Quem planeja uma campanha publicitária geralmente tem como objetivo que ela fique na memória das pessoas. Buzz Marketing é o tipo de estratégia que torna isso possível.
Você pode até pensar que esse tipo de método nunca fez parte da sua vida, mas sempre que a publicidade mexe com os seus sentimentos ou com o que você acredita, o Buzz Marketing está lá.
Embora pareça a mesma coisa, não estou me referindo ao Marketing Viral. O Buzz Marketing trata de abordagens cuidadosas para atingir seu público-alvo, enquanto as campanhas de Marketing Viral atingem o maior número possível de pessoas no menor tempo possível.
O desejo da maioria dos profissionais de marketing é construir campanhas de sucesso através do Buzz Marketing, por isso neste artigo falarei mais detalhadamente sobre essa estratégia. Confira!
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O que é Buzz Marketing?
Buzz Marketing, como mencionei anteriormente, é uma estratégia de marketing que consiste em destacar uma determinada marca ou produto por meio de uma campanha publicitária, cujo objetivo é criar uma conversa entre os consumidores e criar uma memória positiva.
Porém, para que isso aconteça como esperado, deve haver um grande planejamento que inclua o estudo da persona, estruturando e escolhendo o melhor tipo de ação estratégica para abordar o público-alvo de forma mais assertiva, ou seja, quanto mais a persona for compreendida. funcionará melhor.
A estratégia de Buzz Marketing parte da ideia de que as pessoas estão falando sobre algo que uma empresa lançou ou fez recentemente e colocar seu nome em destaque para que mais consumidores se interessem por ela. Não é à toa que “Buzz” significa “buzz”, “comentário” sobre o assunto.
No entanto, pode dar uma guinada negativa em algum momento, mas quando se trata de marketing, há uma dimensão estratégica em toda a abordagem. Como dizem: “Fale bem ou mal, mas fale de mim”, esse é o principal objetivo de uma empresa que utiliza o Buzz Marketing.
Qual a importância do Buzz Marketing?
Não é novidade que as pessoas trocam opiniões e experiências umas com as outras. No entanto, com os avanços digitais, essas trocas se tornaram ainda maiores à medida que a conectividade é cada vez mais fácil.
Esse fácil acesso à comunicação fez com que o consumidor mudasse a forma de comprar, ou seja, antes de comprar um produto ou serviço, as pessoas querem saber informações confiáveis sobre ele.
Por isso, tudo o que se fala sobre a empresa é decisivo na hora da decisão de compra. É nesse contexto que o Buzz Marketing entra como estratégia para destacar a marca e ser item constante entre os consumidores.
Quais são os benefícios do Buzz Marketing?
A estratégia de Buzz Marketing oferece várias vantagens. Dentre as principais podemos destacar:
- Baixo investimento: o segredo do Buzz Marketing é a espontaneidade e a criatividade, não exigindo grandes investimentos. Ações simples podem ser desenvolvidas com capacidade de gerar excelentes resultados;
- Alto alcance da marca: quanto mais eficaz for a estratégia, maior será o alcance da marca, ou seja, quanto mais as pessoas falarem sobre a campanha, mais ela será conhecida;
- Credibilidade: no Buzz Marketing, o consumidor é quem dá credibilidade à marca, ou seja, por meio dessa estratégia, as pessoas chegam ao produto por meio de recomendações de outras pessoas.
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Que tipos de gatilhos o Buzz Marketing usa?
Por trás das campanhas de Buzz Marketing está o conceito de 6 gatilhos básicos de uma estratégia de sucesso. São eles:
- tabu;
- incomum;
- extremamente;
- chocante;
- alegre;
- segredo
Na prática, o Buzz Marketing utiliza corretamente um desses pilares para que a campanha criada seja destaque hoje. Para ajudá-lo a entender melhor esses conceitos, vou apresentá-los um por um.
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Tabu
Tabu é um pilar que, quando ativado, tem o poder de falar do “proibido”. Esse conceito não se aplica a nenhum tema, mas sim àqueles polêmicos em que as pessoas costumam debater e precisam escolher um lado.
Esses tipos de assuntos devem ser ditos com cuidado para não ofender minorias, classes, religiões ou quaisquer outras classificações.
Isso é um grande desafio porque “quebrar o tabu” depende de estratégias sólidas para evitar polêmicas.
Incomum
Inusitado é um conceito ativado com a intenção de fugir dos padrões, ou seja, mostrar uma novidade revolucionária.
Este pilar deve ser usado com cuidado, pois a proposta de uma “revolução” deve ser cumprida ou não será sustentada.
Extraordinário
Para ativar o extraordinário, é fundamental trazer algo incrível que seja capaz de garantir a satisfação do consumidor.
Nesse caso, não pode haver tentativa de gerar um objeto que não seja o diferencial ofertado, seja no produto ou na campanha.
Chocante
Chocante é o termo mais usado de todos, então tudo que choca as pessoas gera tópicos e comentários. Quanto mais chocante, mais Buzz será.
Mesmo aqui, porém, é preciso ter cuidado para chocar de forma positiva, pois é impossível que a campanha cause problemas negativos.
Hilário
Engraçado é o que chama atenção, ou seja, as pessoas amam o que atrai e faz rir.
Ao longo da história da publicidade, campanhas engraçadas ganharam espaço e, posteriormente, não pararam de gerar comentários.
Segredo
Finalmente, o conceito de mistério. As pessoas são naturalmente curiosas e gostam de buscar dicas e pistas bem elaboradas para desvendar um mistério.
Esse tipo de gatilho também aproveita a participação do consumidor, que geralmente quer assistir a tudo com medo de perder o momento da revelação.
Como fazer Buzz Marketing?
As campanhas publicitárias que utilizam o Buzz Marketing são geradas através de pessoas que defendem uma marca, ou seja, quando um consumidor gosta de determinado produto ou serviço, ele compartilha a experiência com outras pessoas.
Este tipo de experiência pode ser criado de várias formas, tais como:
- Surpreenda o cliente: fazer algo inesperado para o cliente é certamente uma ação que vai gerar uma boa experiência e consequentemente um desejo de partilha;
- Competição: dizer ou fazer algo que contradiz a competição também produz resultados. Um exemplo disso foi a operadora Oi quando criou a campanha “Bloqueio Não”, enquanto todas as outras apoiavam o uso limitado de uma única operadora. Essa campanha trouxe mais visibilidade para a Oi, pela contradição;
- Despertar a curiosidade: Despertar a curiosidade pode impactar significativamente o conhecimento da marca. A Apple, por exemplo, trabalha com curiosidade sempre que lança novos produtos cercados pelas expectativas do consumidor;
- Exceder as expectativas: entregar além do que foi prometido, superar as expectativas e criar uma experiência significativa para o cliente.
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Pronto para usar o Buzz Marketing?
O Buzz Marketing é, sem dúvida, uma estratégia essencial para as marcas se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de inovações.
Alcançar e influenciar as pessoas são dois fatores que fazem uma enorme diferença quando se trata de ‘competir pela atenção do consumidor’.
Porém, como já mencionado, para que qualquer tipo de estratégia tenha o resultado esperado, é importante estudar o mercado, bem como o público-alvo a ser atingido. Por isso, é fundamental planejar cuidadosamente todas as etapas antes de aplicar o Buzz em uma campanha publicitária.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para entender a importância do Buzz Marketing e principalmente quais são as formas de garanti-lo. Se gostou, siga-nos para não perder nenhum artigo!