Uma SERP é o resultado exibido por um mecanismo de pesquisa quando um usuário insere um termo de pesquisa na caixa de pesquisa e pressiona “Enter”. Isso significa que é uma página que traz informações e links relacionados ao que foi buscado. Tão fácil.
A complexidade, e porque não dizer, a beleza, se deve à estratégia de estar entre as primeiras posições do ranking, aquelas que os usuários mais acessam para continuar suas buscas.
Não é à toa que posições de liderança nas SERPs são desejadas por empresas que investem em marketing de conteúdo, pois é entre elas que o funil de marketing tem maior oportunidade de trazer resultados.
Portanto, para planejar o SEO, você precisa entender o terreno com o qual está lidando. No caso do Google, ele está repleto de oportunidades e desafios que mudam a cada nova atualização de seus algoritmos.
Então, quer saber como escolher as armas e ferramentas para colocar seu blog no topo dos buscadores? Neste post, mostraremos os meandros do SERP como um mapa do tesouro e dicas sobre como usá-lo de forma eficaz para criar uma estratégia de SEO matadora. Confira!
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O que você deve saber sobre SERP?
Se fizéssemos um raio-x de uma página de resultados de um mecanismo de busca (SERP), seria possível identificar o esqueleto e os órgãos vitais que o Google desenvolveu para tornar as experiências de seus usuários relevantes e eficazes.
Mas nem sempre foi assim, não é? E com certeza vai ficar muito melhor porque os algoritmos do Google, responsáveis por indicar a ordem em que o conteúdo é apresentado aos usuários, estão em constante atualização e aprimoramento.
Obviamente, eles não são publicados para garantir a qualidade dos resultados aos usuários e são um trampolim para que grandes empresas dominem as buscas.
Estrutura Básica
Para uma pesquisa simples, os SERPs retornarão resultados de tráfego orgânico de 10 links por página, além de anúncios em destaque.
Pensando na nossa experiência, o Google até muda esse layout de apresentação e coloca seus snippets em destaque para otimizar a busca.
E enquanto os resultados orgânicos são alcançados por meio da estratégia de SEO e da qualidade do conteúdo, é claro que os anúncios são pagos para aparecer em uma posição de destaque e para aquela determinada palavra-chave.
Segundo o SEO Trends 2018, 89,3% das empresas que alinham estratégias de SEO com marketing de conteúdo estão muito mais satisfeitas com seus resultados digitais do que aquelas que não investem na combinação.
Quando paro para analisar os dados do comportamento de busca do usuário, vejo que o Google consegue identificar o objeto buscado, então porque não reduzir o tempo de entrega, certo?
Se um usuário quiser um bom conceito sobre “marketing de conteúdo”, ele pode ler na primeira página sem precisar passar por links, por exemplo.
Vou descrevers as principais funcionalidades mais adiante, mas entre elas podemos citar o centro comercial, configurações, imagens, etc., que aparecem no topo da página, em destaque, ocupando muito mais espaço que os links abaixo, e em alguns casos até com recursos visuais.
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Qual é o seu significado e relação com o SEO?
Com o conhecimento da SERP e suas funções, é possível criar estratégias de SEO mais eficazes e garantir a conexão com um lead na área mais valiosa da página de resultados, ou seja, entre as primeiras posições.
É uma forma de conhecermos a concorrência, descobrir suas estratégias e, claro, criar respostas mais efetivas às suas ações, se levarmos em conta, por exemplo, investimentos em anúncios ou trechos selecionados.
Ao contrário do ranking de links de pesquisa orgânica e do conteúdo patrocinado, os snippets seguem uma regra que prioriza a experiência do usuário.
Isso significa, por exemplo, que o nosso conteúdo pode ter mais destaque que o conteúdo de seus concorrentes ao ser criado com elementos que suportem sua apresentação em snippets, mas não necessariamente na primeira posição dos rankings.
É uma ótima maneira de ser visto, obter mais engajamento e subir algumas posições nas SERPs.
Fonte: mediative
Essa é comparação da evolução do heatmap da SERP do Google de 2005 e 2014, mas também demonstra a diferença das interações realizadas em páginas de resultados com e sem featured snippets.
