Vamos começar este artigo com uma pergunta bem simples: como você define as regras para os posts do seu blog?
Não se preocupe. Se você costuma fazer pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores termos, este é o caminho a seguir! Ou seja, se a sua resposta não inclui esse tipo de pesquisa e se baseia apenas em suposições e ideias esquisitas, esse post é essencial para você!
Quando se trata de SEO, a pesquisa de palavras-chave é a principal ferramenta de um profissional de marketing. Não há estratégia de sucesso que não utilize esse tipo de análise.
Se você nunca fez uma pesquisa de palavra-chave para um blog que criou ou não sabe como fazer isso perfeitamente, garanto que depois de ler este post, seus problemas desaparecerão!
Não vou explicar o que é SEO neste conteúdo. Você pode aprender isso melhor neste nosso post.
Hoje vou focar apenas na pesquisa de palavras-chave!
O que é pesquisa de palavra-chave?
Para conseguir o tráfego orgânico que você tanto deseja, é fundamental que o conteúdo publicado no seu blog seja relevante para alguém.
Agora você sabe disso, mas como as pessoas encontram seu conteúdo? Consultando mecanismos de pesquisa que usam palavras-chave.
Sim, explicamos passo a passo até chegar ao ponto principal.
Antes de acessar sua página, o usuário deve ter uma dúvida ou problema que deseja resolver. Ou seja, seja uma pergunta boba sobre as diferenças entre os serviços, guias de como fazer para realizar determinada tarefa ou até mesmo uma busca detalhada para entender um conceito a fundo.
Como você consegue encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo?
Eu tenho duas respostas para esta pergunta:
- Conheça muito bem as personas de seu negócio;
- Faça uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades para o seu nicho.
Não vamos entrar em detalhes sobre personas neste momento, mas você precisa entender como é importante criá-las, defini-las e conhecê-las.
No entanto, depois de conhecer o perfil do seu cliente ideal, a tarefa de prever seu comportamento de busca e identificar seus principais problemas se torna mais fácil.
Por que estou dizendo isso?
Para fazer uma pesquisa significativa de palavras-chave, é essencial que você saiba tudo sobre seu cliente.
Afinal, essa pesquisa nada mais é do que a definição de quais assuntos são mais interessantes para o seu público em termos de palavras-chave e quais deles têm maior volume de buscas.
Isso significa que a pesquisa de palavras-chave é a principal forma de encontrar as melhores oportunidades para atacar seu blog.
Qual a importância da pesquisa?
Como você está lendo nosso post, posso presumir que você é alguém interessado em marketing de conteúdo e SEO.
No entanto, posso estar muito errado e você pode estar procurando as primeiras informações sobre esse assunto. Ou seja, em ambas as situações, alguns pontos sobre produção de conteúdo precisam ser destacados:
- Quem produz conteúdo só por produzir nunca alcançará nenhum resultado;
- Um blog nunca alcançará todo o seu potencial sem um planejamento para a produção desse conteúdo.
Seguindo adiante, encontramos alguns pontos de convergência nas frases que listei acima. Ou seja, ficou claro que sem definir metas e um planejamento ideal, um blog nunca vai te ajudar a criar novas oportunidades de negócios, se tornar uma autoridade na área ou educar o mercado. Ou seja, a pesquisa de palavras-chave é o segredo do sucesso em qualquer tipo de blog!
Sem isso, seu conteúdo provavelmente nunca alcançará os resultados esperados.
Digo “talvez” porque esse tipo de afirmação é forte demais.
Em uma situação de extrema sorte, uma de suas postagens pode ter uma palavra-chave relevante para seu público.
Pense comigo: não seria incrível se você pudesse garantir que todo o conteúdo do seu blog tivesse um bom desempenho?
Se você quer ter um blog que sirva como principal ferramenta de atração para sua marca ou negócio, não pode contar com a sorte e precisa parar de atirar no escuro.
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Objetivos principais
Felizmente, as razões pelas quais a pesquisa de palavras-chave é tão importante agora estão claras para você. Se você ainda não entendeu, sugiro que volte e comece a ler o tópico anterior novamente!
Sem entender a real necessidade de começar a usar essa ferramenta, você nunca atingirá o potencial máximo da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Mas chega de terrorismo agora!
O objetivo mais comum, quase 100% das vezes, é aumentar o tráfego orgânico do blog. Vamos manter esse objetivo por enquanto.
