O Pinterest é uma rede social de compartilhamento que serve como um quadro de inspiração onde os usuários podem postar, pesquisar e salvar imagens de referência sobre temas de interesse e organizá-las em pastas. Para as empresas, além de gerar tráfego e vendas, a plataforma permite atingir novos públicos.
Assim como o Instagram, o Pinterest é a rede social perfeita para conteúdo puramente visual.
A rede é utilizada por mais de 175 milhões de usuários como uma das principais fontes de inspiração para projetos, decorações, tutoriais e receitas.
Pinterest: o que é e como funciona?
O Pinterest é uma rede de compartilhamento de fotos fundada em 2009 por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp. A lógica do Pinterest é um pouco diferente de outras redes sociais, mas é fácil de entender. É ainda mais fácil de navegar do que o Facebook.
O Pinterest funciona através de pastas de imagens (placas ou painéis) que podem ser “fixadas” em diferentes painéis com diferentes categorias conforme você achar melhor.
É uma ótima maneira de organizar as ideias e inspirações que você encontra na internet: em vez de baixar imagens e salvá-las em uma pasta no seu computador ou telefone, você pode simplesmente fixar no Pinterest e acessá-las de qualquer lugar, seja por meio de um aplicativo ou de um local na rede Internet. .
Imagine um quadro de cortiça no qual você pode pendurar imagens de referência para projetos futuros ou apenas para inspiração: essa é a ideia do Pinterest! Você pode até conferir os quadros de outros usuários para se inspirar.
Como devo usar o Pinterest em meu negócio?
Após ter criado sua conta [QUERO CRIAR MINHA CONTA], veja as vantagens:
1- Links Externos
O Pinterest permite colocar links nas publicações. Esses links (que podem ser seu site, página de produtos, etc) vão redirecionar o seu público até a página que você deseja.
E qual a vantagem disso?
Com a possibilidade de redirecionar o seu público do Pinterest para dentro da sua loja, você consegue aumentar o tráfego do seu site!
Foi exatamente esse detalhe que chamou a atenção de diversas empresas que começaram a investir no Pinterest para Negócios…
Por conta disso, hoje, alguns sites já possuem o Pinterest como principal fonte de tráfego externo, ultrapassando outras redes sociais poderosas do mercado.
2- Pinterest Ads
O Pinterest Ads é um recurso recentemente introduzido no Brasil que permite que as empresas anunciem no Pinterest.
Ou seja, os anúncios aparecem na plataforma junto com o conteúdo orgânico.
A ideia é que seu anúncio fale com o público, fazendo com que o público clique para ver mais sobre o assunto do anúncio.
Uma boa ideia é aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo aos anúncios do Pinterest, pois algumas empresas já estão fazendo isso…
Explicaremos por que essa estratégia realmente leva a resultados relevantes. Como as pessoas usam o Pinterest extensivamente para encontrar referências, ideias e inspiração, conteúdo valioso aumentará o desejo do cliente.
Além disso, é claro, para fortalecer o reconhecimento da marca na mente daqueles que serão afetados pelo anúncio.
3- O Botão Salvar Na Loja
O recurso do botão “Salvar em sua loja” permite que os usuários compartilhem imagens de sua loja no Pinterest.
Nota: Algumas lojas online e plataformas de blogs possuem este botão de compartilhamento integrado, basta ativá-lo.
Portanto, mesmo que você ainda não tenha uma conta no Pinterest ou não queira criar uma, os usuários com perfis nas redes sociais podem compartilhar suas postagens vinculando diretamente ao seu site.
Digamos que você venda roupas femininas e suas fotos sejam bem feitas, com fundos e modelos.
Muitas pessoas provavelmente ficarão felizes com seu conteúdo e poderão compartilhar suas fotos no Pinterest com um link direto para sua loja.
Isso ajudará você a promover sua marca e aumentar o tráfego do site.
4- Pin Lens
O Pin Lens funciona da seguinte forma: você aponta a câmera do celular para um produto e, a partir disso, o Pinterest automaticamente busca por produtos semelhantes na plataforma.
Dessa forma, o consumidor consegue encontrar as melhores opções daquele produto rapidamente.
5- Pins Avançados (Rich Pins)
São pins que carregam dados para incrementar a experiência do usuário com a publicação.
Mas só é permitido para contas business com lojas verificadas e também podem ser usados em 4 ocasiões:
– Divulgação de produtos.
– Divulgação de artigo;
– Divulgação de receitas;
– Divulgação de aplicativos;
Com os Rich Pins de produtos, os usuários têm acesso a mais informações sobre a sua loja como o que você vende, os preços, a disponibilidade e o link da página de compra.
Mas vale ressaltar que essa funcionalidade não permite que os produtos sejam comprados diretamente no Pinterest. É assim em todas as outras redes sociais…
Para finalizar a compra, é necessário clicar no link do Rich Pin que vai redirecionar para o seu site.
6- Catálogo de Produtos
Os pins de produto podem ser feitos com base no seu catálogo do Pinterest. As informações são as mesmas, a diferença é apenas em como é feito.
Para criar o catálogo de Produtos no Pinterest, você precisa colocar todas as informações dos produtos numa planilha, assim como é feito no Facebook.
Dessa forma, você consegue atualizar informações como estoque e preço.
Outro detalhe importante é que os Pins de produto de catálogos podem ser patrocinados e adicionados aos grupos de produtos. Nesses grupos, você pode organizar os produtos por categorias.
7- Shop the Look
Shop The Look está comprando no Pinterest! Esta funcionalidade é semelhante ao Catálogo de Pins Avançado…
A diferença: você pode marcar vários itens presentes em uma imagem ao mesmo tempo. Ao clicar nesses itens, o usuário é redirecionado.
8- Mensagens na Plataforma
Essa é uma função bem simples…Basta ativar essa funcionalidade nas configurações! Ela pode ser um diferencial no seu perfil, pois qualquer usuário poderá enviar uma mensagem para tirar dúvidas direto na sua página.
Mas não deixe de responder os seus clientes por lá ou demore muito só porque esse não é o seu canal de comunicação oficial…
Não é bom para a sua marca que as pessoas se sintam ignoradas e isso pode gerar uma imagem ruim, desfavorecendo a sua empresa.
9- Aba Engajamento
Esta é uma página que funciona como um hub de integração onde você pode responder a comentários e menções de usuários em um só lugar.
O recurso é ótimo para otimizar seu tempo dentro da plataforma e facilitar sua vida (sabemos que é baseado em pressa).
Assim, você pode se conectar com seus usuários de maneira rápida e fácil. E, este é mais um recurso que só está disponível na versão comercial.
10- O Pinterest Analytics
Por fim, o Pinterest for Business fornece algumas das informações e estatísticas do seu perfil para ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.
No Pinterest Analytics, você pode acessar as seguintes informações:
– Número de acesso;
– Perfil do público;
– O tipo de dispositivo que eles acessam;
– Taxa de participação;
– Entre outros dados!
Além disso, você pode ver quais pins estão recebendo mais cliques em seu perfil.
É uma forma de entender o que funciona e o que você pode (e deve) continuar fazendo para ganhar maior potencial de visibilidade na plataforma.
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