Customização de estratégias de SEO
Especificamente, em termos de estratégias de SEO a serem consideradas para SERPs, temos:
- Otimização de URLs, pois códigos incompreensíveis ou URLs muito longas são ruins para a experiência do usuário e também para os buscadores entenderem seu conteúdo;
- meta descrições com uma palavra-chave e um resumo básico do conteúdo. O mapa de calor acima mostra que há uma boa interação do usuário em torno dessa descrição, pois permite que eles analisem se o conteúdo será ou não relevante para seus requisitos;
- estratégia de palavras-chave e seu uso saudável no conteúdo do site;
- adaptabilidade de conteúdos e sites a diferentes dispositivos, tendo em vista que a experiência de leitura deve ser agradável e prática;
- estratégia de criação de links porque torna o conteúdo mais relevante para os algoritmos do Google.
Essas e outras estratégias de SEO afetarão diretamente a apresentação do link na SERP, sua posição no ranking ou a possibilidade de apresentar seu conteúdo no trecho selecionado.
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Google micromomentos
O Google está atento à experiência que oferece aos seus usuários, e essa deve ser a mesma filosofia de empresas e profissionais que querem se destacar no buscador, certo?
Uma evidência que demonstra esse cuidado é a forma como o Google lida com os micromomentos vividos.
Seu conceito foi desenvolvido a partir do Momento Zero da Verdade (ZMOT), que demonstra os principais momentos da experiência de pesquisa.
No ZMOT, esses momentos da verdade ocorrem quando o usuário pesquisa:
- Eu quero saber;
- Eu quero ir;
- Eu quero comprar;
- Eu quero fazer.
Cada um desses micromomentos faz com que a SERP seja reformulada de acordo com o que é mais relevante para o usuário. Então, para ter uma estratégia de SEO alinhada com as formas de ganhar snippets, você precisa pensar no que é mais importante no ZMOT.
Em cada um desses micromomentos, você pode criar um funil de marketing e um calendário de conteúdo para ajudá-lo a engajar, nutrir e converter, mas quando analisados isoladamente, é seguro supor que alguns estão mais próximos da conversão do que outros. .
Quando um usuário quer saber o que é pão sem glúten, ele quer entender sua composição nutricional, benefícios, se é possível fazer em casa ou simplesmente comprar, etc.
No entanto, você não sabe quem o fabrica, quais são as melhores marcas ou outras informações para ajudá-lo a seguir em frente com sua decisão.
Ao procurar uma forma de ir a uma loja de artigos de pesca, ele já sabe do que precisa e entende a relação entre o que é oferecido e a autoridade no assunto.
Isso significa que, ao criar estratégias de SEO e definir palavras-chave para um projeto, também é importante considerar os micromomentos e as funcionalidades que podem ser apresentadas em cada um deles.
Quais são os principais recursos do Google SERP?
Você já entendeu que cada tipo de busca irá criar SERPs e funcionalidades personalizadas para garantir o sucesso da busca, certo?
Então, com vários micromomentos em mente, vamos ver as principais características das SERPs abaixo.
Anúncios Google Adwords
Quando uma empresa quer ter seu resultado destacado a todo custo, pode pagar para anunciar seu link na SERP para aquela palavra-chave.
Por exemplo, a palavra-chave “bilhete” serviria tanto para companhias aéreas quanto para agências de viagens e sites de viagens, certo?
Essas empresas podem optar por competir pelos primeiros lugares organicamente ou, dependendo da estratégia de marketing da empresa, pagar para permanecer no centro das atenções.
Nesse caso, pensando na experiência do cliente, seu link é sinalizado para deixar transparente o motivo de estar no topo e, claro, para que o mecanismo de busca possa cobrar adequadamente pelos seus serviços.
Imagens pesquisadas do termo de pesquisa
Os personagens selecionados fazem parte da busca especializada de imagens do Google, que neste caso reúne todos os recursos visuais associados à palavra-chave que foram originalmente associados.