Para aumentar o tráfego orgânico do blog, existem duas maneiras diferentes, embora muito semelhantes, de atacar as oportunidades. Claro, ambos incluem palavras-chave, mas cada um tem suas especificidades:
- Palavras-chave Cabeça cauda;
- Palavras-chave Cauda longa.
Complexo?
Relaxe, agora você entendeu mais sobre os dois tipos de palavras-chave a serem consideradas na hora de escolher o alvo da sua estratégia.
tipos de palavras-chave
Tipos de palavra-chave
Se você já se perguntou: “O quê? Existe mais de um tipo de palavra-chave?!”
Lamento informar que sim, existe, mas fique tranquilo. A diferença é fácil de entender e, uma vez que você entende o conceito, o trabalho de pesquisa também se torna mais fácil. Verifique novamente:
Palavra-chave head tail / fat head
Palavras-chave head tail são palavras-chave que têm o maior volume de pesquisa mensal para um nicho específico.
Um exemplo desse tipo de palavra-chave é “Marketing” com mais de 60.000 buscas por mês.
Você consegue imaginar a quantidade de tráfego orgânico que um conteúdo bem ranqueado para essa palavra-chave pode gerar?
Apesar do grande volume, o problema com esses tipos de palavras-chave é que a concorrência costuma ser monstruosa!
Estamos falando de milhares de peças de conteúdo, páginas da web e todos os tipos de material que podem ser classificados para apenas uma palavra-chave extremamente ampla.
Afinal, se pararmos para pensar rapidamente, acompanhe a enorme variação do termo “marketing” que podemos encontrar:
- Marketing;
- Marketing Pessoal;
- Marketing digital;
- Marketing empresarial;
- Comercialização tradicional.
E assim por diante.
Então, o que considerar ao segmentar palavras-chave head tail em sua pesquisa de palavras-chave:
- A oportunidade é incrível. O volume de tráfego é sempre maior, mas esse grande volume é seguido pela concorrência;
- A alta concorrência aumenta a necessidade de conteúdos bem elaborados, completos e não superficiais;
- A necessidade de monitorar o conteúdo é constante. Simplesmente publicar e esquecer o artigo certamente não trará retorno. Conteúdos e sites de alto escalão passam por atualizações diárias para se manter nessas posições;
- Apesar do alto volume de tráfego orgânico, ele costuma ser menos qualificado, pois qualquer tipo de pessoa que busca por aquele determinado termo pode acabar indo parar na sua página;
- Eles são extremamente genéricos.
palavra-chave de cauda longa - No extremo oposto da sala, encontramos palavras-chave de cauda longa, também conhecidas como cauda longa.
Long tail keyword
Consideradas uma mina de ouro do marketing de conteúdo, essas palavras-chave são mais longas e muito mais específicas.
Onde está a beleza nisso?
Imagine que você possui um blog de moda masculina e cria um conteúdo fenomenal sobre camisas polo listradas.
Com certeza existe um público fiel a esse tipo de camisa que está sempre em busca de novas oportunidades e eventos para comprar o próximo modelo.
Se você for inteligente, adicionará uma oferta ao e-shop com o qual trabalha. Em breve você terá algum lucro restante de cada venda do link em sua página.
Se a palavra-chave for apenas “camisas” (head tail) ao criar este post, o volume de buscas será enorme, assim como a concorrência.
Já explicamos isso, mas vou repetir para que você entenda completamente o que quero dizer.
Imagine que seu post tem um ranking muito bom, está na primeira página e você está recebendo diariamente um mar de acessos orgânicos.
Apesar disso, os resultados não correspondem ao número de acessos.
Em um mês, seu site recebeu 10.000 visitas orgânicas, mas apenas 100 pessoas clicaram no CTA (call to action) da sua oferta.
Apenas 1% de todas as visitas que seu post recebeu foram convertidas em sua oferta. Isso é ruim, mas pode ser melhorado.
Como isso é possível? Palavras-chave de cauda longa!
Após analisar as oportunidades, você alterou a palavra-chave do conteúdo para “camisa polo listrada”.
O tráfego orgânico sofreu drasticamente, chegando a 1.000 visitas por mês.
Apesar disso, o número de conversões permaneceu o mesmo, mas você ganha mais na conta de proporção! 10% de todas as visitas convertem e você começa a ganhar mais dinheiro com publicidade.
Apesar da longa história, acredito que a diferença entre as palavras-chave long tail e head tail é clara. Estou certo?
Confira as principais características desse tipo de palavras-chave:
- Tráfego orgânico mais baixo, mas extremamente qualificado;
- Conteúdo mais direcionado;
- Melhor para rápido esclarecimento de dúvidas;
- Ideal para converter visitantes em leads.
