Se você já se registrou no site ou concluiu outros procedimentos de registro ou compras on-line, pode ser necessário atestar que você não é um robô. Para provar seu caráter, você precisa reconhecer imagens de carros, escadas, hidrantes, digitar texto distorcido e até fazer contas básicas, certo? Essas são as famosas provas do Google reCAPTCHA, assunto do post de hoje.
Os testes CAPTCHA são projetados para fortalecer a segurança dos sites para evitar que os bots pesquisem na Internet por vulnerabilidades para ataques e intrusões. Por exemplo, para usar os serviços do Google, ao se cadastrar no Gmail ou Youtube, criar uma conta no Workspace, alterar senhas e diversas outras vezes, é necessário fazer testes para comprovar que o usuário é humano.
O uso desses testes tornou-se popular na Internet, e muitas instituições perceberam a necessidade de proteger os dados inseridos em seus sites contra intrusos. A medida torna-se ainda mais urgente quando se trata de transações financeiras e informações sensíveis e confidenciais de pessoas. Acompanhe o post para saber como usar o Google reCAPTCHA para transformar seu site em um ambiente mais seguro.
O que é o Google reCAPTCHA?
Testar para provar que o usuário é humano às vezes parece fácil demais ou desnecessário. No entanto, escolher um carro ou reconhecer uma passagem de pedestres são atividades que os robôs com inteligência artificial não conseguem realizar tão bem quanto os humanos.
Soluções como o Google reCAPTCHA foram criadas com base nessa capacidade de reconhecer padrões ou letras que apenas humanos podem. Dessa forma, é possível separar humanos de bots e impedir spam e comportamentos destinados a roubar informações e comprometer a segurança do seu site.
Google reCAPTCHA v2
Criado em 2014, o Google reCAPTCHA v2 analisa o comportamento de um visitante e, em caso de suspeita, o sistema fornece um teste para avaliar se o visitante é humano.
O teste depende do nível de desconfiança se o usuário é um bot, então pode ser que ele tenha acabado de receber a caixa de seleção “Não sou um bot”, ou sua tarefa um pouco trabalhosa de selecionar uma imagem.
Google reCAPTCHA v3
Criado em 2018, o Google reCAPTCHA v3 visa melhorar a experiência do usuário para não interromper a navegação por meio de testes na dúvida se é humano.
Portanto, ao contrário das versões anteriores, o reCAPTCHA v3 é transparente para os usuários da Internet e não apresenta desafios a serem resolvidos. O sistema determina se um usuário do site é um bot monitorando continuamente o comportamento do usuário do site.
Toda vez que um visitante realiza uma ação em um site, a tecnologia do Google retorna uma pontuação que representa a probabilidade de que ela tenha sido feita por um bot. A pontuação varia de 0 a 1, sendo que mais próximo de 1 indica que a ação é artificial.
Para tornar esse sistema de pontuação preciso, os administradores do site podem definir modos de operação específicos para ajudar o reCAPTCHA a analisar o comportamento do usuário no contexto do site.
Para iniciar primeiro você precisa ter uma conta Gmail.
Criando Google reCAPTCHA para seu site:
Para começar você precisa criar uma conta para seu site e registrar uma chave de API. Se você já possui uma conta, siga estas etapas:
1. Acesse o console de gerenciamento e selecione o tipo de reCAPTCHA desejado;
Como inserir o Google reCAPTCHA no meu site
Neste caso, se seu site for WordPress baixe o plugin abaixo:
Para que seja possível o uso da tecnologia você irá receber uma Chave do Site e Chave Secreta logo após escolher qual dos tipos de reCAPTCHA pretende utilizar.
**Volte ao Google reCAPCHA e colete os código e insira no seu plugin:
COLE AQUI
Pronto, agora seu site já está protegido quando for fazer Login e envio de formulários. 😉
Quanto custa o Google reCAPTCHA?
O Google reCAPTCHA é um serviço gratuito para contas que realizam até 1 milhão de avaliações mensais em qualquer uma de suas edições. No entanto, contas que geram mais de 1 milhão de avaliações devem pagar uma taxa.
Para até 10 milhões de avaliações por mês, a taxa é de US$ 1 por mil avaliações. Para sites com mais do que esse número de avaliações, o Google recomenda que os administradores entrem em contato com a equipe de vendas do Google Cloud para corrigir esse valor.