Este conteúdo é para quem já ouviu falar sobre os benefícios do Gerenciador de tags do Google e está tentando entender o que é e para que serve. Se for esse o seu caso, espere. Já adianto que este é o Google Tag Manager. Em outras palavras, uma ferramenta essencial para o seu site.
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Google Tag Manager: o que é?
O Google Tag Manager é uma ferramenta do Google que permite inserir código em uma página da web e depois instalar vários serviços sem precisar mover ou alterar esse código. Explicando de forma mais prática, podemos dizer que é um tipo de “código responsivo”.
Vale ressaltar que é gratuito e que ao centralizar o gerenciamento de código no GTM, o marketing ganha muitos benefícios, como mais autonomia, melhor produtividade e menores custos de TI.
Google Tag Manager: o que são tags?
Tags são scripts adicionados ao código de um site, capazes de rastrear a atividade do visitante. Devo dizer que a maioria deles são códigos de rastreamento para visitas de mídia paga ou ferramentas de análise da web como o Google Analytics.
Ao utilizá-los, é possível ter um controle maior e mais preciso sobre as métricas de tráfego, tanto em sites quanto em páginas específicas dentro deles.
As tags do Google são responsáveis por gravar os cookies no navegador do usuário e é importante que você saiba como eles funcionam, ou melhor, como ainda funcionam, pois os dias podem estar contados, como já falei no conteúdo sobre o fim da era dos cookies no meu website.
Google Tag Manager: para que serve?
Durante muito tempo foi necessário fazer alterações no código do site para monitorar e rastrear as visitas recebidas e algumas outras métricas e serviços. O que sempre foi muito complexo e trabalhoso para profissionais de marketing que realmente precisam desse rastreamento.
Nesse sentido, o Google Tag Manager se firmou como uma boa solução para esse inconveniente, permitindo a instalação gratuita de um único código capaz de suportar ou suportar vários outros serviços sem a necessidade de fazer alterações.
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E aqui está um adendo:
Depois que comecei a usar essa ferramenta no meu dia a dia, entendi que instalar pixels e scripts em sites não precisa ser um problema, muito menos virar um “IT BO”. E o melhor é que o Google Tag Manager foi criado justamente para automatizar e gerenciar a inserção de tags de rastreamento em sites.
Está em seu “DNA” poder configurar diversos pontos de monitoramento sem gerar trabalho extra. E devo dizer que funciona muito bem. Também é importante notar que o GTM ainda suporta tags de remarketing do Google Ads e Meta Ads (anteriormente Facebook Ads).
Nesse caso (remarketing), basicamente funciona assim: você instala uma tag e ela rastreia quais produtos os usuários visitaram, e graças a isso você pode gerar anúncios de remarketing que chegam até você, por exemplo, em um segundo.
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Para concluir…
Em geral, as possibilidades dessa ferramenta são muito amplas e servem muito mais do que apenas rastrear o número de visitas. E se você ainda não conhece, leve em consideração essa dica, pois vale a pena conhecer melhor suas aplicações. Ou seja, ele pode fazer total direferença em seu site.