Estratégias como o uso de parâmetros UTM estão se tornando cada vez mais comuns em conteúdo da Internet. Isso porque com os parâmetros UTM do Google Analytics, é possível monitorar seu tráfego usando o painel do Google Analytis. Simplificando, o UTM permite que você saiba de onde vieram as pessoas que acessaram seu site – de um tweet, um e-mail de marketing ou uma postagem em outras redes sociais.
Seguindo esse caminho, é possível traçar melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio. Se você quer saber o que é UTM e como utilizá-lo, vem comigo que vou te mostrar detalhes!
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Afinal, o que é UTM em marketing?
Mas afinal, o que é UTM? Os parâmetros UTM, também conhecidos como links de rastreamento, são extensões adicionadas ao final de um link para identificar a origem do tráfego do site. Eles são responsáveis por sinalizar resultados específicos no Google Analytics, permitindo identificar a jornada do cliente até você.
Essa é uma informação muito importante para qualquer negócio, pois te ajuda a entender melhor o comportamento do seu público e quais canais digitais ele mais utiliza. Com base nessa análise, é possível traçar um perfil do seu consumidor para tornar as estratégias mais acertadas.
Por que usar links de rastreamento?
Independente da estratégia que nós adotemos em nosso negócio, ela produzirá efeitos muito mais positivos se você entender como mensurar resultados. Quando nós investimos em anúncios e conteúdos, mas não sabe qual está gerando mais engajamento e cliques em seu site, além de não conseguir determinar quais realmente geram vendas, você está investindo da maneira errada, perdendo tempo e, mais importante, dinheiro em estratégia ineficaz.
Se você criar três anúncios diferentes com o UTM Google Analytics, poderá ver qual deles gera mais cliques em seu site. Além disso, os parâmetros UTM ajudam a descobrir qual deles gera mais conversões e tem melhor desempenho.
Graças a isso, ao invés de investir em mais três anúncios e depois gastar o triplo do dinheiro, você pode dedicar mais tempo ao anúncio que traz melhores resultados. Ao saber o que é UTM e como você pode usá-lo, você começará a economizar dinheiro ao entender que tipo de campanha é mais útil para o seu modelo de negócios, atraindo mais leads que convertem.

Onde usar parâmetros UTM?
Usando parâmetros UTM, é possível monitorar como o consumidor se comporta de acordo com plataformas e estratégias individuais. Veja como aprender mais sobre os diferentes canais em que o UTM pode ser usado e como fazê-lo:
Mídia social
Usando links de acompanhamento em suas redes sociais, você pode determinar o tipo de conteúdo que seus seguidores preferem. Além disso, também permite rastrear qual rede social utilizada pelo seu negócio atinge mais pessoas e gera mais engajamento com seu público-alvo.
Anúncios
Também é possível rastrear anúncios de mídia paga por meio da ferramenta UTM, que pode ser feito em qualquer modelo de publicidade, desde banners até links patrocinados.
Como já mencionado, essa análise pode ser usada para identificar em quais anúncios vale a pena investir para obter melhor qualidade ao investir dinheiro em uma campanha.
Relações com parceiros
Nesse caso, é possível usar o UTM em conteúdos criados com parceiros, como posts patrocinados, guest posts, banners ou links de afiliados.
Por email
E-mails marketing, geralmente enviados para uma lista de leads previamente cadastrados, também são uma ótima opção para anexar um parâmetro UTM. Com essa estratégia, é possível mensurar o desempenho dos e-mails que você envia, quais partes da tela são clicadas e quais links geram mais interesse.
A partir disso é possível desenvolver emails que terão melhores resultados. Um exemplo disso é usar um CTA como link em um e-mail e priorizar uma imagem em outro, para que você possa acompanhar qual estratégia funcionou melhor para o seu público.
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5 razões para usar parâmetros UTM para links em suas campanhas
Agora que você já sabe o que é UTM e como utilizá-lo, separamos 5 motivos para você começar a investir nessa técnica e começar a prosperar no seu negócio:
1 – Rastreando a origem do tráfego do seu site
Sem o uso de links de rastreamento, dificilmente você saberá a origem do seu tráfego e consequentemente não conseguirá identificar o que está funcionando e o que não está funcionando para o seu negócio.
2 – Você conhece seu cliente
Assim como toda empresa tem seu público-alvo, as pessoas são diferentes. Usando parâmetros UTM, você pode determinar qual tipo de conteúdo é ideal para cada tipo de público, para que você possa investir com mais segurança.
3 – Otimização da publicidade
Com o UTM, você pode identificar qual conteúdo gera mais cliques e converte em vendas. Portanto, é possível otimizá-los para torná-los mais atrativos.
4 – Economia
Esta é uma das principais vantagens dos parâmetros UTM. Ao desenvolver estratégias “no escuro”, você acaba perdendo dinheiro investindo em divulgar materiais que não trazem retorno.
5 – Maior rentabilidade do seu negócio
Se você achar que determinado conteúdo é responsável por aumentar suas vendas, você investirá mais nele e consequentemente terá um volume maior de conversões de vendas.
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Como criar uma URL com parâmetros UTM?
Pode parecer uma tarefa difícil, mas na verdade criar uma URL com parâmetros UTM é mais fácil do que você imagina. Você pode usar a ferramenta gratuita do Google, URL Builder, para fazer isso. Você pode usar as seguintes variáveis para ajudar no rastreamento:
- Url
- Campaing Source
- Campaing Medium
- Campaing Name
- Campaing Term
- Campaing Content
Conclusão
Agora que você já sabe o que é UTM e como utilizá-lo em seu negócio, é hora de colocar essa estratégia em ação. Quando se fala em marketing digital e formas de posicionar sua empresa de forma relevante, é importante lembrar que cada detalhe pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso, por isso investir em estratégias eficazes é fundamental, e o marketing UTM é uma ótima forma para melhorar o seu negócio e aumentar permanentemente o seu lucro.
O segredo para usar links de rastreamento é controlar e organizar essa tarefa. É necessário criar planos que recolham toda a informação UTM em campanhas específicas, bem como parâmetros que são utilizados em várias plataformas como redes sociais, email marketing, blogs e muito mais. Quando você consegue ter esse mapeamento, fica muito mais fácil fazer análises para mensurar resultados.
Na dúvida, é sempre importante consultarmos um especialista que possa ajudar a desenvolver esse tipo de estratégia. Para te ajudar nesse processo, a mentoria #boraempreender oferece diversas soluções para ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados de forma muito mais fácil e eficiente. Espero que tenha gostado desse conteúdo que preparei para você! Clique aqui no link da mentoria, e comece a mudar o rumo do seu negócio!