- Como fazer uma pesquisa personalizada
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Como fazer a sua própria pesquisa
É hora de colocar a mão na massa!
Agora vamos colocar em prática tudo o que foi falado até aqui para que você consiga estruturar uma boa pesquisa de palavras-chave.
Assim você saberá quais são as melhores condições para a criação do seu conteúdo.
Passo 1: Definindo o assunto
Partimos de um ponto que norteará a busca. Durante este processo, usaremos um exemplo semelhante ao Rock Content.
Faremos a sua pesquisa como se a estivéssemos a criar para o nosso blog marketingdeconteudo.com.
Neste exemplo, definimos que o assunto principal do mês é marketing digital.
Passo 2: Seleção de ferramentas
Hoje em dia, há uma infinidade de ferramentas de SEO que podem ser usadas a seu favor.
Ainda neste post, preparamos uma lista de ferramentas que podem te ajudar neste trabalho.
Usaremos três em particular para o nosso assunto:
Todas as ferramentas serão necessárias para pesquisar, identificar e analisar termos que possam representar boas oportunidades para o tema que escolhemos.
Agora usaremos cada um dos três para encontrar palavras-chave sobre marketing digital:
Passo 3: Usando uma Ferramenta – Pesquisa no Planejador de palavras do Google
Planejador de Palavras-Chave
Usando o Google Ads, você pode encontrar não apenas sugestões de palavras-chave, mas também volume de pesquisa mensal para cada uma das variantes disponíveis.
Ao abrir a tela inicial de Anúncios, clique em Ferramentas e selecione Planejador de palavras-chave. Em seguida, você será redirecionado para a seguinte página:
As duas primeiras opções da sessão “Encontrar novas palavras-chave” são onde você deve focar seus esforços.
Ao clicar na primeira das opções, a de procurar por novas palavras-chave utilizando uma frase, você preencherá uma série de campos que, após serem analisados, auxiliarão a ferramenta a encontrar as palavras-chave que fazem sentido para seu negócio.
Quanto maior o número de informações e campos preenchidos, mais exata será a análise dos dados.
No print a seguir você poderá ver a outra aba com os resultados da pesquisa que foi feita na imagem anterior.
Os resultados de uma palavra-chave são fáceis de analisar e você pode encontrar rapidamente algumas oportunidades para investir seu tempo e começar a produzir conteúdo.
No exemplo acima, a palavra-chave “marketing digital” tem um alto volume de buscas por mês, em torno de 50 mil, mas, apesar disso, a concorrência é alta. Você se lembra das palavras-chave head tail? Este é um exemplo perfeito.
Role a página para baixo para encontrar sugestões de palavras-chave relevantes e sobre o mesmo tópico.
Agora já sabemos que um dos possíveis títulos para nossa produção será “Marketing Digital”. E com isso encerramos a primeira parte da pesquisa.
Passo 4: selecione as oportunidades e conclua sua pesquisa
Chegamos ao final de nossa pesquisa de palavras-chave e agora só falta criar um pequeno relatório com os melhores resultados e oportunidades que encontramos.
Acima, encontramos quatro termos úteis que representam boas oportunidades em uma estratégia de SEO de marketing digital. Os resultados são os seguintes:
- Palavra-chave: Marketing Digital – Tipo: Head Tail – Volume: 14.800 por mês;
- Palavra-chave: Agência de Marketing Digital – Tipo: Cauda longa – Volume: 880 por mês;
- Palavra-chave: O que é marketing digital – Tipo: Cauda longa – Volume: 880 por mês;
- Palavra-chave: Concept Marketing Digital – Tipo: Cauda longa – Volume: 720 por mês.
Entre as quatro opções que escolhi acima, a palavra-chave “O que é marketing digital” é o melhor termo que podemos direcionar para esse tópico.
Você não entende por que escolhi a cauda longa com 880 buscas mensais em vez da cauda de “marketing digital” com quase 15.000 buscas mensais?
Um post muito completo sobre este tema pode conter diversas variações da palavra-chave relevante. Ou seja, nesse caso, “o que é marketing digital” é a palavra-chave, pois ela possui diversas variantes relevantes além do volume. Ou seja, quando pensamos em como um usuário busca nos buscadores, esses são exatamente os termos que a grande maioria vai usar.
Sem criar e pesquisar corretamente palavras-chave que façam sentido para o seu negócio, é muito difícil alcançar o resultado positivo esperado. Espero que você entenda este guia rápido que criamos para pesquisa de palavras-chave.