Trecho da descrição
É uma das passagens mais importantes e estratégicas. Além disso, ao relembrar os micromomentos, podemos dizer que é ideal para trazer respostas para a pesquisa de como fazer algo.
Box de notícias
Tem a mesma lógica das imagens apresentadas em destaque, já que o Google também oferece uma pesquisa exclusiva para notícias mais recentes sobre determinado tema.
Resultados de compras
Esses são os resultados apresentados em pesquisas relacionadas ou não ao micromomento “quero comprar”. Nesse caso, valem também para empresas interessadas em promover seus produtos.
Além da foto, trazem os valores, o nome e o nome da loja que oferece o produto.
Após clicar, o usuário é redirecionado para a página de compra.
Cards e painéis de conhecimento
São funções que trazem imagens e conteúdo para uma palavra-chave de busca ou similar. Eles podem ser preparados de forma colaborativa, por exemplo, no site da Wikipedia ou de outra fonte direta que forneça gráficos.
É importante dizer que nem sempre essas funções fornecem um link para a empresa responsável pelo conteúdo.
Local Teaser Pack
Se relacionarmos ao micromomento em que o usuário pergunta “onde ir”, esse recurso oferece uma série de dicas e recomendações detalhadas com preços, horários de funcionamento e outros filtros que podem ser aplicados posteriormente.
Pesquisas relacionadas
Estas são questões relacionadas com a pergunta feita pelo utilizador do motor de busca e podem ajudar a encontrar a sua consulta.
Eles podem considerar termos semelhantes, palavras-chave e até pesquisas comuns de outros usuários que já fizeram o mesmo processo.
Os recursos de vídeo também são comuns e podem ser apresentados, especialmente para micromomentos em que um usuário gostaria de saber como fazer algo, como aqueles com menções relevantes no Twitter.
Como conquistar recursos de SERP?
Além do SEO para obter as primeiras posições no Google, existem algumas ações que podemos realizar em relação aos recursos.
Esteja no topo das SERPs
Parece óbvio, e realmente é. Os primeiros links SERP são mais regulares, ou seja, estão juntos em uma espécie de pack. Podem até mudar de posição, mas raramente páginas.
Portanto, essa regularidade é valorizada porque atrai mais consultas orgânicas e faz com que o conteúdo seja classificado como relevante. E se for de qualidade tá pronto pra ganhar uma trechinha né?
Lute contra as ações dos concorrentes
Os concorrentes diretos de palavra-chave de negócios ou estratégia devem estar sempre no radar das empresas que buscam conquistar funcionalidades.
Isso ocorre porque eles eventualmente serão os donos dos snippets e terão que competir com conteúdos e formatos mais relevantes.
Mas atenção: se o Google colocou o conteúdo de vídeo de um concorrente em um snippet em destaque, isso pode significar que esse formato é o mais satisfatório para seus usuários. Dessa forma, repetir a fórmula, apenas de forma otimizada, pode ser um caminho seguro a seguir.
Preste atenção à escaneabilidade do conteúdo
Por exemplo, conteúdos que introduzem conceitos devem preferir apresentá-los no início do texto e preferencialmente com a palavra-chave no intertítulo. Isso é muito relevante para fragmentos de conhecimento.
A mesma coisa acontece com o conteúdo organizado em tópicos. Se voltarmos aos micro-momentos do Google, é possível lembrar que algumas buscas estão relacionadas a algo “como fazer”. Ou seja, essa disposição é perfeita para uma boa experiência do usuário.
De acordo com a pesquisa do Ahrefs, 8,6% dos cliques da SERP vão para os snippets em destaque, um volume significativo e que merece ser o foco de algumas estratégias.
Todo o resto se divide entre anúncios e resultados orgânicos, principalmente as primeiras posições, que são conquistadas com o auxílio de ações de SEO. Seja na parte estrutural dos sites, seja para o desenvolvimento de conteúdos relevantes para usuários e buscadores.
A propósito, você viu neste post que snippets não se qualificam para rankings de links de conteúdo, mas que existem formas de tentar conquistá-los. Portanto, invista neles.
Agora que eu já te mostri detalhes sobre o que é SERP e como aplicá-lo, confira também esse post!