Se você esteve nas redes sociais nos últimos dias, provavelmente já está sabendo das novidades sobre ferramentas de inteligência artificial (IA) que estão movimentando o mercado.
Por um lado, a Microsoft vai apostar fortemente no ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que deverá ser integrado no serviço de buscas do Bing. Por outro lado, a Google anunciou o Bard, um chatbot inteligente que deverá integrar o Google Search num futuro próximo.
No centro dessa disputa estão usuários, profissionais de SEO e marcas. Todo mundo está de olho nas implicações que essa mudança pode trazer no dia a dia, nas estratégias de marketing de conteúdo e nos negócios.
A seguir, discuto o que a implementação da inteligência artificial nos mecanismos de busca pode significar para o futuro do SEO e como marcas e profissionais podem se preparar.
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Tudo começou com ChatGPT
O ChatGPT surgiu no final de 2022 como um modelo de linguagem AI treinado usando OpenAI. A ferramenta pode ser utilizada em aplicativos de conversação, sistemas de assistência virtual e muitos outros aplicativos onde a interação humana com o texto é importante.
Chatbots inteligentes não são novidade. No entanto, o ChatGPT tem chamado a atenção de toda a Internet por sua capacidade de gerar textos coerentes e responder perguntas sobre os mais diversos assuntos, tudo de forma natural.
E claro que a novidade chamaria a atenção dos gigantes da tecnologia. Recentemente, a Microsoft anunciou um investimento de US$ 10 bilhões no proprietário da ferramenta para integrar o modelo em seu mecanismo de busca Bing.
E se o ChatGPT já mudou o mercado, uma versão turbinada do Bing pode revolucionar ainda mais a forma como encontramos informações online. A tecnologia incorporada ao mecanismo é ainda mais poderosa que o GPT-3.5, o modelo atual do ChatGPT. Isso porque ele deve ter uma versão mais atualizada e desenvolvida da IA, GPT-4.
Google está entrando na briga
O Google não poderia ficar para trás. A empresa está em alerta máximo desde o ano passado, pois o lançamento da tecnologia ChatGPT pode ameaçar sua liderança no mercado de buscas online.
Alguns dias antes do anúncio oficial da Microsoft sobre o futuro do Bing, o Google anunciou o Bard. É um chatbot semelhante ao OpenAI, mas com tecnologia LaMDA, do próprio Google.
A empresa não deu muitos detalhes sobre as características e poder do Bard. No entanto, ele compartilhou que pretende disponibilizar o acesso público nas próximas semanas. O que sabemos é que a empresa investiu US$ 300 milhões na empresa de inteligência artificial Antropic, fundada por ex-pesquisadores da OpenAI.
Ao que tudo indica, será uma boa luta tendo em vista o histórico de rivalidade entre as duas empresas e a importância que a inclusão de um chatbot inteligente pode significar para os buscadores como os conhecemos hoje.
O futuro dos mecanismos de busca
Todas essas novidades não são apenas para investidores da Microsoft e do Google. Avanços na incorporação efetiva de inteligência artificial em mecanismos de busca podem trazer a próxima grande revolução da Internet.
A forma como lidamos com a pesquisa online hoje pode mudar completamente. Os resultados da pesquisa serão mais curtos, simples e objetivos. A experiência será mais humanizada porque será baseada na linguagem natural. Além disso, seremos mais ágeis em nossa busca por respostas específicas.
Mais do que ter uma resposta rápida e precisa, esse tipo de ferramenta inteligente pode ser associada a diversas atividades do dia a dia, seja nossa vida pessoal ou atividades relacionadas à nossa rotina de trabalho.
Será possível resumir artigos, mudar o tom de voz dos textos, compilar listas, escrever trechos de código… As possibilidades são literalmente infinitas.
Porém, nem tudo são flores. Como o ChatGPT, o Bing nem sempre obtém a resposta certa. É possível perceber que a ferramenta se desvia do tema proposto e até fornece informações falsas sobre determinado assunto ou notícia.
Outra questão polêmica está relacionada aos direitos autorais do conteúdo que serve de fonte para o mecanismo de IA. Isso ocorre porque chatbots como o ChatGPT usam o conteúdo existente como base para criar suas respostas. No entanto, parece impossível detectar plágio ou ter certeza da fonte das informações utilizadas.
A tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer. Mas a julgar pelo início, já pode ser considerado revolucionário.
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Como se preparar para o futuro do SEO
Se existe uma tecnologia capaz de criar conteúdo e entregar respostas (quase) satisfatórias, e o futuro do SEO e das marcas que querem atrair cliques na primeira página dos buscadores?
Além disso, trago várias dicas e possíveis tendências que devem ser consideradas pelos profissionais que querem se antecipar às mudanças.
Ofereça o que a IA não pode
A.I. ela é boa em fornecer o que encontra na internet. Por isso, focar em conteúdos mais humanizados pode ser uma boa solução para marcas que querem se destacar e atrair mais visitantes.
Além disso, pode ser interessante explorar experiências individuais, trazer novas perspectivas para o tema e focar em conteúdos exclusivos. Ofereça o que o público não encontra em nenhum outro site.
Foque cada vez mais na qualidade
Não canso de repetir: a qualidade é parte essencial de uma boa estratégia de SEO. Os chatbots baseados em linguagem natural são muito bons em imitar a linguagem humana, mas – pelo menos até agora – eles não são bons nisso.
Você já teve a experiência de fazer uma pesquisa no Google e se deparar com dezenas de artigos dizendo a mesma coisa, mas com palavras diferentes? Bem, criar conteúdo de qualidade irá diferenciá-lo da concorrência e talvez até da inteligência artificial.
Por isso, invista na criação de conteúdo de qualidade escrito com base em pesquisas de profissionais experientes que dominam temas específicos e técnicas de SEO e conversão.
Crie conteúdo de nicho
Uma tendência que está em alta no marketing de conteúdo, e que pode ser uma boa estratégia nesse contexto, é a produção de conteúdo especializado voltado para públicos e setores específicos.
Por exemplo, em vez de apenas escrever sobre “X benefícios de Y para o mercado”, escreva mais especificamente sobre “X benefícios de Y para o mercado Z” e assim por diante. Ser mais específico pode ajudá-lo não apenas a atingir o público certo, mas também a se destacar dos chatbots inteligentes que tendem a ser mais gerais.
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Teste, teste e teste
Por último, mas não menos importante, o teste! Ainda não sabemos todas as implicações que a inteligência artificial trará para o SEO. O Google perderá a liderança no mercado de mecanismos de busca? Haverá novas regras de SEO para otimização de sites? Como os links serão exibidos nas SERPs?
Ainda não temos resposta para essas e outras perguntas. No entanto, o pensamento estratégico e a compreensão do mercado são distinções que continuarão a ser válidas, não importa o que o futuro reserva. Por isso, observe as mudanças, entenda as opções e coloque em prática o que você acredita que pode trazer bons resultados.
A Internet passou por diversas transformações ao longo dos anos e incorporou novas tecnologias. Mesmo no caso de uma mudança que promete revolucionar o mercado, sempre haverá formas de aproveitar as novidades.