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Para que serve as metas Smart e como aplicá-las

Aprenda a alcançar objetivos realistas e eficientes com a estratégia SMART

Johnny por Johnny
26/06/2023
Tempo de leitura: 13 mins lidos
31 0
o que é uma meta smart

o que é uma meta smart

É preciso que tenhamos muito planejamento e organização para manter uma empresa funcionando, obtendo lucros e sendo bem-sucedida. Assim, a estratégia “Metas SMART” é uma excelente opção para auxiliar esse fluxo. Ou seja, foi desenvolvida especificamente para ajudar empresas e corporações a identificar seus objetivos e os meios para alcançá-los de forma inteligente.
Neste artigo, exploraremos detalhadamente cada uma das cinco características do SMART, como elas podem ser usadas para melhorar o processo de definição e alcance de metas.

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Conteúdo

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  • O que são metas SMART e para que servem?
  • O que significam as letras da sigla SMART?
    • Específico (Specific)
    • Mensurável (Measurable)
    • Atingível (Achievable)
    • Relevante (Relevant)
    • Com prazo definido (Time-bound)
  • Por que as metas SMART são importantes?
  • Que tipos de empresas devem usar metas SMART?
  • O que considerar ao definir uma meta SMART?
  • Por que monitorar os resultados das Metas SMART?

O que são metas SMART e para que servem?

Metas SMART são metas definidas por um conjunto de técnicas muito populares para definir metas de forma clara e eficaz.

metas smart

SMART significa Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound.

Esta técnica é amplamente utilizada por empresas e indivíduos para estabelecer metas claras e alcançáveis ​​e também para garantir que essas metas sejam relevantes e alcançadas dentro de um prazo definido.

O que significam as letras da sigla SMART?

Considerando o que cada letra de SMART representa, entenda seu significado prático na estratégia abaixo.

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Específico (Specific)

Um objetivo específico é aquele bem definido e claro, sem ambigüidade. No entanto, para determiná-lo, as seguintes perguntas devem ser respondidas:

  • O que será alcançado?
  • Porque é importante?
  • quem está envolvido?

Para que você tenha um objetivo específico e claro, deve ser facilmente compreendido por todos os envolvidos no processo de alcançá-lo.

Exemplo de meta SMART: em vez de definir uma meta vaga como “aumentar as vendas”, uma meta específica (que responda às perguntas acima) seria “aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, concentrando-se nas vendas diretas a clientes corporativos”. Ou seja, isso é importante porque ajuda você a se concentrar em um objetivo breve, evitar falta de direção e objetivos pouco claros.

Mensurável (Measurable)

Uma meta mensurável é aquela que pode ser quantificada e medida de alguma forma. Ou seja, elas devem responder às seguintes perguntas:

  • Como o progresso será medido?
  • Como saberemos que o objetivo foi alcançado?
  • Exemplo de uma meta SMART: Uma meta mensurável para uma empresa pode ser “aumentar a receita em 20% até o final do ano fiscal”. Essa meta pode ser facilmente mensurada e avaliada com os resultados financeiros da empresa. Portanto, é possível medir e avaliar objetivamente o progresso e fornecer feedback útil para ajustes de curso, se necessário.

Atingível (Achievable)

Uma meta alcançável é aquela que, embora possa parecer desafiadora, é realista. Ou seja, a meta deve responder às seguintes perguntas:

  • É possível atingir o objetivo com os recursos que temos?
  • Está sob nosso controle?
  • É provável que você também veja Achievable traduzido como atingível.

Exemplo de meta SMART: Uma meta inatingível seria “aumentar as vendas em 1.000% em um mês”. Pois bem, isso seria praticamente impossível e levaria à desmotivação e frustração dos envolvidos. Assim, o estabelecimento racional de metas é importante para definir metas que possam ser alcançadas com tempo e recursos disponíveis que promovam o sucesso e o progresso.

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Relevante (Relevant)

Um objetivo relevante é aquele que se alinha com os objetivos maiores de sua empresa ou indivíduo. Ou seja, eles devem responder às seguintes perguntas:

  • Como o objetivo se relaciona com objetivos maiores?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Exemplo de meta SMART: Uma meta relevante para uma empresa que deseja crescer pode ser “aumentar as vendas em um novo mercado como a América Latina”. Essa meta é relevante porque se alinha ao objetivo maior de expansão da instituição.

Essas metas são essenciais para manter o foco nas metas que contribuem para o progresso em todas as áreas e garantir que os recursos sejam direcionados para as atividades certas.

Com prazo definido (Time-bound)

Seus objetivos com limite de tempo, são aqueles que tem um prazo específico para alcançá-lo. Ou seja, eles devem responder às seguintes perguntas:

  • Quando o objetivo será alcançado?
  • qual é o prazo
  • Exemplo de uma meta SMART: Uma meta com limite de tempo para uma empresa pode ser “aumentar as vendas em 10% durante o próximo trimestre”. Esse período de tempo define um limite claro para o seu escopo e cria um senso de urgência e responsabilidade pela sua conclusão.

Por que as metas SMART são importantes?

A técnica SMART  é uma ferramenta valiosa para sua empresa, para uso pessoal e equipes eficazes que desejam definir metas claras e alcançáveis. Ou seja, cada uma das cinco características SMART é importante por si só, mas é a combinação dessas características que cria metas efetivas e realistas.

Que tipos de empresas devem usar metas SMART?

Todo tipo de negócio pode se beneficiar do método SMART. Uma vez que esta estratégia assenta num conceito organizacional flexível e adaptável a várias realidades, pode ser implementada por qualquer instituição independentemente do seu nicho, dimensão ou enquadramento.

O que considerar ao definir uma meta SMART?

Ao definir as suas metas SMART, é importante considerar as restrições e os recursos disponíveis, evitar falhas e orientar as empresas em direção a metas realistas e desafiadoras que levem ao progresso geral.

Também é importante considerar o contexto em que serão alcançados. Ou seja, isso significa levar em consideração fatores internos e externos que podem afetar o percurso, como:

  • recursos,
  • concorrência,
  • crise financeira,
  • rotatividade de funcionários,
  • mudanças no mercado.

Exemplo: Uma empresa que estabeleceu como meta aumentar as vendas em 50% em 2020 pode ter enfrentado obstáculos inesperados como uma pandemia que afetou negativamente diversos setores da economia. Nesse caso, provavelmente a empresa precisou ajustar suas estratégias para se adaptar ao novo contexto.

Ter essa visão geral e acompanhar o progresso em relação às metas SMART, fazendo ajustes e mudanças conforme necessário, é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo.

Por que monitorar os resultados das Metas SMART?

Além disso, é importante monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas e fazer ajustes e mudanças conforme necessário.

Defini-los não deve ser um processo único, mas sim uma atividade contínua de revisão e ajuste para garantir que as metas estejam sempre alinhadas com propósitos maiores e que permaneçam realistas e alcançáveis, apesar de algumas possíveis mudanças no cenário.

Tags: metasmensuráveismetassmart
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Johnny

Johnny

Head de Marketing Especialista em Marketing Digital e venda de info-produtos

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