de correspondência de palavra-chave.
A correspondência mais ampla permite que os anúncios sejam exibidos em mais consultas, incluindo consultas com baixa intenção comercial. Como o CTR não mudou no geral, podemos concluir que as pessoas continuam clicando nos anúncios da mesma forma, mas como não há intenção, não há conversão.
Os anúncios da Rede de Pesquisa estão ficando mais competitivos a cada ano
Isso é normal devido à absoluta eficácia do Google Ads: como 89% das jornadas de compra começam com um mecanismo de pesquisa, não é de se admirar que o PPC gere um retorno médio do investimento de US$ 2 para cada US$ 1 gasto. Ou seja, mais anunciantes estão usando a plataforma.
No relatório PPCsurvey 2022 State of PPC, 98% dos entrevistados disseram que usam o Google Ads, em comparação com 76% no Facebook e 64% no Instagram. Quanto mais anunciantes em um determinado canal, mais concorrência haverá, levando a lances mais altos para menos cliques por anunciante. Ou seja, por esse motivo o custo por lead aumentou 91% em 2022.
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Como se adaptar às mudanças?
Para ajudar as empresas a responder a essas mudanças, sugerimos as seguintes práticas.
Implemente uma estratégia multicanal de funil completo para alcançar um público mais caloroso. Ou seja, seja proativo com palavras-chave negativas para combater a segmentação ampla e reduzir gastos desnecessários.
Aumente seu orçamento de pesquisa paga para acompanhar a crescente concorrência em seu campo – não apenas no ano novo, mas também durante as festas de fim de ano de 2022. muito mais.
Por que eu deveria me importar?
É sempre bom saber onde os custos de sua campanha estão em comparação com os benchmarks do setor. Se sua marca ou cliente é um dos mais atingidos, provavelmente é devido à pandemia, inflação ou mudanças recentes em palavras-chave e automação. No entanto, siga as melhores práticas e continue testando para garantir que seus custos estejam sob controle.
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